Artigos

Como realizar uma gestão estratégica de pessoas

gestão estratégica de pessoas

Alcançar metas e objetivos da empresa é possível ao investir na gestão estratégica de pessoas. Afinal, o objetivo da estratégia é justamente entender os colaboradores e alinhar seus interesses com os da organização. 

Em meio a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a gestão estratégica de pessoas pode ser fundamental para as empresas, seja para o segmento de fábricas de embalagens plásticas, comércios, escritórios, entre diversos outros.

Nova call to action

Essa técnica pode ser aplicada desde o setor de Recursos Humanos até a liderança da empresa.

De fato, para que as empresas mantenham a competitividade no mercado, alcançar metas e objetivos, é muito importante adotar novos métodos e inovar para gerenciar uma equipe.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te explicar o que é gestão estratégica de pessoas e como realizar na sua empresa. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é gestão estratégica de pessoas?

Gestão estratégica de pessoas é caracterizado por alinhar os interesses dos colaboradores com os da organização. Nesse sentido, o objetivo é desenvolver e reter talentos para a empresa.

Imagine uma empresa que atue com instalações de elevadores residenciais. A gestão estratégica de pessoas começa no processo de recrutamento e seleção do profissional. 

Logo, ao identificar o candidato ideal para a empresa, ele passa por um treinamento para desenvolver as competências adequadas além das práticas de comunicação interna. 

Ou seja, a gestão estratégica de pessoas nada mais é do que o modelo atual de identificação dos colaboradores com o perfil da empresa, e que os profissionais veem a oportunidade de crescimento ao desenvolver suas habilidades no setor corporativo que possui valores de acordo com os seus ideais.

Continue lendo e confira como aplicar a estratégia na sua empresa!

Como realizar uma gestão estratégicas de pessoas no seu negócio:

Veja a seguir quais são os quatro pilares necessários para realizar a gestão estratégica de pessoas.

1. Incentivar o trabalho em equipe

Incentivar o trabalho em equipe na empresa é essencial para obter sucesso com a gestão estratégica de pessoas na sua empresa.

Fabricantes de martelete demolidor, por exemplo, dificilmente fariam entregas de equipamentos de qualidade e no prazo, sem um trabalho em conjunto.

Sendo assim, promova atividades na organização e incentive o trabalho em equipe para que os integrantes compreendam a importância de alcançar os objetivos e o sucesso organizacional. 

2. Equipe engajada

Manter a equipe engajada é primordial, visto que os colaboradores motivados obtêm o melhor desempenho, com mais produtividade e entregam excelentes resultados.

É quase impossível que uma organização conquiste os objetivos sem obter integrantes motivados e engajados, ou seja, é o pilar indispensável na gestão estratégica de pessoas. Por isso, investir na pesquisa de clima é ideal para engajar a equipe. 

3. Desenvolver a equipe

É importante apostar no desenvolvimento da equipe na gestão estratégica de pessoas, para isso, invista em treinamentos para desenvolver a equipe, a fim de contribuir para aprimorar o conhecimento, desenvolver novas habilidades, além mostrar caminhos ideais para alcançar metas e objetivos da empresa.

Desse modo, os colaboradores obtêm o aprendizado e conhecimento necessário para desenvolver suas atividades e gerar oportunidades de crescimento na organização.

4. Plano de Carreira 

Por fim, mas não menos importante, para realizar a gestão estratégica de pessoas é imprescindível oferecer plano de carreira aos profissionais.

De forma geral, o plano de carreira tem a capacidade de garantir a motivação dos colaboradores em relação à execução de suas atividades na empresa, ou seja, desperta o interesse de se desenvolver e obter outros cargos futuramente na mesma empresa. 

Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário!

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments