Artigos

Como realizar ações para motivar os seus colaboradores

Manter os colaboradores motivados não é uma tarefa fácil, contudo, é de suma importância para garantir bons resultados na organização. 

E, independente de qual for o segmento de atuação, como indústria de embalagens plásticas, call center, supermercados, escritórios, entre outros, buscar ações assertivas é fundamental para manter a equipe engajada. 

É importante considerar que não basta fazer o recrutamento e seleção, contratar funcionários certos e pagar em dia que vai motivar e garantir satisfação de um integrante da equipe. Motivação na empresa vai além disso!

Nova call to action

Por isso, é necessário compreender que ações são necessárias para manter uma equipe engajada e satisfeita com seu trabalho, pois isso pode interferir na vida pessoal e qualidade de vida.

Pensando nisso, listamos quatro dicas importantes para você aplicar no seu negócio e motivar os colaboradores. Quer descobrir quais as ações? Continue lendo e confira!

1. Reconhecer o talento dos colaboradores e valorizá-los é indispensável

Decerto que ao se integrar em uma empresa, o colaborador vive uma grande parte da rotina realizando tarefas na organização, a fim de alcançar metas e objetivos e obter bons resultados.

Dito isto, imagine que você trabalha em uma fábrica de placa de circuito impresso

Certamente, ao ser reconhecido pelo trabalho executado, seja nas operações de máquinas, sugestões, novidades, entre outros, se sentirá valorizado pela empresa e, consequentemente, concluirá tarefas com mais motivação e melhor desempenho. 

Não só isso, mas sem dúvida, terá vontade de crescer dentro da empresa, e isso é excelente!

Por isso, a primeira ação que você deve aplicar no seu negócio, é reconhecer seus talentos e valorizá-los.

2. Aposte nas atividades em grupo

Embora não pareça determinar a motivação dos funcionários na equipe, realizar ações de atividades em grupo é essencial!

Uma fábrica de martelete demolidor, por exemplo, envolve muitos setores e, consequentemente, necessita de uma grande quantidade de colaboradores para entregar o produto com qualidade, logo, todos os setores precisam estar engajados.

Dessa maneira, criar dinâmicas em grupo eventos internos para ressaltar os resultados almejados e afins, a organização demonstra a importância de ter os funcionários e assim, motivá-los a continuar entregando os resultados almejados.

3. Aplique feedbacks para motivar os colaboradores

Não há como negar que os feedbacks são fundamentais para motivar os integrantes da equipe. 

Uma conversa particular com o funcionário contribui para ressaltar suas atividades, desempenhos e entender quais são suas dificuldades, a fim de propor soluções para resolver o problema e melhorar seu desempenho sem que haja uma falta de motivação.

Busque realizar feedbacks semanalmente, isso mantém um melhor relacionamento com o colaborador, além de fornecer suporte quando necessário. 

4.Ofereça oportunidades e benefícios

Por fim, mas não menos importante, os benefícios e oportunidades são ações que contribuem – e muito!- para motivar os seus colaboradores. 

Você já foi contratado em uma empresa que não oferecia benefícios e até mesmo oportunidade de descimento? Certamente não há como se motivar, não é mesmo?

Como já mencionado anteriormente neste post, motivação vai além do pagamento em dia, logo, suportes para realizar tarefas com qualidade, benefícios como plano de saúde, vale alimentação, plano de carreiras, entre diversos outros, determinam a motivação e satisfação do funcionário que possui vontade de crescer na empresa.

Agora que você conhece ações para motivar os seus colaboradores, coloque em prática para melhorar o desempenho da sua equipe! Gostou do post? Deixe seu comentário!

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments