logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Clima Organizacional > Como ser mais receptivo no trabalho

Sumário

Como ser mais receptivo no trabalho

Esse artigo trata da importância do acolhimento ao novo colaborador, criando assim uma experiência positiva, que favorece o engajamento e fortalece a cultura organizacional. Aqui você encontra 4 sugestões para agir de forma mais empática e gentil sendo mais receptivo no trabalho. Vai entender a necessidade de evitar vieses inconscientes, a importância de oferecer apoio e demonstrar empatia, além de começar a atuar como um embaixador da empresa frente aos novos contratados. Um ambiente de trabalho saudável e inclusivo deve ser uma preocupação de todos, em especial daqueles que estão em cargos de liderança que precisam ser o exemplo mais nítido dessa postura.

Todo mundo tem uma experiência positiva ou negativa para contar a respeito de um primeiro dia de trabalho em uma nova empresa, certo? Especialmente no que se refere a como se sentiu, como foi recebido pelos colegas e pelo líder, não é verdade? E, com certeza, é muito melhor quando nos sentimos bem recebidos e acolhidos em nossa nova “casa”. Por isso, ser receptivo no trabalho é um tema essencial quando pensamos em clima organizacional.

São muitas as emoções e expectativas que cercam o início de uma nova jornada profissional e muitas delas nos marcam profundamente e criam até mesmo “traumas” e resistências quando são ruins. Por outro lado, quando essa primeira impressão é favorável tendemos a ficar mais pré dispostos a nos alinharmos a cultura da empresa e a praticar também com os novos colegas recém-chegados uma recepção mais inclusiva.

E vamos deixar claro que essa sensação de ser bem ou mal-recebido em um emprego novo afeta profissionais de qualquer idade, mesmo os mais experientes.

E que esse fator precisa ser trabalhado seriamente, em especial quando se trata de favorecer a diversidade e a inclusão, temas que precisam estar cada vez mais na pauta do RH e da alta administração.

Quer ser um novo colega de trabalho mais empático e inclusivo? Então vem comigo e dá uma olhada nas quatro sugestões que separei para você se tornar mais receptivo no trabalho. Anote!

1. Evite vieses inconscientes

Evite usar vieses inconsistentes, ou seja, fazer pré julgamentos com base em uma primeira percepção ou em suas memórias. Já passou pela situação de não gostar de alguém de cara porque a pessoa te lembra outra pessoa com a qual você não tem uma boa relação?

receptivo no trabalho

Pois é, isso não é adequado e é bastante prejudicial para o ambiente de trabalho. Não generalize e não se prenda a rótulos e nem a estereótipos. Seja aberto e receptivo.

Banner artigo_Material-RH Humanizado

2. Ofereça ajuda

Ofereça apoio e ajuda mesmo em situações que, para você, que está acostumado com o ambiente, sejam simples, como por exemplo, onde as pessoas costumam almoçar, onde fica o material de escritório, etc.

Para quem está chegando tudo é novo, estranho e diferente, então se tivermos em um grupo mais engajado em incluir esse novo membro e que busque formas de ser mais receptivo no trabalho, certamente as coisas fluirão de maneira mais positiva para todos os envolvidos.

3. Tenha empatia

Exerça empatia. Lembre-se das vezes em que você passou por uma situação parecida, chegando a um lugar onde não conhecia ninguém e não tinha acesso a muitas informações.

Provavelmente se sentiu meio perdido e sem jeito de ficar incomodando as pessoas, não é mesmo? Então, coloque-se no lugar de quem acabou de chegar e seja receptivo.

4. Atue como um embaixador

Procure agir como um embaixador da empresa, ajudando o novo colaborador a entender melhor a cultura do lugar e a estabelecer contato com pessoas de outras áreas. A interação com outros setores ajuda a arraigar um sentimento de acolhimento genuíno.

Com essa postura você ajuda o novo colega a ter uma integração mais rápida e eficaz, além de gerar boas lembranças na memória dele. Favorecer um ambiente saudável é papel de todos nós.

Dica extra de como ser mais receptivo no trabalho

Você não é obrigado a “amar” todas as pessoas com as quais trabalha, mas respeito é fundamental e ser receptivo no trabalho é um diferencial.

E o papel da liderança nessa recepção?

E mais, se você ocupa uma posição de líder do novo colaborador é mais do que seu dever preparar a equipe para agir de forma mais receptiva possível e também estar disponível para esses primeiros momentos mais críticos de adaptação ao ambiente.

Esteja atento a postura da equipe e ao comportamento do novo colaborador, demonstre interesse genuíno especialmente nas primeiras semanas de empresa e colabore nas ações de integração, seja convidando-o para um almoço ou café ou para um bate papo mais descontraído para entender os sentimentos e percepções dele quanto a cultura e engajamento junto aos colegas.

Lembre-se que ser receptivo no trabalho, especialmente na posição de líder, pode ser fundamental para contribuir com a retenção de talentos na empresa e para o controle do temido índice de rotatividade.

Então, que tal ser mais receptivo no trabalho, desenvolver mais sensibilidade e tornar o ambiente acolhedor e saudável?

Gostou do conteúdo? Deixe sua avaliação e compartilha!

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Formado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais e com Especialização em Design Thinking pela University of California e formação em Inovação, também com formação em Empreendedorismo pela Stanford University. Conta com visão estratégica e experiência profissional em tecnologia e gestão de produtos. É o único brasileiro a figurar na ‘Top 50 CEOS de SaaS 2022’. Organizada pela Software Report, a lista reconhece os líderes de empresas mais transformadoras e impactantes do setor.
Assine a nossa Newsletter