Artigos

Como superar o estresse no ambiente de trabalho com algumas ferramentas do Processo Coaching

Como superar o estresse no ambiente de trabalho como algumas ferramentas do Processo Coaching.

O estado emocional do seu chefe, as reuniões relâmpagos, a pressão diária, os próprios equipamentos que não funcionam e até a falta de retorno para a conclusão de suas atividades podem influenciar o estresse, fazendo com que perca a tranquilidade no ambiente de trabalho. Mas, esses momentos fazem parte do nosso dia a dia e o estresse torna-se um inimigo e perigoso a partir do momento em que afeta a saúde, além de influenciar na produtividade.
Para se fortalecer em situações estressantes, é importante respirar fundo, se concentrar, refletir e procurar sempre o lado positivo da situação. É preciso encarar as atividades do trabalho como um estímulo e passar por certas etapas é necessário para alcançar os objetivos e metas.

E como o processo de Coaching pode ajudar a minimizar esse sentimento?

Sobre a administração do seu tempo: É preciso aprender administrá-lo. Planejar o dia a dia de trabalho . Uma ferramenta utilizada no processo tem por objetivo fazer com que perceba quais são as principais tarefas, o que pode descartar e o que pode delegar, fazendo um melhor gerenciamento do tempo;

Outra dica é a comunicação: O diálogo sincero com o chefe e/ou colegas de trabalho é imprescindível. O diálogo tem que ser calmo e a comunicação limpa e esclarecida. Dessa forma, cria-se um espaço para conversar, tornando o ambiente mais harmonioso e o trabalho mais proveitoso;

Ter o controle das emoções para administrar conflitos futuros: A melhor maneira de controlar as emoções é agir racionalmente, do contrário agindo pela emoção e impulso as consequências serão prejudiciais para todos os envolvidos. E uma das ferramenta do coaching tem por objetivo ajudar a enxergar as limitações e ideias que levam aos conflitos e a falta de adaptação, trabalhando com as crenças limitantes e o posicionamento dos valores facilita a desenvolver o autoconhecimento e consequentemente melhor controle emocional;

Dependendo do grau de estresse, quando chega á flor da pele é preciso controlar as emoções e deixar para outra ocasião qualquer atitude. Se o contato for inevitável, se prepare com a seguinte técnica de coaching – visualização por ensaio mental .

Antes de qualquer ação que pressinta ser estressante , reserve alguns minutos para você se preparar: Fique sozinho, respire fundo, feche os olhos e visualize você mais calmo e com a clareza de seus pensamentos. Agora visualize você depois desse momento, já houve a conversa e tudo ocorreu bem. Mentalize pensamentos positivos e relaxantes. Depois desse exercício mental você com certeza estará ainda mais preparado.
Lembre-se que as habilidades necessárias para ultrapassar barreiras estão todas dentro de você, é preciso apenas desenvolvê-las.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of