Artigos

Como fazer a passagem de motivação a produtividade

Como definir motivação? Os significados que vemos nos dicionários normalmente dizem algo como: estímulo que faz com que uma pessoa atinja suas metas. Mas, no âmbito dos negócios, a motivação é mais do que simplesmente cumprir um objetivo, é aquilo que impulsa essa pessoa a ir além das suas metas e fazer mais do que o esperado. Para muitas empresas, motivar seus funcionários se tornou um dos pontos mais importantes na gestão de pessoas, porque são visíveis os resultados positivos que a motivação pode ter, não só quantitativos, mas qualitativos também.

Esse estímulo pode se apresentar de diversas maneiras, e nem sempre é na forma de um bônus. Pequenas ações podem representar uma grande mudança no dia a dia dos colaboradores. Por exemplo, oferecer horários flexíveis de trabalho e permitir que o espaço de trabalho seja personalizado já manda uma mensagem para o funcionário de que a empresa se importa com ele e suas necessidades. A passagem de motivação a produtividade é alcançada através da implementação de práticas desse tipo.

Abra o caminho para novas oportunidades

Todo mundo gosta de saber que o tempo e dedicação investidos em uma empresa vão ser recompensados, e como já mencionado, nem sempre as pessoas procuram um aumento salarial como prêmio, por exemplo. É importante que o colaborador saiba que, ao permanecer dentro da organização, ele tem a possibilidade de crescer tanto pessoal como profissionalmente, e que ele é uma parte importante da equipe. Estimular a realização de tarefas diversas é uma maneira de ele se sentir valorizado.

Nova call to action

Avalie o desempenho

Qualquer forma de reconhecimento do trabalho sendo feito é um grande incentivo para o funcionário, já que graças a isso ele pode obter informações relevantes e críticas construtivas sobre suas atividades. Mas é fundamental que o objetivo principal seja dar um feedback claro, concentrando-se em comentários que levem à melhora do desempenho e não comentários que repreendam ou julguem.

Existem várias maneiras de fazer uma avaliação de desempenho. Ela pode ser feita pela equipe, pelos gestores, pela área de recursos humanos ou pode ser até uma autoavaliação. Donato Mingarelli é o representante da Cezanne HR no Brasil, uma empresa especializada em software de gestão de RH, e afirma que seja qual for o tipo de avaliação, ela contribui para a motivação do funcionário.

Hoje, esses softwares apresentam uma maneira mais fácil, rápida e dinâmica de realizar avaliações de desempenho. O gestor pode escolher o modelo que mais se adapta às suas necessidades e até distribuí-lo apenas para as pessoas desejadas. “A avaliação é uma forma de conectar os empregados com a empresa, e o software disponibiliza muitas outras ferramentas que facilitam esse processo”, comenta Donato.