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Como O Gestor Pode Administrar Melhor O Seu Tempo

Ao pensarmos que as 24 horas foi distribuída para todos de forma igual, entendemos que temos tempo, porém o mesmo não é bem administrado. Quantas horas você trabalha por dia? Qual tempo você separa para a família e compromissos pessoais? Quanto tempo você dorme, ou seja, descansa? Você tem feito uma boa divisão de suas 24 horas? Em seu papel como gestor, tente delegar funções e envolver a equipe nas rotinas e resolução de problemas, procurando sempre estabelecer prioridades, pois as tarefas podem ser importantes, e algumas são urgentes. Entre tantos compromissos gerenciais é importantíssimo organizar o seu tempo, já que você é o responsável pela equipe, pelas vendas, recebimentos, atendimento ao cliente e outras atribuições típicas de um gerente. Mais importante do que ganhar tempo é saber como usar o tempo que ganhar no dia a dia.Por que você não tem conseguido realizar todas as suas tarefas? Procure ir na raiz do problema. Talvez você é centralizador e não delega funções, ou o volume de tarefas aumentou e você precisa de um novo assistente ou então você pode ter assistentes disponíveis e poucas tarefas mas não se organiza, ou seja, não realiza planejamento, não tem agendas funcionais, apenas “apaga incêndios”.

Você quer uma equipe qualificada?

“É preciso investir tempo e conhecimento para capacitar os liderados nas áreas necessárias e pra que tenham o comportamento ideal para o ambiente de trabalho.”

Nova call to action

O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo, sendo que a concorrência pode vir da web, de outra cidade ou ao lado da empresa. Devido a esta realidade, a pressão e a busca contínua por resultados se tornou muito forte. Para sobreviver é preciso de capacitação em várias áreas e ter uma equipe comprometida, alem de trabalhar com produtos e serviços de qualidade. O gestor é responsável por alcançar estes resultados e ter o tempo bem administrado é primordial.

Reflita para mudar:

Administre seu tempo, abandone a ideia que 24 horas são insuficientes.
Além de vender, você tem atividades administrativas, sociais, profissionais e pessoais.
Organize suas atividades e as coloque em ordem de prioridade, garantindo melhores resultados.
Faça um estudo do tempo gasto para cada atividade.
Administrar o tempo não é uma questão de ficar contando os minutos dedicados a cada atividade: é uma questão de saber definir prioridades.
Administrar o tempo é ganhar autonomia sobre a sua vida, não é ficar escravo do relógio.
Ser produtivo não é equivalente a estar ocupado. Quem tem tempo não é quem não faz nada: é quem consegue administrar o tempo e criar espaços na agenda.

Vamos pensar no seguinte diálogo entre dois gerentes:

__Como eu sou produtivo! Minha mesa anda cheia de papéis e relatórios. Não tenho tempo pra nada!

__ Comigo é diferente – Disse outro gerente – Eu sempre alcanço tempo pra atender meus liderados e clientes!

Aonde você quer chegar? Defina seus objetivos.

Onde você quer estar? O que você quer ser daqui a 5, 10, 15 anos?

Comece a planejar agora e transforme objetivos em metas (com prazos, quantificações e qualificações) e decidir, em linhas gerais, como as metas serão alcançadas.

Rodrigo Gomes Teixeira – Consultor Empresarial

Administrador – CRA 01-054009

Especialista em Gestão de Pessoas.

S&T Consultoria – Assessoria e Desenvolvimento Profissional

33| 3331-6287 . 8411-9205 – assessoria@stconsultoriamg.com.br

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