Artigos

Como recrutar os melhores talentos para sua Startup

recrutar os melhores talentos

Ter os funcionários certos pode fazer sua empresa deslanchar ou quebrar. Como um empreendedor de startup, você já pode estar equilibrando o malabarismo de determinar como investir em sua empresa e também recrutar os melhores talentos para sua equipe – especialmente se você não estiver bem financiado.

É uma boa pergunta, e observar as estratégias de outras empresas é uma ótima maneira de obter ideias. Usando quatro estratégias sua empresa terá sucesso na captação de candidatos.

Nova call to action

1. Construa sua marca nas mentes dos prospects

As empresas sabem muito – e focam muito – na construção de suas marcas com seus clientes. Afinal, no mercado competitivo de hoje, até mesmo um pouco mais de reconhecimento de nome pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso.

No entanto, construir sua marca com potenciais perspectivas de emprego é tão importante – se não mais. As pessoas querem trabalhar com empresas que respeitam, e é por isso que desenvolver sua marca dessa maneira lhe dará acesso a talentos de primeira linha.

Se você não tiver certeza de qual é a percepção da marca da sua empresa do ponto de vista do emprego, monitore sites como o Glassdoor.com, que permitem que os candidatos compartilhem informações sobre sua cultura, liderança e muito mais.

Se você construir uma grande marca que seus funcionários adoram, eles atuarão como embaixadores que ajudarão os novos candidatos a aceitar a ideia de trabalhar lá.

Se você estiver confiante de que sua marca está no caminho certo, incentive funcionários felizes a postar sobre suas experiências em canais sociais, Glassdoor e espaços semelhantes online. Os melhores talentos precisam saber quem você é e por que eles deveriam querer trabalhar para você.

Lembre-se, uma grande cultura não lhe custa nada além de sua atenção.

2. Considere fortemente a equipe remota

Se sua empresa estiver em um nicho altamente competitivo, pode fazer mais sentido recrutar e contratar funcionários remotos do que lutar por talentos locais limitados.

Além disso, uma opção flexível de trabalho de qualquer lugar é uma ótima maneira de atrair clientes em potencial de primeira linha.

As oportunidades de trabalho remoto são basicamente gratuitas para você oferecer, mas altamente valiosas para seus clientes em potencial, que obtêm a flexibilidade muito desejada sem o incômodo de realocação associado ao ingresso em sua equipe.

A VSee, uma empresa de plataforma de telemedicina, descobriu que poderia atrair talentos de todo o mundo e de todas as esferas da vida, oferecendo acordos de trabalho remoto, permitindo-lhes acesso a candidatos acima e além do que poderiam encontrar em sua área local.

Dito isso, eles descobriram que a triagem para adequação de personalidade e cultura era mais importante para trabalhadores remotos do que para funcionários tradicionais, portanto, lembre-se de suas experiências.

Independentemente disso, oferecer acordos de trabalho remoto permitiu que a VSee competisse pelos melhores talentos que, de outra forma, os teriam ignorado. Se for possível adotar acordos de trabalho remoto em sua empresa, faça-o para se abrir a maiores oportunidades de contratação.

3. Use a tecnologia de RH apropriada para recrutar os melhores talentos

Joe Essenfeld, fundador e CEO da Jibe, fala sobre a importância de ter a tecnologia certa em seus esforços de recrutamento. Uma pesquisa recente realizada por sua empresa descobriu que muitos recrutadores estão lutando para acompanhar a geração móvel e, como resultado, estão se tornando cada vez mais obsoletos para os candidatos a emprego da geração do milênio.

Para atrair os melhores talentos, você precisa de tecnologia de RH que não atrapalhe. Ele deve fornecer não apenas uma interface fácil e atualizada para os candidatos, mas também um sistema que monitora as análises de seus esforços de contratação – assim como o Google Analytics faz para o site da sua empresa.

Que tipos de métricas de contratação você deve acompanhar? Bem, para começar, você pode testar seus esforços de recrutamento rastreando quais funcionários são bem-sucedidos e comparar isso com como eles passaram pelo seu processo de contratação – quem os aprovou, quem deu um sinal negativo, etc.

Se você for diligente sobre o rastreamento dessas informações, isso o ajudará a descobrir como seu processo está funcionando e, potencialmente, a remover avaliadores de talentos ruins do grupo de contratação.

4. Mantenha os esforços de recrutamento em andamento

Mesmo que você encha sua equipe com grandes talentos, você deve ter um “banco” em sua mente com outros grandes talentos – dentro e fora de sua empresa. Esteja sempre recrutando.

Os funcionários de tecnologia são um mercado difícil e muito competitivo, e isso não parece mudar tão cedo. Como resultado, você precisa estar continuamente engajando potenciais contratações nas mídias sociais e em eventos de networking, construindo sua lista de “possíveis” caso precise contratar.

Há muitas maneiras diferentes de manter o processo de recrutamento em andamento. Certifique-se de saber quais são suas posições mais críticas e conheça pelo menos duas ou três pessoas que você poderia abordar para preencher essa posição, se necessário.

Fique de olho em funcionários de destaque com maior probabilidade de serem recrutados e esteja ciente de outros indivíduos talentosos que poderiam substituí-los se forem.

Além disso, seja proativo na proteção da cultura da sua empresa. Oferecer desenvolvimento contínuo e oportunidades de crescimento a todos os funcionários para mantê-los engajados. Forneça feedback e elogios regulares (quando apropriado) para que eles saibam que seus esforços são valorizados.

E invista na criação e manutenção de uma cultura de rockstar, para que, depois de recrutá-los, os membros de sua equipe não sejam tentados a partir para pastos mais verdes.

Na batalha contínua de recrutamento de tecnologia, às vezes a empresa com mais dinheiro e brinquedos vence. Mas às vezes não. Em muitos casos, os funcionários valorizam coisas como reconhecimento, acordos de trabalho flexíveis e níveis crescentes de responsabilidade em relação a almoços gratuitos e massagens no local.

Essas são todas as vantagens que não custam nada para você fornecer – e isso pode significar tudo quando se trata de seus esforços de recrutamento.

Ao construir sua marca na mente dos clientes em potencial, oferecendo oportunidades de trabalho remoto, usando tecnologia apropriada e mantendo os esforços de recrutamento em andamento, sua startup estará em uma posição única para competir pelos melhores talentos de tecnologia.

É como outros fundadores de tecnologia fazem isso, e é algo que você também pode fazer em sua própria empresa.

recrutamento-de-tecnologia

A plataforma da Sólides utiliza a inteligência de dados para reduzir erros de contratação e aumentar a performance dos colaboradores, gerando economia e eficiência para qualquer modelo de negócio.

Gostou do conteúdo e quer automatizar o seu RH na atração, no desenvolvimento e na retenção de talentos? Conheça a plataforma de gestão e encontre a solução que você precisa para agregar mais valor à sua empresa. Faça uma demonstração gratuita e comece hoje a revolucionar seu RH!

0 0 votes
Article Rating

Por: FELIPE NUNES

Executivo Sênior , Especialista em Novos negócios, Recrutamento & Seleção e Terceirização de mão de obra temporária e efetiva, Operação de RH, RH estratégico, Indicadores, Política, Rotinas, Projetos, Análise comportamental, Endomarketing, Employer branding. Sempre exercendo atividades com resultados de alta performance. Especialista em Negociações B2B, Implantação de nova unidades de negócios, Gestão de Projetos, Recursos Humanos, Planejamento, aumento de Market Share em grandes empresas nacionais e multinacionais. Certificações internacionais em PMI, PMP, Análise Comportamental, Marketing Direto, Recursos Humanos e Change Management. Carreira desenvolvida em grandes empresas dos mais diversos segmentos, atuando como Business Partner. Responsável pelo gerenciamento de projetos de alta complexidade em ambientes em constante evolução, inclusive de naturezas diferentes. Resiliente, perfil hands on, nexialista por resultados, focado em resultados de alta performance, acompanhamento, fidelização e auditoria de projetos. Apaixonado por Gestão e desenvolvimento de pessoas, acompanhamento e direcionamento estratégico. Altamente qualificado em coaching, mentorias, treinamentos, networking estratégico, criação de planos de ação, resolução de conflitos e liderança de pessoas multiculturais de alto desempenho na criação, organização e execução de resultados inovadores, auspiciosos e de alta performance. Prospero em desafios, gerenciamento de tempo, liderança servidora e detalhes em ambientes competitivos e me destaco na entrega de resultados excepcionais, enquanto recalibro as percepções das pessoas para elevar o nível de forma eficiente. Amplo conhecimento em análise, implantação e gestão dos mais diversos KPI´s, stakeholders, processos de benchmarking, dimensionamento de layout, criação de estratégias operacionais.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH