Artigos

Como desenvolver as melhores competências socioemocionais?

competências socioemocionais

As competências socioemocionais são habilidades pessoais que nos ajudam a lidar com nós mesmos e o outro. Conheça quais são elas e aprenda a desenvolvê-las!

Conheça as principais competências socioemocionais e aprenda a desenvolvê-las!

Nova call to action

Descubra como você pode desenvolver as principais competências socioemocionais e se destacar com eficácia no mercado de trabalho atual.

O que são competências socioemocionais?

Chamamos de competência socioemocional todas as habilidades interpessoais que nos ajudam a lidar com nós mesmos e o outro. Na atualidade, o desenvolvimento das competências socioemocionais podem ser um requisito essencial para o mercado de trabalho.

Para ser um bom funcionário, ou um bom líder, é essencial o desenvolvimento dessas habilidades para ser um colaborador de sucesso e ajudar a sua equipe diante das situações que lhes serão impostas.

Considerando este fato, vamos falar nos seguintes tópicos um pouco mais sobre o assunto. Saiba mais com a gente sobre:

Vamos lá?

Qual a importância das competências socioemocionais para o mercado de trabalho?

As competências socioemocionais para o mercado de trabalho são imprescindíveis para um bom manejo da gestão empresarial e também um desenvolvimento pessoal e profissional eficaz.

Consideramos assim, como competências socioemocionais algumas habilidades como: a proatividade, empatia, assertividade, pensamento crítico, objetividade, etc.

Tanto no nosso dia a dia, quanto no nosso expediente profissional, as habilidades pessoais nos ajudam em situações promissoras como: tomar decisões e resolver problemas!

A importância das competências socioemocionais é reconhecida também pelo BNCC (Base Nacional Comum Curricular), se tornando assim, um requisito muito importante também nos processos seletivos e sistemas de recursos humanos dentro das empresas.

Interessante, não é mesmo? Continue a leitura conosco e saiba mais sobre os tipos de competências socioemocionais.

Veja só!

Tipos de competências socioemocionais

As competências socioemocionais podem ser subdivididas em dois segmentos: As Hard Skills e as Soft Skills. Visto isso, vamos exemplificar para você o que significa cada uma delas!

Hard Skills

As hard skills são conhecidas como as habilidades mais voltadas para a prática e técnica de um indivíduo sobre determinado assunto. Alguns exemplos delas são:

  • Cursos Técnicos;
  • Nível de escolaridade;
  • Idiomas;
  • Experiências profissionais;
  • Conhecimento tecnológico.

Essas habilidades, por sua vez, significam muito na escolha do candidato ideal pela analise e observação de um currículo. Geralmente, são esses requisitos que destacam você com o seu concorrente em uma vaga de emprego.

Soft Skills 

As soft skills são as habilidades pessoais que dizem respeito ao comportamento humano e a capacidade de pensar,sentir e refletir sobre determinadas situações. Dessa forma, podemos definir elas em:

Capacidade de solucionar conflitos

Definidas pela habilidade de escutar ativamente o outro e agir usando a assertividade como ferramenta social.

Objetividade nas tomadas de decisões

Capacidade de observar as situações amplamente e decidir com precisão o que é melhor para a equipe e a corporação em que trabalha.

Empatia

Caracterizada pela virtude de conseguir se colocar no lugar do outro, entendendo como a pessoa se sente trazendo a realidade dela para a sua, podendo assim, agir gentilmente com o próximo.

Pensamento crítico

Definido pela capacidade de analisar criticamente um determinado objeto, seja ele um projeto em ascensão ou uma oportunidade encontrada. O pensamento crítico advém da inteligência emocional principalmente para a tomada de decisões.

Proatividade

Habilidade que advém de ser proativo ao outro. Conseguir realizar vários projetos ao mesmo tempo, se prontificar sempre para ajudar e ser multifuncional para a equipe.

Senso de liderança

Capacidade de se colocar à frente dos obstáculos e se prontificar para resolvê-los, liderando os demais para alcançar um rápido objetivo, traçado pelo mesmo.

Essas competências definem o seu tipo de comportamento, isto é, como a sua personalidade interage com as suas ações. Na etapa de entrevistas essas habilidades são muito bem analisadas, principalmente para saber se o perfil do candidato combina com o perfil da empresa.

As corporações valorizam muito pessoas que possuem a capacidade de lidar bem com o próximo e consigo mesmo, por isso, não deixe de desenvolver essas habilidades. Saiba como desenvolver as competências socioemocionais no próximo tópico!

Como desenvolver as competências socioemocionais?

Para desenvolver as competências socioemocionais você pode praticar o autoconhecimento!

O autoconhecimento é o pioneiro de todas as habilidades interpessoais. Isso porque, a partir dele, conseguimos desenvolver com mais clareza cada competência.

Com um autoconhecimento qualificado, será cada vez mais fácil de adquirir não só as soft skills como também as hard skills.

Identificando os seus gostos, personalidade e padrões de comportamento, o traçamento das suas metas pessoais terão 100% de eficácia embasado naquilo que mais importa: você mesmo.

Está gostando do nosso conteúdo? Venha conosco e desvende os benefícios de obter as principais competências socioemocionais.

teletrabalho

Benefícios de obter as principais competências socioemocionais

Assim como visto nos tópicos acima, o desenvolvimento das competências socioemocionais são muito importantes para o nosso crescimento pessoal e profissional. 

Visto isso, separamos para você os maiores benefícios de adquirir essas habilidades!

  • Destaque entre os seus concorrentes

Dominando as habilidades técnicas e comportamentais o seu perfil estará completamente de acordo com o que as corporações buscam em um profissional.

  • Desenvolvimento pessoal e profissional

A partir da desenvoltura das competências socioemocionais além de você poder usufruir das habilidades em sua vida pessoal, o seu campo profissional estará apto para um crescimento gradual e de qualidade.

  • Educação emocional

Com o aprendizado das habilidades pessoais a inteligência emocional será apenas uma consequência! A educação emocional é um fator chave para o ser humano e ela com certeza será conquistada após a pratica das competências socioemocionais!

  • Relacionamentos saudáveis

Aprendendo a lidar consigo mesmo e com o outro, os relacionamentos se fortalecem pelo compreendimento do sujeito como um ser humano que também tem a sua subjetividade e razões para ser o que é. Dessa forma, os laços se firmam em uma ocasionalidade funcional!

Interessante, não é mesmo? Nesse artigo aprendemos um pouco mais sobre as competências socioemocionais e a sua utilidade para a vida pessoal e profissional. 

Para mais assuntos como este, fique de olho no nosso Blog e não perca as melhores informações sobre gestão de pessoas, desenvolvimento pessoal e produtividade profissional!

Este artigo foi escrito por Voitto Treinamento e Desenvolvimento.

gestão comportamental

5 1 vote
Article Rating

Newsletter

Receba notícias do RHPortal por email

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments