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Como selecionar os melhores profissionais para uma Agência de Marketing Digital

Existem empresas que prestam serviços de recrutamento e seleção para os mais diversos segmentos do mercado. Mas o fato é que, eu que tenho uma Agência de Marketing Digital, demorei para perceber que existem alguns fatores que contribuem consideravelmente para uma seleção mais efetiva.

Em nossa Agência Digital, já erramos muito na seleção e isso acarretou em prejuízos constantes. Tínhamos uma média de 42% de assertividade nas contratações. Após mudarmos o processo de recrutamento e seleção para dentro da Agência e aplicarmos o teste de perfil comportamental, esse índice passou a 76%.

Em primeiro lugar, uma seleção adequada passa por cruzar o perfil necessário x o perfil da vaga que está disponível. Implantamos na empresa a avaliação DISC como sendo fundamental antes da efetivação de qualquer candidato.

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Então, partimos do princípio os seguintes perfis e características:

WebDesigner: Este é o profissional que desempenha a função de Criação de Sites, Banners e outras artes para clientes. Partimos do pressuposto que a criatividade é uma das principais virtudes para um profissional dessa área. Além disso, na Agência buscamos ter um nível alto de qualidade do trabalho, onde o profissional deve se atentar a possíveis falhas da ação e planejar adequadamente essas campanhas. Comparando com os perfis DISC, encontramos a criatividade como maior virtude dos Influenciadores e o planejamento com virtude dos Estáveis. Dessa forma, buscamos profissionais para essa área que tenham perfil de Influenciadores ou Influenciadores estáveis de acordo com a avaliação DISC.

Mídias Sociais: Ser influente é muito importante para um profissional de Mídias Sociais, ainda mais pelo fato de que é preciso persuadir pessoas. Além disso, a criatividade é um fator imprescindível para esta função. Dessa forma, todos os analistas de Mídias Sociais de nossa Agência Digital possuem perfil de Influência.

Comercial: Uma característica fundamental de profissionais de área comercial é ter persuasão e influência sobre as pessoas. Mais uma vez o perfil disc Influência é o mais recomendado para a função. Uma exceção à regra é o responsável pelo departamento, onde o perfil de dominância pode ser mais recomendado por ser um perfil que esta totalmente voltado a resultados.

Controle de Qualidade: Uma Agência Digital necessita de qualidade em seus projetos. Somente conseguimos melhorar o nível de satisfação dos clientes quando criamos uma função de controle de qualidade para revisar todos os nossos projetos antes de entregarmos aos clientes. Para essa função, o perfil disc mais adequado é o Conformidade, pois são pessoas muito detalhistas e capazes de encontrar falhas que outros não encontram;

Redator: Em nossa empresa, precisamos de produtividade pois lidamos diariamente com um volume de conteúdos muito grande para serem produzidos. Embora muitos entendam que o perfil mais adequado possa ser o de influência, adotamos como solução o perfil de dominância, por serem pessoas que estão totalmente voltadas a resultados e rápidas em suas funções. As características destes profissionais melhoraram consideravelmente nossos resultados.

Analista SEO: Esta é uma função completamente estratégia. Um profissional dessa área precisa elaborar uma estratégia que seja capaz de superar a dos concorrentes. O perfil estável foi o que apresentou os melhores resultados para esta função.

Porque é tão importante a avaliação do perfil comportamental?

Pesquisas indicam que os principais fatores para o sucesso de profissionais estão relacionados a Inteligência emocional. Com base em vários acertos e erros, percebemos que conhecimento técnico pode ser um diferencial, mas não é fator predominante no ato de uma contratação assertiva.

Em outras palavras, vale mais um profissional com comportamento adequado e com a vontade necessária de se superar e evoluir sempre do que profissionais que possuam elevado conhecimento técnico porém não possuam inteligência emocional capaz de conduzirem ao sucesso.

O que fazer quando a contratação é errada?

A dispensa deve ser o mais breve possível. Em um prazo de 30 dias é mais do que suficiente para saber se o profissional é o adequado para a função ou se a empresa deve partir para um novo processo de recrutamento e seleção.
Não somente em uma Agência de Marketing Digital, mas em qualquer segmento, insistir com profissionais inadequados é prejuízo das mais diversas formas.

Espero que essas dicas possam ajudar seu processo de recrutamento e seleção.

Sucesso!

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