Artigos

Como ter um dia produtivo trabalhando em casa?

como ter um dia produtivo*Por Priscila Espinoza, Mentora e Palestrante de Gestão do tempo & Produtividade. É especialista em Produtividade, Organização Pessoal e Gestão de Projetos

O que antes era uma “fase” devido a pandemia do COVID-19, já virou realidade para muitos profissionais. Segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), a modalidade a distância foi adotada por cerca de 10% dos trabalhadores do País. Sem contar os profissionais no modelo híbrido (meio home office, meio presencial) que atingem 15% dos profissionais. E como ter um dia produtivo no trabalho?

O trabalho home office já era idealizado por muitas pessoas e os prós são vários: Eliminação do tempo de deslocamento, mais conforto, mais tempo de qualidade com a família e mais autonomia e liberdade de tempo. 

Nova call to action

Porém, mesmo com tantos prós, os efeitos do home office nos últimos 2 anos na grande maioria dos profissionais foram bem contrários…81% dos brasileiros dizem buscar mais equilíbrio entre vida e trabalho, mesmo com a redução do tempo de transporte, muitos ainda sentem que trabalhar em casa é mais cansativo do que trabalhar na própria empresa. 

Os motivos são comportamentos dos profissionais e a cultura das empresas. É um mix de responsabilidades, e ambas as partes precisam trabalhar juntas, para que os profissionais tenham mais rendimento profissional e saúde mental, entendendo que SER.

O PRODUTIVO é diferente de SER OCUPADO. Ele tem a habilidade de gerenciar seu trabalho e sua vida, o ocupado apenas trabalha e não consegue viver para mais nada. 

Então a grande pergunta deste texto é: Como ter um dia produtivo trabalhando em casa?

Primeiro vamos aos fatores que impactam a produtividade dos “home officers”.

1. Falta de organização 

Ninguém nos ensina organização pessoal na escola. Então precisamos buscar aprender sozinhos em como organizar melhor nossos ambientes e espaços físicos e eletrônicos 

2. Falta de gestão do tempo 

Estar em casa e ao mesmo tempo estar trabalhando, atrapalha muitas pessoas. Alguns profissionais confundem liberdade com falta de responsabilidade e acabam não colocando limites entre o tempo de trabalho e vida pessoal. 

3. Falta de prioridades 

“Quando tudo é prioridade, nada é prioridade…” Já dizia meu escritor favorito Greg McKeown autor de Essencialismo. Para o mundo em que vivemos ter senso de priorização é uma competência de destaque absolutamente necessária para a saúde mental dos profissionais.

4. Má gestão

Líderes precisam aprender a se autogerenciar, antes de gerenciarem outras pessoas. O bom líder tem a capacidade de delegar justamente, estabelece prazos claros e alcançáveis com a equipe e diz “não” quando necessário.

Em uma liderança mal preparada, não somente os resultados da empresa são prejudicados, mas toda a equipe.

Essas são só algumas das causas principais que percebo em meus atendimentos de mentoria e em minha carreira como profissional. 

home office

Como ter um dia produtivo trabalhando em casa?

1. Organize e tenha um ambiente para trabalho 

Trabalhar da cama é completamente prejudicial para sua saúde física no longo prazo e diminui MUITO sua concentração. Além de poder trazer problemas de sono no futuro. 

Se possível, monte seu escritório com mesa, cadeira e computador na altura dos olhos.  Mantenha-o sempre organizado e limpo.

2. Use a agenda e listas da maneira certa 

Comece a organizar as coisas que precisa fazer no dia, sempre na noite anterior. Use uma agenda para colocar: 

  • Compromissos (reuniões, consultas, calls e etc); 
  • Lembretes recorrentes (coisas que você precisa se lembrar de fazer com frequência);
  • Blocos de tempo para tarefas focadas (criar tempo para executar aquele relatório chato que você precisa entregar o quanto antes).

Use a lista de tarefas para colocar: 

  • Todas as ações que você precisa fazer (por menores que elas sejam) NÃO CONFIE NA SUA CABEÇA. 

calendário de RH

3. Defina HORÁRIOS para iniciar o trabalho e para parar o trabalho 

Não caia na cilada de trabalhar assim que acordar. Tenha tempo para si de manhã. Tome um café tranquilo e respire antes do dia de trabalho começar.

Também tenha horário para parar e fazer suas atividades pessoais pós trabalho.

Siga essas estratégias com disciplina e logo terá resultados excelentes! Nos vemos numa próxima.

Obrigado por ler. Espero que este artigo tenha te dado bons insights de como ter um dia produtivo no trabalho. Se você tem alguma dica extra, sugestão ou dúvida, deixe no campo comentários abaixo!

5 2 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH