Artigos

Como motivar e inspirar a sua equipe

equipe

Não resta dúvida que para manter uma equipe motivada e engajada para conquistar bons resultados em uma organização, é necessário ter uma boa liderança.

Afinal, é o papel do líder em desenvolver pessoas, motivar, aplicar desafios, influenciar no aumento da produtividade e desempenho.

Nova call to action

Nesse sentido, é importante que o líder aplique conhecimentos, habilidades e atitudes que sirvam de exemplo aos integrantes da equipe e, consequentemente, aplicar soluções para a motivação dos colaboradores.

Ter uma equipe motivada permite realizar as atividades com maior produtividade e com melhor qualidade. Pensando nisso, imagine uma organização que fabrica estrutura metálica para telhado

Decerto que dependem do desempenho da equipe para entregar os produtos e alcançar os objetivos da empresa. Logo, com integrantes desmotivados podem impactar diretamente no faturamento da empresa e não alcançar objetivos.

Pensando nisso, listamos quatro dicas valiosas para te auxiliar a inspirar e motivar a sua equipe. Continue a leitura e confira!

1. Seja exemplo para a sua equipe

Liderar não é tão simples quanto parece, pois é preciso colocar todos na mesma visão para seguir os objetivos da empresa.

Além disso, há o desafio de liderar a si mesmo. Mas, é imprescindível ter ações que sejam exemplo para a sua equipe.

De nada adianta cobrar um bom desempenho e cobrar por algo que você, como líder, não coloca em prática.

Sendo assim, observe quais são os seus hábitos na liderança, aprimore seus conhecimentos, tenha senso de urgência e aplique ações que permitam fazer a sua equipe bater metas, tenha vontade de fazer os resultados acontecerem e assim, ser exemplo do seu time.

2. Compartilhe conhecimento com a sua equipe

Como já mencionado anteriormente neste post, a liderança é ideal para motivar e inspirar os integrantes na organização para que os resultados sejam conquistados.

E nada mais importante do que compartilhar os conhecimentos com a sua equipe, visto que um líder já passou em algum momento, por tal situação, e é capaz de contribuir para o desenvolvimento de pessoas a partir de suas experiências.

Suponhamos que você lidera uma equipe de vendas de purgador de vapor. Compartilhar suas experiências profissionais e estratégias, ajudam a motivar a equipe a colocar em prática após o compartilhamento do conhecimento para executar as atividades de modo mais produtivo e com qualidade.

Indique cursos, livros, workshops, e assim sucessivamente. Compartilhar experiências pessoais que possam contribuir para o crescimento dos integrantes da equipe também ajuda a inspirar e motivar.

3. Aplique feedbacks na sua equipe

O feedback é valioso para motivar e inspirar a equipe. Afinal, é a liderança quem faz o ambiente de trabalho, e o feedback contribui tanto para entender as dificuldades da equipe e buscar soluções, quanto para parabenizar pelo desempenho e reforçar os pontos de melhoria.

A transparência deve ser mantida para manter a confiança e ser exemplo para os seus liderados. 

4. Esteja sempre à disposição da equipe 

Por fim, mas não menos importante, esteja sempre a disposição da sua equipe!

Até porque, nada substitui a presença de um líder, pois são eles que movem a empresa. Por essa razão, se você liderar uma equipe em uma empresa de martelete demolidor, por exemplo, esteja à disposição para influenciar nos resultados e motivar os colaboradores.

Embora não pareça ser determinante para inspirar e motivar, a presença do líder e senso de urgência demonstra que a liderança faz o possível para que as funções sejam concluídas com sucesso, além de demonstrar valor à equipe, visto que trabalham juntos para conquistar os objetivos da empresa.

Gostou do nosso conteúdo? Confira também a gestão de equipes em home office.

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

5 2 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments