logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Como implantar um RH: veja ações indispensáveis para a ação

Sumário

Home > Artigos > RH na Prática > Veja como implantar um RH eficiente na sua empresa

Veja como implantar um RH eficiente na sua empresa

Descubra como realizar uma implantação de Recursos Humanos segura, através de dicas de especialistas no assunto.

Se você é da área de Recursos Humanos, certamente já se perguntou sobre como implementar um RH na empresa, não é mesmo?

Então, pensando nessa dúvida comum, separamos algumas dicas para ter sucesso nesta implementação e nas ações que visam estruturar o RH do local onde trabalha.

Por isso, não pare de ler o conteúdo para aproveitar todas as recomendações que listamos para você!

Qual a função do RH?

Primeiramente, antes de começar a falar sobre como implantar um RH, vamos pensar um pouco mais no departamento.  Para começar, devemos nos perguntar: o que produz o RH?

O RH produz disponibilidade de mão de obra. Assim, deve produzí-la nas quantidades necessárias, com as qualidades requeridas e num custo compatível com o mercado.

Desse modo, toda e qualquer atividade do RH que não esteja alinhada com essa produção precisa ser revista e eliminada. O recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, a avaliação e remuneração e todos os processos de RH podem e devem ser avaliados pela sua maior ou menor capacidade de disponibilizar a mão de obra necessária para que a empresa produza o bem e ou o serviço que ela necessita, para perpetuar-se.

Assim, o RH é capaz de planejar, construir estratégias e desdobrar metas, junto a alta diretoria e os gestores, para que o fluxo da disponibilidade de mão de obra, mantenha-se na medida exata das necessidades da organização.

como estruturar o seu RH do zero

O que é implantação de RH?

equipe implementando ações de RH na empresa

Quando falamos sobre implementar Recursos Humanos estamos nos referindo ao processo de estabelecer e integrar práticas e políticas de gestão de pessoas em uma organização. Isso envolve a introdução de sistemas, procedimentos e estratégias que visam otimizar a gestão do capital humano, desde a contratação até o desenvolvimento e retenção de talentos.

Dessa forma, a implantação eficaz de RH busca alinhar os objetivos da empresa com as necessidades e expectativas dos colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Esse processo visa garantir que a gestão de pessoas contribua para o sucesso organizacional de maneira eficiente e sustentável.

Como implementar um RH em uma empresa?

YouTube video

Sem dúvidas, a implantação de RH é fundamental para o crescimento da empresa. Dentre as dezenas de atividades do Gestor de RH, listamos as primeiras que darão um norte à criação do RH:

1 – Entenda o negócio da empresa, os conceitos, objetivos, valores e condutas.

2 – Procure discutir com a alta administração sobre valores que deverão ser reforçados e os que deverão ser alterados.

3 – Estabeleça e escreva as políticas de RH.

4 – Defina e estruture o regimento interno da empresa e o Código de Ética.

5 – Estruture o plano de cargos, descrevendo cargos, funções, perfil, qualificações e competências.

6 – Defina as políticas de recompensa: plano de carreira, benefícios, reconhecimento e recompensa, visando aumentar a motivação e busca por resultados.

7 – Defina as necessidades de treinamentos e planos de desenvolvimentos dos funcionários.

8 – Meça os retornos obtidos com os treinamentos através de avaliações de desempenho.

9 – Faça pesquisas de clima organizacional e avaliação 360 graus para identificar problemas e resolvê-los.

10 – Use softwares para acompanhar os processos e acompanhar cada colaborador, além de testes para identificação de competências e perfil profissional.

3 ferramentas para implementar o RH Digital

implementação de ferramentas de RH digital

Certamente, com o avanço da tecnologia, ninguém quer voltar para a fase em que o responsável pelo recrutamento sentava de frente a uma pilha de currículos atrás de um profissional com muita experiência para ocupar uma vaga. Os candidatos estavam longe de ser sintéticos e lá se iam horas de prospecção de um novo colaborador.

Aliás, hoje a própria ideia de currículo está morrendo aos poucos. As empresas preferem contratar novos colaboradores de acordo com o fit cultural da empresa e por suas softs skills. Nesse sentido, contratar softwares para avaliar o clima organizacional, medir a felicidade no trabalho ou ainda investir em uma plataforma de treinamento de ponta têm sido fundamentais para construir um RH digital eficiente e assertivo.

Aliás, a consultora organizacional Maria Augusta Orofino selecionou três ferramentas para as empresas implementarem um RH digital de sucesso. Confira:

1. Chatbot

É a solução perfeita para otimizar a rotina do profissional responsável pelo recrutamento e seleção. Existem versões que prospectam novos colaboradores para a empresa, mas também aqueles que simulam entrevistas. Tudo baseado em inteligência artificial e com grandes chances de contratar um profissional alinhado com a cultura da organização;

2. Plataformas de recrutamento

Existem algumas de nicho, onde o profissional cadastra o seu perfil, a empresa cadastra a oportunidade e deste encontro pode sair uma contratação. Para quem é profissional liberal e trabalha com consultoria, há plataformas como a Beefind. Nela, o consultor cadastra o seu currículo, as empresas os projetos que necessitam de mentoria e deste encontro pode gerar vários negócios;

3. Plataformas de engajamento de colaboradores

Por meio dessas plataformas, os colaboradores conseguem criar planos de desenvolvimento pessoal e de equipe, enviar feedbacks, fazer avaliações 360º e também registrar o seu humor no ambiente de trabalho. Para empresas que avançaram no desenvolvimento da cultura organizacional, essa ferramenta é ideal para extrair insights para novos treinamentos, além de avaliar o engajamento do colaborador.

A equipe precisa vivenciar junto com a empresa a transformação do RH Digital, não apenas mudando o mindset, mas também por utilizar a vivência dos colaboradores de forma mais estratégica. “Cabe aos gestores motivar o time rumo à mudança, só assim o casamento entre transformação cultural e as ferramentas digitais será perfeito”, conclui Maria Augusta.

Saiba mais:

Visões de trabalho do RH

A área de RH para ser eficiente e eficaz precisa atuar e desenvolver sua visão de trabalho em três campos que se completam:

Visão operacional

Compete a execução dos processos de RH que não “podem parar”. Esses programas precisam estar descritos de forma clara e objetiva para que ocorram sem gerar retrabalho e prejuízos para a organização.

Práticas que competem a visão operacional: recrutamento e Seleção, Processo de Folha de Pagamento, Banco de Horas, Encargos, Admissão, Demissão, Férias, Afastamentos, Benefícios, Processos Trabalhistas, entre outros.

Visão estratégica

Compete a formulação de programas de gestão que normatizem a realização eficiente e eficaz dos trabalhos desenvolvidos nos processos operacionais (visão operacional). A visão estratégica do RH deve ser desenvolvida através de ações que facilitem e proporcionem o desenvolvimento operacional de acordo com a visão estratégica da organização.

Práticas que competem a visão estratégica: implantação de sistema de gestão dos processos, programas de melhoria contínua, planejamento anual de formação dos colaboradores, Implantação de política salarial, programas de ações motivacionais, entre outros.

Visão organizacional

Compete o desenvolvimento de programas que analisem e identifiquem o ambiente e clima organizacional, que servirão como base para a realização do planejamento estratégico do RH.

Práticas que competem a visão organizacional: programas de avaliação de desempenho, pesquisa de clima organizacional, mapeamento dos processos, levantamento das necessidades de treinamento, pesquisa salarial, entre outros.

Não pare de aprender. Faça nosso curso gratuito RH Humanizado: da introdução à implementação e descubra como garantir um ambiente saudável para os colaboradores!

O que o RH pode implantar na empresa?

implantação de rh em empresa

Depois de explicar como implementar um RH, vamos mostrar que o departamento pode realizar uma variedade de práticas e políticas na empresa para gerenciar efetivamente o capital humano. Confira alguns exemplos disso:

Recrutamento e seleção

  • Desenvolvimento de processos de recrutamento eficientes;
  • Implementação de técnicas de seleção e avaliação de candidatos.

Treinamento e desenvolvimento

  • Desenho de programas de treinamento para aprimorar habilidades e competências;
  • Introdução de planos de desenvolvimento de carreira.

Gestão de desempenho

  • Estabelecimento de sistemas para avaliação de desempenho dos funcionários;
  • Implementação de feedback e planos de melhoria contínua.

Remuneração e benefícios

  • Definição de políticas salariais e estruturas de remuneração;
  • Administração de benefícios e programas de incentivos.

Comunicação interna

  • Desenvolvimento de estratégias para melhorar a comunicação interna;
  • Implementação de canais eficazes para feedback e diálogo entre funcionários e gestores.

Cultura organizacional

  • Promoção de valores e comportamentos alinhados à cultura da empresa;
  • Incentivo à diversidade e inclusão.

Gestão de mudanças

  • Apoio na implementação de mudanças organizacionais;
  • Gerenciamento de resistências e adaptação à transformação.

Saúde e bem-estar

  • Introdução de programas de promoção da saúde e prevenção de doenças;
  • Apoio à gestão do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

A eficácia da implantação do RH depende da adaptação dessas práticas às necessidades específicas da empresa e da criação de um ambiente onde os funcionários possam prosperar e contribuir para os objetivos organizacionais.

Conclusão

Como vimos ao longo do texto, a implantação de Recursos Humanos envolve a introdução e gestão de práticas como recrutamento, treinamento, avaliação de desempenho, remuneração, comunicação interna e cultura organizacional para otimizar a gestão de pessoas na empresa, promovendo um ambiente de trabalho eficiente e alinhado aos objetivos organizacionais.

De fato, para ter sucesso na gestão de recursos humanos, é preciso focar em ações como: análise de necessidades, desenvolvimento de políticas, uso de tecnologia e sistemas treinamento da equipe, comunicação interna, avaliação contínua e criação de cultura organizacional.

Então, agora que você já sabe como implementar um RH, podemos concluir que a tarefa é crucial para uma empresa, pois organiza práticas como recrutamento, treinamento e avaliação, otimizando o desempenho da equipe. Ou seja, contribui para a gestão eficaz de talentos, promove um ambiente de trabalho saudável e alinha as estratégias de RH aos objetivos empresariais, impulsionando o sucesso organizacional a longo prazo.

Agora que este artigo terminou, não perca tempo e aproveite outros conteúdos em nosso portal!

Assine a nossa Newsletter

Banner do evento online 'Vozes que transformam' realizado pela Sólides