Artigos

COMO SE COMPORTAR EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

COMO SE COMPORTAR EM UMA ENTREVISTA DE EMPREGO


 


A participação em uma entrevista de emprego é sempre algo muito importante, pois é uma grande oportunidade para tirar dúvidas a respeito da empresa, e também de esclarecer as dúvidas do entrevistador quanto às informações contidas em seu currículo.


 


A entrevista é sempre um momento tenso para quem esta pleiteando uma vaga, pois causar uma boa impressão nesse primeiro contato pode ser considerado meio caminho andado rumo à conquista do emprego. Por esse motivo é tão importante saber o que falar o que vestir, enfim saber como se comportar diante do entrevistador.


Segue abaixo algumas dicas que considero relevantes, e que irá ajuda-lo nessa conquista:


 


ü  Seja informado – Busque o maior numero de informação possível a respeito da vaga e da empresa, isso demonstra mais interesse por parte do candidato.


 


ü  Use roupas adequadas – Lembre-se que estará indo a uma entrevista de emprego e não a um desfile de moda, é muito importante saber o que usar nesse momento. Use poucos acessórios, não exagere no perfume, prefira um modelito um pouco mais simples e social.


 


ü  Falar corretamente – A meu ver não é necessária tanta formalidade no momento da entrevista, afinal esse é um momento de conhecimento mútuo, o importante mesmo é saber pronunciar as palavras de forma correta, sem usar gírias ou jargões, ou seja, falar o português de forma clara.


 


ü  Empregos anteriores: Não fale mal das empresas e das pessoas com quem já trabalhou isso pode atrapalhar na conquista do novo emprego.


 


ü  Desligue ou deixe o celular no silencioso – Desligue ou deixe o seu celular no modo silencioso, não há nada mais desagradável do que ter que interromper a entrevista porque o celular do candidato tocou.


 


ü  Olho no olho – Falar olhando nos olhos do entrevistar sempre demonstram alguns requisitos como a segurança e o interesse que o candidato possui, também transmite uma impressão de sinceridade.


 


ü  Coloque-se no lugar no entrevistador – Sabendo que ele tem a responsabilidade de escolher o profissional mais adequado à vaga, pense na forma que você conduziria a entrevista e o que gostaria ou não de ouvir do candidato se estivesse no lugar dele.


 


ü  Tenha objetivo e foco – O entrevistador, não quer ficar ouvindo longas histórias, então vá direto ao ponto, sendo objetivo e respondendo somente aquilo que lhe é perguntado.


 


ü  Não fale sobre seus defeitos ou qualidades – O que pode ser um defeito ou qualidade pra você, pode ser enxergado de outra forma no ponto de vista do entrevistador. O que você pode fazer é falar de algo que tenha dificuldade, e o que está fazendo para melhorar.


 


ü  Não se autovalorize demais – Ficar se gabando, fazendo autoelogios são quesitos que os entrevistadores não gostam. O melhor mesmo é falar sobre seus conhecimentos e suas competências de forma natural, assim elas serão mais bem reconhecidas.


 


ü  Falar sobre seus êxitos – Quando houver oportunidade ou for solicitado, fale brevemente sobre os trabalhos que já desenvolveu e os resultados que foram obtidos, independente se tiveram êxito ou fracasso, o que vale é ser sincero.


 


ü  Cuidado com as expressões corporais – Por mais que seja involuntária, a expressão corporal pode revelar muita coisa sobre o candidato, por exemplo, ficar estalando os dedos, mexer nos cabelos entre outros, pode demonstrar impaciência e ansiedade, ficar olhando para qualquer canto menos para o entrevistador pode parecer falta de interesse.

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of