Artigos

Como se Comportar no Primeiro Dia de Trabalho?

Para a maioria das pessoas, o primeiro dia de trabalho parece ser o mais difícil, tendo em vista que é a ocasião oportuna para conhecer o ambiente empresarial e estabelecer relações. Outrossim, nada é mais importante nessa ocasião do que tomar ciência de suas funções e responsabilidades. Logo, é compreensível à preocupação.
O mercado de trabalho valoriza quem é resiliente e tem compromisso ético com a empresa, por isso é fundamental saber transitar entre departamentos quando se é recém introduzido em uma corporação.
Uma questão que tira o sono de todo empregado, às vésperas de seu primeiro dia de trabalho, é como se comportar neste dia. Tudo é diferente: novo ambiente, novos colegas de trabalho, cultura empresarial nova e processos diversificados. Mas, como enfrentar todas essas situações ao mesmo tempo?
Hoje estaremos trazendo algumas dicas que podem lhe ajudar a “quebrar o gelo”, a vencer seus medos e fazer com que o primeiro dia de trabalho possa ser inesquecível para você, para os seus colegas de trabalho e para o seu superior pelo bom desempenho que você obtiver.
Com o passar do tempo, tem-se observado que as culturas empresariais vêm mudando o padrão de comportamento próprio da aceitação de seus funcionários; nesse e em outros contextos culturais, vale ressaltar algumas valiosas dicas passadas por quem tem expertise no assunto.
1. A postura de Aprendiz: É importante lembrar que, mesmo tendo bastante experiência adquirida ao longo da vida profissional e anos dedicados aos estudos, nunca sabemos tudo. Então faça do seu trabalho um centro de estudos, não fique com vergonha de perguntar e nem mesmo de falar que você não sabe, afinal de contas ninguém sabe tudo.
Ter uma postura de aprendiz faz com que as pessoas lhe observem, notem o seu interesse e sintam que você tem esforço e motivação suficiente para cooperar no que é proposto pela empresa. Mas, procure não exagerar em suas indagações, para que não passe a impressão de que és uma pessoa ansiosa e insegura.
2. Sugestões: Os seus colegas de trabalho estão na empresa a mais tempo que você, portanto eles já conhecem as rotinas e a cultura da empresa, eles conhecem atalhos que podem facilitar o trabalho diário, fique atento às dicas e sugestões, pois isso poderá te ajudar muito.
Deve-se usar de sabedoria em tudo o que se faz; não seja muito impetuoso, tentando passar a imagem de que é proficiente ao extremo, porque com essa atitude você passará uma impressão errada e com uma interpretação dissociada da realidade, a sua relação na empresa pode se complicar.
Saiba aceitar o que for conveniente e proveitoso, seja participativo, sabendo reconhecer os momentos em que será necessário inferir um posicionamento.
3. Ideias: Observe o universo organizacional a sua volta e procure sempre inovar, sugira melhorias, proponha novas ideias, mas não esqueça de ser criativo e original, mostre que sabe e entende das atividades que faz.
Lembrando que não importa qual o tipo de função que irás exercer ou quais ideias irás propor, todas sem distinção são importantes para o desenvolvimento diário das rotinas da empresa.
4. Brincadeiras: É importante lembrar que você está em um ambiente organizacional aonde o objetivo é minimizar os custos e maximizar os lucros, mas é claro que haverá momentos de descontração, a dica é evitar os exageros e as intimidades nas brincadeiras para não haver constrangimentos.
5. Dedicação e entusiasmo: Mostre logo no primeiro dia de trabalho que você não foi escolhido para ocupar uma função dentro da empresa por acaso, procure mostrar que você é realmente o profissional que a empresa queria e precisava, mostre dedicação e transparência nas suas atividades.
Lembre-se sempre, você estará sendo avaliado não somente pela sua experiência e conhecimentos na área, mas sua postura diante da equipe, seu relacionamento interpessoal, sua comunicação e muito mais estão sendo avaliados constantemente.
*Neemias dos Santos Almeida é Professor e Pedagogo. Colunista, Articulista, Membro da ONG Atuação Voluntária, Escritor, Voluntário junto ao órgão internacional PNUD/Brasil, e ávido leitor que vive a internet e suas excentricidades desde 2001.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of