Artigos

Como motivar uma equipe de cem mil pessas durante vinte anos?

O que motiva homens e mulheres a criar coisa incriveis? O que os leva a empreender, desenvolver e se doar em prol de grandes e inigualaveis obras primas? O que motivo e move o ser humano? A muitos anos grandes perssonalidades vem realizando estudos e pesquisas na intenção de encontrar esta resposta. Questão esta que intriga e chama a atenção de muitos gestores e lideres que tem a sua disposição pessoas e equipes a serem gerenciadas e impulcionadas a irem cada vez mais longe, a produzirem mais e melhor, a alcançarem resultados cada dia mais rendaveis e satisfatorios. Mas o que leva ao desempenho pleno de uma equipe? O que pode realmente preencher as incontaveis lacunas da motivação humana? Certamente ainda investiremos muito tempo e estudo neste tema e certamente pouco sobre o mesmo desvendaremos.
Uma das principais razões se baseia no foto de que cada individuo é unico, desta forma os elementos motivadores de cada um tornasse da mesma forma unicos. Cada individuo possui um conjunto de valores motivacionais adquiridos e moldados em seu repertorio pessoal, advindos de uma experiencia vivida individualmente. Ainda que muitas vezes, mesmo sendo diferentes, muitos compartilhem de elementos motivacionais presente no conjunto motivacional de outros individuos.Desta forma a questão permanece: Como motivar nossos colaboradores de modo a obter destes o maximo em produtividade, desempenho e entrega?
Entre os anos de 2551 a 2528 a.C foi empreendido umas das maiores obras realizadas ate os dias atuais, esta foi a construção da a Pirâmide de Quéops (ou Khufu) ela foi construída para ser a tumba do Faraó Quéops da quarta dinastia. É a maior das três pirâmides de Gizé: sua altura original era de 146,60 metros, mas atualmente é de 137,16 m, pois falta parte do seu topo e o revestimento.
Este monumento marca o auge da época de tais construções, tanto no que se refere ao tamanho quanto à complexidade da estrutura. Tendo uma superfície que cobre quase 53 mil metros quadrados, é sem dúvida um dos monumentos mais polêmicos de toda a Antiguidade. Hoje, no século XXI, sabe-se que a Pirâmide de Quéops media, originalmente, cerca de 146,6 metros de altura (atualmente são 137 metros) e teria uma massa de 31.200.000 toneladas. Há duas hipóteses para a origem dos 2.600.000 blocos gigantescos que formam a estrutura. Uma é a de que teriam sido recortados das pedreiras, lapidados e transportados de barco através do Rio Nilo, colocados e unidos exatamente, com precisão milimétrica. Outra hipótese diz que estas pedras seriam sintéticas.
A Grande Pirâmide era originalmente revestida externamente com pedra calcária polida, fazendo ela brilhar com a luz do sol e tornando-a visível a quilômetros de distância. Tal revestimento foi saqueado há séculos, mas uma amostra de como era ainda pode ser vista no topo da pirâmide adjacente, a Pirâmide de Quéfren.
A Grande Pirâmide foi durante milênios a construção mais alta realizada pelo homem, só foi superada com a construção da torre de Lincoln (uma torre de Igreja), em 1311, que tinha 159 metros de altura. Porém, esta torre foi destruída em 1549 e depois disto a Grande Pirâmide só voltou a ser superada em 1889, com a inauguração da Torre Eiffel. Entre as pirâmides, a de Quéops sobressai como uma das criações mais espetaculares e geniais da história da arquitetura. E estima-se ter necessitado de uma força de trabalho de cerca de 100 mil pessoas ao longo de 20 anos, estes homens eram livres.
De tudo o que se pode analisar desta extraordinaria obra da engenharia e arquitetura, em se tratando de gerenciar a motivação de pessoas e equipes, o que nos chama mais a atenção é o fato do grande numero de pessoas que estiveram empenhadas nesta obra e o longo periodo em que estas foram utilizadas. Imagine gerenciar cem mil pessoas durante vinte anos em uma obra que sabemos que não dispunha dos mesmos recursos tecnologicos e maquinarios que hoje existe a disposição da construção de grandes obras. Uma coisa é liderar e proporcionar a motivação necessária a um grupo de pessoas por alguns dias, outra, totalmente diferente é proporcionar o mesmo nivel de motivação a cem mil pessoas por um periodo de vinde anos e ainda assim obter destes tal nivel de exelencia e perfeição reconhecidos ate hoje. Mas de todos os fatos e posntos que nos chamam a atenção nesta historia nada supera o fato de que essas pessoas motivadas e altamente produtivas, que deixaram um legado de exmplo a ser seguido ate os dias de hoje eram pessoas LIVRES. Num tempo em que quase que cem por cento de toda a força de trabalho era empreendida por escravos e pessoas a quem era imposto trabalhos forçados, a historia mais uma vez nos surpriente ao relatar que esta equipe, este time de grandes operarios eram cem por cento livres. Que grande lição para nos!
Talvés esta seja a resposta qua a anos buscamos quando o assunto se refere a motivação de pessoas, equipes e colaboradores. Nada é ou virá a ser mais importante do que o fato de sermos livre. Não livres de nossas obrigações e responsabilidades quanto colabortadores e menbros de equipes e grupos de trabalho. Mas livres no sentido de estarmos realizando aquilo que de livre e espontanea vontade opitamos por realizar.
Creio que esta seja a melhor maneira de motivar e manter pessoas motivadas. Dar a elas o privilégio de fazerem aquilo que elas realmente desejam fazer, aquilo com que elas realmente se identifiquem ou seja aquilo que cada um valoriza e por valorizar realiza com amor, atenção, dedicação e prazer. O resultado disso na grande mairia das vezes se expresso em obras magnificas como a esuberante piramide de Queops.
Pense nisso, analise as suas preferencias, suas competencias naturais e principalmente aquilo que lhe chama a atenção, aquilo com que se possivel fosse, investiria dezesseis horas de seu dia a fim de empreender, se aperfeiçoar e produzir de forma iniqualavel e prazeroza. Certamente ao se envolver com tal atividade, você será uma pessoa motivada, você será um colaborar produtivo e sobre tudo um ser humano satisfeito, realizado e feliz. Um forte abraço e fique com Deus.

Vitor de Oliveira Ribeiro – 09.11.2009.

Por: Vitor

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of