Como medir engajamento dos colaboradores? Veja 3 dicas que separamos para você!
O comprometimento do colaborador impacta diretamente diversas áreas dentro de uma empresa, desde a satisfação do cliente, Produtividade, até a organização de custos. E com a escassez de mão de obra qualificada no mercado, é mais importante do que nunca tornar este engajamento uma prioridade.
No entanto, essa não é a realidade da maioria das empresas no Brasil. De acordo com uma pesquisa da SocialBase, 20% dos profissionais não estão felizes onde trabalham e buscam novas oportunidades. Além disso, outros 49% revelam que empreender será seu próximo passo na carreira. Ou seja, 69% dos profissionais buscam se recolocar de outra forma no mercado de trabalho. Segundo o estudo “Tendências Mundiais para o Capital Humano” da Deloitte, apenas 13% dos colaboradores estão realmente engajados. Mas como saber se sua força de trabalho está realmente comprometida? Seguem aqui alguns passos que te ajudarão a melhor avaliar o engajamento dos colaboradores de sua empresa. Não deixe de ler! 1 – Defina o que é engajamentoAntes de avaliar o envolvimento dos profissionais, é preciso definir o que isso significa engajamento para sua organização. Infelizmente, o termo é ambíguo e não existe uma definição única. Algumas empresas o definem simplesmente como um sentimento de felicidade ou satisfação no trabalho, e outras, como um compromisso com as metas organizacionais. Mesmo que a definição exata varie de acordo com cada empresa, existem aspectos em comum que devem ser focados. Geralmente um colaborador é mais comprometido quando:
2 – Realize pesquisas frequentesExistem diversas formas de medir o engajamento dos colaboradores, porém, o mais importante é a frequência com que são realizadas. À medida que os novos profissionais ingressam, a própria empresa muda, assim como as opiniões em geral. É importante ter uma visão atual e precisa do envolvimento dos colaboradores para poder agir sobre isso. Para isso existem algumas maneiras mais comuns de medir esse engajamento: Pesquisas e FeedbackÉ comum que as empresas distribuam ao fim do ano uma pesquisa para seus profissionais, mas ela por si só não costuma ser suficiente. Essas pesquisas tendem a ser curtas. O ideal é que questionários de feedback sejam regulares, com uma periodicidade mensal ou trimestral. E devem conter os mesmos itens, permitindo assim checar possíveis mudanças ao longo do tempo. Se você ainda não fez uma pesquisa como essa, uma boa forma de iniciar é enviando um questionário que contenha um mix de perguntas qualitativas e quantitativas, escalonadas, que possibilitem respostas livres para a captação de dados de referência. Garanta também que este feedback aconteça de forma anônima. Você deve ser transparente quanto aos resultados e também deve comparar os resultados obtidos com os de empresas concorrentes. Dessa forma, você poderá entender o empenho da sua empresa dentro do universo escolhido. Sugestões de tópicos para respostas do tipo concordo – não concordo:
NPS do funcionárioSendo um provedor de serviço, você provavelmente está familiarizado com o Net Promoter Score (NPS), ou a escala 1 a 10 que mede a lealdade do cliente. A mesma escala pode ser utilizada para avaliar a fidelidade do colaborador. Ao invés de perguntar o quão provável seria para eles indicarem seu produto ou serviço, você deve perguntar “O quão provável seria pra você recomendar para um amigo trabalhar nessa empresa?”. E em seguida faça uma questão aberta, ! como: “Qual o motivo para sua nota?”, assim você consegue avaliar o feedback e entender como melhorar. Encontros um por umUma maneira mais informal e que potencialmente pode ser uma forma mais valiosa para medir o comprometimento do funcionário é realizar encontros individuais periodicamente. A privacidade proporciona um ótimo ambiente para entender o que está se passando com seus colaboradores e como eles se sentem a respeito do trabalho. É importante que as pessoas sintam confiança em compartilhar detalhes sem se preocuparem com possíveis consequências. Você também pode aproveitar esse momento para falar a respeito do crescimento profissional. Algumas perguntas que podem guiar a conversa:
Entrevista com atuais colaboradoresVocê provavelmente já ouviu falar ou até mesmo fez entrevistas com pessoas que saíram da sua empresa. Nessa conversa você coletou informações dos colaboradores antes deles saíram da companhia. Apesar de serem efetivas, o lado negativo é que provavelmente já é muito tarde para consertar o que está errado em relação à pessoa que vai se desligar. Mas você pode entrevistar os colaboradores atuais e elaborar perguntas a respeito do que faz com que eles fiquem na organização. Isso te dará uma ideia sobre o que está dando certo e como você pode melhorar. E, ainda mais importante, como você pode manter seus colaboradores. . Aqui estão sugestões para você incluir na entrevista:
3 – Coloque em práticaLembre-se que mensurar o comprometimento dos trabalhadores da sua empresa é somente o primeiro passo. Logo após ter em mãos o feedback e resultados, comunique-os para todos na instituição. Dessa forma, seus colaboradores saberão que você está ciente do feedback e que tem interesse em tomar as decisões necessárias para realizar melhorias.
Escrito por Morris Menasche. Morris é Vice Presidente de Vendas da ClickSoftware para América Latina, líder no fornecimento de soluções para a gestão automatizada e otimização da força de trabalho e serviços em campo. |
[…] NPS do colaborador: você também pode medir o Net Promoter Score dos seus colaboradores ou faça um formulário online com perguntas como “Você se vê trabalhando nessa empresa daqui 2 anos?” ou “Você tem aprendido ou desenvolvido aquilo que acha necessário para o seu trabalho?” […]