Artigos

Como Montar Um Treinamento

1º Passo

Defina qual é o objetivo de treinamento. Em linhas gerais podemos imaginar dois objetivos básicos:

> Treinamento de Produto ou Treinamento Técnico.
> Treinamento Comportamental.

Nova call to action

2º Passo

Defina o tempo que você tem disponível para fazer o treinamento, antes de começar a organizar os assuntos. Feito isso, veja se é possível aplicar o treinamento de uma só vez ou em duas ou três reuniões e, se for esse o caso, divida o tempo pelo número de reuniões necessárias.

3º Passo

Crie no seu Plano de Aula as colunas relativas à organização do treinamento. Por exemplo:

> O tema “Treinamento de Produto” deverá ser dividido em TÓPICOS para facilitar sua visão da seqüência do Treinamento

> Além do Objetivo Geral do Treinamento, você precisa definir o OBJETIVO ESPECÍFICO de cada TÓPICO. Só assim você saberá porque está apresentado um conteúdo e que utilidade ele tem para o participante do treinamento. Isso serve também para você verificar se o material ou texto que você destina a esse tópico, de fato atende ao OBJETIVO ESPECÍFICO ou não.

> Cada TÓPICO será trabalhado de uma forma ou MÉTODO. Você pode trabalhar um TÓPICO falando sobre o assunto, outro através de um exercício, etc. A variação no MÉTODO é fundamental para que o seu Treinamento não fique cansativo e possa ser proveitoso para quem participa dele.

> Defina que RECURSOS você vai usar para abordar cada TÓPICO do Treinamento. Pode ser material impresso, textos de apoio ou próprio produto.

> Se você definiu que tem 4 horas para fazer o Treinamento todo, precisa prever quanto tempo irá durar o trabalho com cada TÓPICO do programa.

4º Passo

Comece a dividir seu conteúdo nos TÓPICOS que comporão o programa do Treinamento e organizá-los de acordo com o que determina cada coluna.

5º Passo

Prossiga com a mesma seqüência, acrescentado os TÓPICOS do Treinamento, definindo os OBJETIVOS ESPECÍFICOS, o MÉTODO e o TEMPO de cada um, até completar sua Carga Horária final.

Não se surpreenda se faltar ou sobrar um pouco de tempo. Se você nunca fez isso é normal que aconteça. Porém verifique se cada assunto que você vai acrescentando é DE FATO útil para o Treinamento. Não ceda à tentação de colocar coisas que você acha “legais” mas que não tem relação direta com o OBJETIVO GERAL programa.

Se faltar ou sobrar TEMPO, a sugestão é que você volte ao primeiro TÓPICO e verifique se não dimensionou mal o tempo de cada um.

Leve sempre em conta que o grupo de participantes precisa ter espaço para falar, expressar opiniões, fazer perguntas, etc. Isso precisa ser previsto nos tempos de cada parte do programa.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of