logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Como motivar uma equipe? Conheça 8 estratégias e como aplicar

Sumário

Como motivar uma equipe? Conheça 8 estratégias e como aplicar

Saber como motivar uma equipe é meio passo dado para o sucesso em uma empresa. Entender como trabalhar a motivação e manter o time engajado ao longo do tempo requer conhecer os colaboradores. Quer saber ? Leia esse post até o final!

Não é de hoje que sabemos que uma equipe motivada é uma das maiores responsáveis pelo sucesso de uma organização, porém, como motivar uma equipe constantemente?

Sabemos que cada colaborador tem suas particularidades e não é simples, mantê-los engajados ao longo dos meses e motivados a buscarem alcançarem suas respectivas metas.

Por isso, neste post, dedicamos um tempo para abordarmos o assunto e entendermos como você pode motivar uma equipe ao longo do tempo e engaja-la para que elas estejam, constantemente, em busca de resultados, profissionais e pessoais.

Boa leitura!

O que é motivação?

No âmbito organizacional, motivação vai além do conceito que o dicionário trás que é “estímulo que faz com que uma pessoa atinja suas metas”.

Neste cenário, a motivação é mais do que simplesmente cumprir um objetivo, é aquilo que impulsa essa pessoa a ir além das suas metas e fazer mais do que o esperado.

Para muitas empresas, motivar seus funcionários se tornou um dos pontos mais importantes na gestão de pessoas, já que são visíveis os resultados qualitativos e quantitativos gerados.

Esse estímulo pode se apresentar de diversas maneiras, e nem sempre é na forma de um bônus. Pequenas ações podem representar uma grande mudança no dia a dia dos colaboradores.

O que fazer para motivar a equipe? Conheça 8 dicas

1 – Abra o caminho para novas oportunidades:

Todo mundo gosta de saber que o tempo e dedicação investidos em uma empresa vão ser recompensados, e como já mencionado, nem sempre as pessoas procuram um aumento salarial como prêmio, por exemplo.

É importante que o colaborador saiba que, ao permanecer dentro da organização, ele tem a possibilidade de crescer tanto pessoal como profissionalmente, e que ele é uma parte importante da equipe.

Estimular a realização de tarefas diversas é uma maneira de ele se sentir valorizado.

2 – Avalie o desempenho:

Avalie o desempenho: Qualquer forma de reconhecimento do trabalho sendo feito é um grande incentivo para o funcionário, já que graças a isso ele pode obter informações relevantes e críticas construtivas sobre suas atividades.

Qualquer forma de reconhecimento do trabalho sendo feito é um grande incentivo para o funcionário, já que graças a isso ele pode obter informações relevantes e críticas construtivas sobre suas atividades.

Mas, é fundamental que o objetivo principal seja dar um feedback claro, concentrando-se em comentários que levem à melhora do desempenho e não comentários que repreendam ou julguem.

Existem várias maneiras de fazer uma avaliação de desempenho, como:

  • Pela equipe;
  • Pelos gestores;
  • Pela área de recursos humanos;
  • Pode ser até uma autoavaliação.

Saiba mais: aprenda tudo o que você precisa saber sobre essa avaliação.

Clique aqui e faça nosso curso gratuito.

3 – Reconhecer o talento dos colaboradores e valorizá-los é indispensável:

Decerto que ao se integrar em uma empresa, o colaborador vive uma grande parte da rotina realizando tarefas na organização, a fim de alcançar metas e objetivos e obter bons resultados.

Dito isto, imagine que você trabalha em uma fábrica de placa de circuito impresso.

Certamente, ao ser reconhecido pelo trabalho executado, seja nas operações de máquinas, sugestões, novidades, entre outros, se sentirá valorizado pela empresa e, consequentemente, concluirá tarefas com mais motivação e melhor desempenho.

Não só isso, mas sem dúvida, terá vontade de crescer dentro da empresa, e isso é excelente!

Por isso, a primeira ação que você deve aplicar no seu negócio, é reconhecer seus talentos e valorizá-los.

4 – Aposte nas atividades em grupo:

Embora não pareça determinar a motivação dos funcionários na equipe, realizar ações de atividades ou dinâmica para motivar equipe em grupo é essencial!

Uma fábrica de martelete demolidor, por exemplo, envolve muitos setores e, consequentemente, necessita de uma grande quantidade de colaboradores para entregar o produto com qualidade, logo, todos os setores precisam estar engajados.

Dessa maneira, criar dinâmicas em grupo eventos internos para ressaltar os resultados almejados e afins, a organização demonstra a importância de ter os funcionários e assim, motivá-los a continuar entregando os resultados almejados.

5 – Aplique feedbacks para motivar os colaboradores:

Aplique feedbacks para motivar os colaboradores: Não há como negar que os feedbacks são fundamentais para motivar os integrantes da equipe.

Não há como negar que os feedbacks são fundamentais para motivar os integrantes da equipe.

Uma conversa particular com o funcionário contribui para ressaltar suas atividades, desempenhos e entender quais são suas dificuldades, a fim de propor soluções para resolver o problema e melhorar seu desempenho sem que haja uma falta de motivação.

Busque realizar feedbacks semanalmente, isso mantém um melhor relacionamento com o colaborador, além de fornecer suporte quando necessário.

6 – Ofereça oportunidades e benefícios:

Por fim, mas não menos importante, os benefícios e oportunidades são ações que contribuem – e muito! – para motivar os seus colaboradores.

Você já foi contratado em uma empresa que não oferecia benefícios e até mesmo oportunidade de descimento? Certamente não há como se motivar, não é mesmo?

7 – Reforce a autoestima dos colaboradores:

Faça com que as pessoas se sintam vencedoras.

Gere orgulho do liderado pelo trabalho que ele desempenha, pela empresa em que trabalha e, sobretudo, faça-o ter orgulho de si mesmo.

O orgulho gera o desejo do êxito: o desejo do êxito faz as pessoas buscarem no seu íntimo recursos inexplorados.

Uma das melhores maneiras de incutir o orgulho nas pessoas é dar-lhes o sentido de responsabilidade pelo que estão fazendo e ajudá-las a saber que elas desempenham uma função importante.

Encoraje cada um a fixar prioridades em seu trabalho, fazendo, com isso, com que ele se envolva e se comprometa com os resultados obtidos.

Saiba mais:

8 – Mantenha aberto os canais de comunicação:

Ouça o seu pessoal. Aceite sugestões. Envolva-os na busca da solução dos problemas. Fale dos números e resultados que a empresa obtém.

Converse com os liderados amiudemente, mantenha um ambiente de respeito e cortesia.

Não seja o único canal que existe para o contato com a alta administração. Permita que os seus liderados se dirijam ao nível superior da organização, com ou sem a sua presença.

Neste caso, deverá ficar claro aos liderados e à chefia superior que isso está acontecendo com o seu consentimento e que posteriormente você quer receber o feedback da reunião, do subordinado ou da chefia com quem ocorreu o contato (talvez até de ambos).

Dessa forma, sem a sua presença, você demonstra confiança e que está acompanhando o desenrolar da situação.

Como motivar uma equipe com atividades físicas

Como motivar uma equipe com atividades físicas

Para o bom desempenho das atividades diárias é necessário manter o corpo e a mente ativa, por isso, uma rotina de exercícios físicos é essencial para quem busca qualidade de vida, saúde, bem-estar e longevidade

São recomendados 150 minutos de exercícios físicos por semana, com frequência mínima de 3 vezes por semana.

Os exercícios físicos podem ocorrer em diversas situações, como:

  • Tempo livre, através caminhadas, dança, esportes ou outras atividades prazerosas;
  • Deslocamentos, substituindo o carro ou os transportes coletivos por caminhadas, bike, skate ou patins.
  • No trabalho, participando das aulas de ginástica laboral, evitando o uso de elevadores ou escadas rolantes e optando por escadas fixas.

Os exercícios físicos também são capazes de favorecer a secreção de hormônios positivos para o nosso corpo, como a serotonina e a endorfina.

Ambos contribuem para um melhor desempenho, uma vez que auxiliam:

  • Na regulação do sono;
  • Alívio do estresse;
  • Digestão;
  • Memória, causando uma sensação de felicidade e relaxamento.

Plano de ação para motivar equipes

Agora que você sabe quais estratégias aplicar na sua empresa, vamos entender com criar um plano de ação para aplicá-las:

– Conheça o seu time: Entender os seus colaboradores é mais do que essencial para criar um plano. Assim, você não faz apenas uma ação motivacional, mas alinha a ideia a uma estratégia employeer experience. Para isso, leve em consideração:

  • Necessidades;
  • Dificuldades e problemas vivenciados;
  • Qualidades, potenciais e habilidades que cada um oferece?

– Defina os objetivos: defina um objetivo para essa estratégia de motivação. É importante que ele faça sentido para a empresa. Se não tem nada em mente, faça uma análise e entenda o que pode ser melhorado.

– Inove: tente oferecer uma metodologia diferente para aplicar a sua estratégia. Ela precisa ser capaz de agregar no desenvolvimento dos colaboradores e tornar o plano de ação mais interativo. Uma ótima dica são aplicações de gamificação.

– Desenvolva as metas: assim como os objetivos, você precisa estipular as metas que deseja alcançar com o seu plano de ação. Não esqueça que os números precisam estar de acordo com a realidade da empresa.

– Tenha um sistema de recompensa: com as metas definidas, encontre maneiras de motivar o seu time. Crie planos de recompensa que agregue no dia deles e impacte positivamente como:

  • Planos de carreira;
  • Aumento salarial;
  • Bonificações, etc.

– Separe espaço para o feedback: a avaliação ou feedback precisa ser estimado de maneira constante. Por isso, durante o plano de ação, separe um tempo para dar feedback aos colaboradores e, assim, ajuda-los a melhorar durante o percurso.

– Compartilhe o resultados: ao final, compartilhe os resultados objetivos pela atividade e celebre com os colaboradores o resultado. Mostrar as conquistas coletivas e individuais, vai incentivá-los a reconhecer a qualidade do trabalho e se manterem motivados a novos desafios.

Conclusão

A motivação desempenha um papel fundamental na promoção de um ambiente de trabalho produtivo e positivo.

Para motivar uma equipe, é essencial adotar estratégias que reconheçam o potencial dos colaboradores e os incentivem a alcançar seu melhor desempenho.

Ao estabelecer um plano de ação abrangente que engloba diferentes dimensões da motivação, desde oportunidades profissionais até práticas que promovem o bem-estar, as empresas podem criar um ambiente propício ao crescimento e à realização dos colaboradores.

Essas iniciativas não apenas impulsionam o desempenho individual, mas também fortalecem o espírito de equipe, resultando em equipes mais engajadas, resilientes e preparadas para enfrentar os desafios do ambiente empresarial.

Atualmente atuo como Diretora de Operações responsável que aumentam o potencial de crescimento da Sólides, tive uma jornada sólida como Diretora Comercial estruturando a máquina comercial com o crescimento de + de 5000% em receita na Sólides.
Assine a nossa Newsletter