Artigos

Como Se Preparar Para A Entrevista Com Questões Poderosas Do Coaching..

Passado o grande desafio de vencer o primeiro filtro, onde passou pela captação de curriculus, agora você se vê no desafio de como vencer e convencer na entrevista.

Sou o José Roberto Cassiano, e ajudo as pessoas empreendedoras a definir, planejar e atingir suas metas e objetivos, abrir ou restabelecer o seu negócio. Eu ajudo as empresas a motivarem suas pessoas na mesma direção, criando equipes com objetivos comuns, eficazes e eficientes na entrega de resultados, resultados estes comprovados e compartilhados com a necessidade corporativa.

Vamos a entrevista, primeiro, lembre-se sempre, que só tem uma pessoa no mundo que conhece você, portanto esta é a única pessoa capaz de encantar, com os brilhos nos olhos, quando estiver falando dos seus pontos fortes, descrevendo como você vence o desafio de enfrentar os seus pontos de melhoria e por que esta oportunidade, verdadeiramente é importante para você.

Lembre-se, o processo de entrevista não é um jogo. Um blefe, uma mentira, leva a derrota de ambos, o resultado será ruim para os dois lados. Do outro lado você tem um profissional, capacitado e preparado para te conhecer, ele tem como objetivo atender a empresa da forma muito honesta, talvez ele tenha pouco tempo, por isto quanto mais assertivo você for, mais chances você terá de encantá-lo.

Dentro deste processo de entrevista, temos duas situações acontecendo, um profissional que conhece todos os detalhes da vaga e está no mercado a procura de um colaborador que atenda o maior número de requisitos possível, está muito curioso e verdadeiramente acreditando que você é a pessoa certa para atender estes requisitos. E do outro lado, você, que se conhece nos detalhes, e pronto para comprovar que o profissional está correto e você é a pessoa certa para a oportunidade.

Dentro do Coaching, como podemos ajudar neste processo?

Como todo processo de Coaching, a preparação para a entrevista é uma jornada de trabalho, onde destacamos algumas etapas:

Autoconhecimento. Talvez, já exercitou este passo na elaboração de seu curriculum, ele é essencial para sua confiança e motivação, na entrevista te prepara para qualquer tipo de pergunta e colocará a resposta na forma mais positiva, pois já tem claro as principais questões:

– Quem eu sou? Qual a minha história?

– Quais são os meus pontos fortes? Meus maiores talentos?

– Quais são os meus melhores resultados?

– Quais os meus pontos de melhoria?

– O que aprendi com os resultados que não foram bons?

– Quais são minhas crenças que me fortalecem? E as que me limitam?

– O que me deixa feliz?

– Quais minhas oportunidades? Minhas dificuldades?

– O que vim buscar aqui?

– Quais são meus planos para este ano? Para o próximo? Daqui 5 anos? Daqui a 10 anos?

– O que me tira do controle? Como volto para o controle?

– O que as pessoas acham de mim?

Planejamento, este é o primeiro compromisso, é sua atenção com o processo, pesquise informações referentes à empresa (Faturamento, número de funcionários, distribuição geográfica, destaques na mídia, aspectos positivos), informações para o dia da entrevista (endereço, como chegar, trânsito no horário, local para estacionar, se for o caso), o estilo da organização “Formal/Informal”, as informações da descrição da vaga, você já se preparou para responder as questões mínimas que já informaram na descrição inicial? Esse embasamento além de demostrar interesse, você pode analisar se a oportunidade está alinhada com seu objetivo, sua missão, com seus valores.

Ainda dentro do planejamento, lembre-se de disponibilizar este dia, não é incomum, você iniciar o processo com uma pessoa e passar por outras, talvez, seja mais elegante se mostrar disponível, aberto para novas entrevistas no mesmo dia.

A entrevista, este é o grande momento, é o seu momento, lembre-se que você é o desconhecido e tem alguém querendo em poucos minutos extrair o seu melhor, e você é o único que possui o conhecimento e todos os recursos para encantá-lo.

A entrevista é um processo que prima pela comunicação, portanto é algo que deve focar. Cordialidade, respeito e boa educação desde a entrada, costuma causar uma primeira boa impressão, procure ficar atento com sua comunicação não verbal, como gestos, postura corporal, tom de voz, não tente passar alguém que você não é.

Fique preparado para resumir sua carreira em alguns minutos, faça de forma fluída, como uma história, com início, meio e fim, não precisa entrar nos detalhes e provoque a curiosidade do entrevistador nos assuntos que acha relevante, se houver o interesse ele questiona na sequência.

Para as questões especifica, responda de forma transparente e objetiva, utilize a técnica “STAR”, destacando em uma frase de forma sucinta a Situação, Tarefas necessárias, Ações tomadas e Resultado alcançado.

Para as questões que sentir-se desconfortável, talvez uma exposição negativa, lembre-se na intenção positiva do entrevistador, pois na verdade está buscando o seu comportamento diante da adversidade, lembre-se você é um ser humano, pode errar, portanto se expõe e enfatize o seu aprendizado com a situação, a mensagem que deve ficar é o que você aprendeu.

Lembre-se que você também está buscando um objetivo, por isto é muito importante ter detalhes da oportunidade, durante o processo, ficando preparado para responder a pergunta “Por que você é o candidato ideal para esta vaga?”

Resultado também é o diferencial cuidado com a resposta para a questão “Sendo Contratado, quando pretende entregar o resultado?”, acredito que é difícil uma empresa contratar, se a intenção da resposta for diferente de um resultado no primeiro dia, importante se preparar de como fará isto.

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of