Artigos

Competências: Como São Avaliadas No Mercado De Trabalho

por Simoni Aquino*

Na atual configuração do mercado de trabalho, muito ouvimos falar em competências. Mas afinal de contas, o que são competências? Leia no artigo Como está seu CHA?, onde este conceito foi abordado em conjunto com as habilidades e atitudes. Entretanto, vale relembrar:

Conhecimento é o saber: Envolve a educação formal, saber o que, saber o porquê, saber para que e a capacidade de aprender.

Habilidade é o saber-fazer: São as experiências, o saber como, as técnicas, o conhecimento tácito e o modelo menta.

Atitude é o saber ser: Ou seja, ter determinação, responsabilidade, comprometimento, motivação e iniciativa.

E ser competente é não é apenas fazer bem feito sua função – e nem todos são competentes, pois competência é abranger tudo isso!

Isso quer dizer que as empresas valorizam o saber, o saber-fazer e o saber ser.

Não basta apenas um dos pilares!

AS COMPETÊNCIAS E OS PROCESSOS DE SELEÇÃO X DESCONTENTAMENTO

Atualmente grande parte dos processos de seleção tem como foco as competências comportamentais. As competências exigidas para cada processo de seleção são específicas e variam de empresa, cargo e nível hierárquico.

O grande descontentamento dos profissionais disponíveis se deve ao fato de considerem-se adequados para a vaga que irão concorrer sem saber se “possuem realmente” as competências que serão avaliadas. E grande parte das reprovações em processos de seleção se dão, justamente por que as empresas buscam profissionais com competências estabelecidas (são as competências essenciais) e se não as encontram minimamente em determinado candidato, nada mais natural que este candidato seja reprovado.

As competências são avaliadas no candidato da seguinte forma: domínio, aplicação e conhecimento.

Se uma vaga exige que o candidato domine determinada competência e ele apenas a conhece, óbvio e natural que ele seja reprovado! Ao passo que se ele a aplica, mas não a domina, dependendo de outras análises da seleção e mesmo não a dominando ele pode ser aprovado no processo, pois a empresa o desenvolverá para que ele passe a dominar a competência.

Isso explica em parte, por que não adianta fazer SPAM do currículo e nem enviar um currículo para determinada vaga mesmo sabendo que não preenche todos os requisitos da mesma. Por isso os profissionais devem sempre fazer uma autoavaliação para buscar autoconhecimento e se identificarem déficits em competências, deve buscar aprimorá-las para obter sucesso na recolocação.

Hoje você aprenderá algumas competências fundamentais para sua Empregabilidade, tanto para ingressar ou se recolocar quanto para permanecer no mercado de trabalho:

COMPETÊNCIAS INTELECTUAIS

São as competências necessárias para reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos. Além da disponibilidade para buscar autoconhecimento e assumir a responsabilidade pela sua qualificação, sem esperar que sua capacitação seja realizada pelas organizações.

APLICAR CONHECIMENTO: Saber aplicar seus conhecimentos técnicos para a resolução das situações expostas em seu contexto de atuação.

TRANSFERIR CONHECIMENTO: Saber multiplicar seus conhecimentos técnicos para seu superior, pares, subordinado, clientes, fornecedores, ensinando, instruindo e aperfeiçoando a resolução das situações expostas em seu contexto de atuação. Estar apto para adquirir novos conhecimentos.

GENERALIZAR CONHECIMENTO: Traduzir os conhecimentos do nível institucional à realidade da organização, transferindo ao próximo nível, o operacional, a responsabilidade direta pela implementação das ideias. De um lado, faz contato com situação de extrema instabilidade – quando interage com o nível institucional – e, de outro, com protocolos sobretudo rígidos e previsíveis – quando faz interface com o nível operacional.

RECONHECER E DEFINIR PROBLEMAS, PROPONDO SOLUÇÕES PARA RESOLVÊ-LAS: Visualizar, analisar e situar os negócios da empresa dentro do contexto nacional e mundial, de modo solidificar e perpetuar a imagem e atuação da empresa dentro desse cenário, independente do produto ou serviço prestado.

AUTODESENVOLVIMENTO E ATUALIZAÇÃO: É preocupado com seu desenvolvimento profissional. Mantém-se atualizado, buscando amplitude de conhecimento na sua área de atuação. Toma para si a responsabilidade de manter-se atualizado.

COMPETÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO

São as competências utilizadas na forma de expressão e comunicação com seu grupo, superiores hierárquicos ou subordinados, clientes internos e externos. Além de cooperação de trabalho em equipe, de diálogo, de exercício da negociação e de comunicação.

COMUNICAÇÃO: Comunicar-se com os acionistas, clientes, fornecedores, parceiros, superiores e subordinados de forma eficaz – Entender os tipos de feedback, como avaliar a adequabilidade e as condições do feedback. Feedback eficaz. Feedback individual versus feedback coletivo; prós e contras; como e quando pedir feedback; as diversas direções possíveis de se dar feedback. Facilidade de verbalização dos pensamentos e sentimentos; Sabe ouvir e responder adequadamente; Capacidade para perceber e interpretar comunicações não verbais e o clima do ambiente.

REDAÇÃO E GRAMÁTICA: Habilidade para planejar e fazer comunicações orais e escritas. Comunicar-se por escrito de maneira mais clara e mais eficaz. Inclui diretrizes específicas de como preparar memorandos, cartas, e-mails, propostas e outros tipos de comunicação. Escrever centrado no leitor e formatar suas comunicações de tal forma que sejam fáceis de ser lidas, que causem o impacto desejado e que o ajudem a alcançar seus objetivos.

NEGOCIAÇÃO: Capacidade de demonstrar atitudes flexíveis e de adaptá-las a terceiros e a situações diversas. Desenvolver habilidades de relacionamento, incluindo as capacidades de flexibilização e adaptação, com enfoque na postura pessoal.

PERSUASÃO: Poder de argumentação assertiva; Perspicácia de maneira a conseguir convencer o outro; Habilidade para convencer as pessoas em todos os aspectos; Capacidade para conseguir o apoio dos outros para ideias, propostas, projetos e soluções.

COMPETÊNCIAS SOCIAIS

São habilidades reguladoras do relacionamento e do comportamento das pessoas. São atitudes e comportamentos necessários para transferir os conhecimentos da vida cotidiana para o ambiente de trabalho e vice-versa, para se relacionar com o outro, para trabalhar em equipe, apresentar equilíbrio emocional, desenvolver maturidade profissional e companheirismo.

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL: Facilidade para criar e estabelecer laços e vínculos sociais , tanto nas questões voltadas ao dia a dia de trabalho, através de orientações em relação aos trabalhos, quanto naquelas horas onde a emoção faz-se presente. É preciso que o líder esteja atento às atitudes de sua equipe, para melhor direcionar sua atuação frente aos acontecimentos.

TRABALHO EM EQUIPE, GERENCIANDO CONFLITOS E INTERESSES: Capacidade e discernimento para trabalhar com e por meio de pessoas, incluindo o conhecimento do processo da Motivação e a aplicação eficaz da liderança, com capacidade de influenciar o comportamento do grupo com empatia e equidade, visando os interesses interpessoais e institucionais.

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: Dimensionar a importância do meio ambiente e o impacto de suas ações na preservação do mesmo.

SOCIABILIDADE: Busca sempre a interação social; Capacidade para promover a interação de grupos sociais; Age pela simpatia e capacidade natural de liderança.

EQUILÍBRIO E MATURIDADE: Não é impulsivo. Não foge dos problemas. Suporta ambiguidades, pressão e frustrações. Respeita os outros superiores e os subordinados. É discreto. Decide sem muito desgaste.

COMPANHEIRISMO: Capacidade natural de desenvolver empatia; Facilidade de relacionamento interpessoal; Relaciona-se com facilidade em todos os níveis sociais; Companheiro ideal fazendo aumentar o comprometimento das pessoas nas ações.

COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

São as competências necessárias para demonstrar espírito empreendedor e capacidade para a inovação, iniciativa, criatividade, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência da qualidade e implicações éticas do seu trabalho.

INICIATIVA: Identificar e atuar de forma próativa sobre problemas e oportunidades. Oferecer-se para tarefas e identificar o que precisa ser feito e começa a agir. Começar a agir sem que lhe peçam ou exijam. Aproveitar oportunidades e começa a agir para tomar vantagem delas. Começar projetos individuais ou em grupo e assume responsabilidade total por seu sucesso. Identificar logo o que precisa ser feito frente a obstáculo e age até que sejam superados. Assumir responsabilidade de criar todos os passos de um projeto cujas circunstâncias e resultados não estejam bem definidos.

CRIATIVIDADE: Produzir mais e melhores ideias para o desenvolvimento de produtos e de novos processos de trabalho.

ADAPTABILIDADE: Adaptar-se às condições favoráveis e desfavoráveis sejam elas de qualquer ordem (ambientais, econômicas, tecnológicas).

QUALIDADE: Buscar pela excelência de produtos e serviços e uma preocupação maior com as crescentes exigências dos clientes internos e externos. Preocupa-se com o padrão de qualidade na execução das suas atividades, apresenta o trabalho de forma completa com exatidão e organização, cumprindo os prazos estabelecidos, mesmo diante de demandas excessivas.

ÉTICA: Sustentar-se em valores éticos e morais, gerando credibilidade e confiança na sua gestão por aqueles que fazem parte do seu convívio diário: Colaboradores, Clientes Internos e Externos, Parceiros e Fornecedores. Mantém coerência entre discurso e prática.

COERÊNCIA: O discurso não deve ser diferente da prática e isso é um ponto de relevância que deve ser sempre observado na gestão. É preciso que o líder seja coerente em suas atitudes, com sua Missão e com sua equipe, pois quando a equipe observa contradição, certamente se comportará da mesma maneira, o que caracteriza a cultura do não comprometimento, ameaçando os resultados produzidos.

AUTOCONTROLE: Capacidade de controlar suas emoções diante de hostilidades e provocações; Bom equilíbrio entre racionalidade e emotividade; Plenamente equilibrado nas situações de estresse; Reage ponderadamente frente a pressões e imposições.

DOMÍNIO: Capacidade para determinar atividades a serem realizadas; Habilidade para comandar equipes; Exerce poder e autoridade sobre os demais; Capacidade de liderança natural.

ENERGIA: Tem boa vitalidade para as ações; Apresenta postura pró-ativa e realizadora; Age com certa impulsividade, mesmo sob forte pressão; Facilidade em emitir seus pareceres e opiniões.

COMPETITIVIDADE: Disponibilidade para competir; Compara seus resultados com de outros; Seu objetivo é ser o melhor; Prefere atuar em ambientes regidos pela competição.

AMBIÇÃO: Evidencia esforços para alcançar os objetivos traçados; Busca bens materiais, status e reconhecimento social; Regido por forte obstinação; Visa alcançar altos ganhos, cargos e resultados.

Gosto pelo resultado e pelo empreendimento. Possui destreza e espírito de conquista de novas oportunidades e soluções. Tem iniciativa baseada em parâmetros estabelecidos.

PROATIVIDADE: Adapta seu comportamento e trabalho facilmente à evolução da empresa, dos mercados e das expectativas dos clientes, mostrando disposição e motivação para enfrentar novos desafios. Antecipa, capta e compreende as transformações do ambiente, absorvendo novas atitudes que possam contribuir para o seu crescimento e evolução da empresa.

OTIMISMO: Acredita sempre que seu esforço apresentará o melhor resultado; Mantém disposição positiva nas mais variadas situações; Sua expectativa é sempre a melhor possível; Procura animar os outros para ir adiante.

RACIOCÍNIO LÓGICO: Capacidade para abordar situações de forma lógica, sistemática e sequencial; Expressa ideias bem fundamentadas; Busca embasamento conceitual na solução de problemas; Avalia as situações através de modelos lógicos.

OBSERVAÇÃO: Está atento todo o tempo ao que se passa ao seu redor; Atenção difusa: presta atenção em várias coisas ao mesmo tempo; Capacidade de ouvir, atendo-se as minúcias do ambiente; Percepção das mudanças ambientais.

DETALHAMENTO: Está atento e é cuidadoso com detalhes, assegurando que não existam lacunas no processo sob sua coordenação; Observa os mínimos detalhes em qualquer situação; Procura executar tarefas com perfeição; Preocupação com a apresentação e forma das tarefas.

CONCENTRAÇÃO: Capacidade de manter-se atento em uma determinada tarefa; Mantém-se alheio as interferências do meio até a finalização; Capacidade de terminar uma tarefa antes de iniciar outra; Habilidade para focar um objeto isoladamente para análise.

CONSERVADORISMO: Fortes princípios estabelecidos; Resistente à mudanças; Estável e plenamente previsível; Cumpre à risca os modelos existentes.

DISCIPLINA: Ter autodisciplina no cumprimento de suas tarefas; Cumpre prazos, sabendo administrar tempo e recursos; É disciplinado no trabalho e cumpre as determinações; Mantém a ordem no ambiente de trabalho.

ROTINA: Facilidade de adaptação às tarefas previsíveis; Atua com disposição nas tarefas repetitivas; Cumpre tarefas rotineiras sem questionamento; Prima pelos padrões tradicionais.

ORGANIZAÇÃO: Atua através de métodos e sistemas preestabelecidos; Visa sempre a maior praticidade das coisas; Tem sempre em mente o começo, meio e fim das ações; Executa as atividades exatamente como foram planejadas.

PERSISTÊNCIA: Não desiste frente à obstáculos; Está sempre disposto para tentar novamente; Procura sempre uma nova solução; Motivado para buscar soluções.

CRIATIVIDADE: Capacidade de pensar fora dos padrões estabelecidos; Consegue sair do fluxo comum do pensamento em busca de inovação; Busca sempre alternativas criativas para solucionar problemas.

INDEPENDÊNCIA: Age por impulso e sem restrições; Tem fé nas suas próprias ideias; Sente-se livre para pensar e agir. Não tem receio de ser cerceado; Identifica, antes dos outros, o que precisa ser feito; Toma a ação livremente diante de decisões difíceis.

COMPROMETIMENTO: Está comprometido com planejamento estratégico da empresa. Compartilha e transmite o projeto estratégico aos seus colaboradores. Apoia e difunde os objetivos e valores da empresa.

FLEXIBILIDADE: Aceita mudanças e se adapta. Cumpre normas e regras. Possui flexibilidade para ouvir, receber críticas e entender pontos de vista contrários aos seus. Não é impulsivo e não foge dos problemas. Reage bem a pressões, ambiguidades e frustrações.

PRUDÊNCIA: Cautela com as atitudes precipitadas, ou seja, pensar duas vezes, avaliar uma proposta e ouvir a opinião do colega de trabalho não é sinal de fraqueza, mas sim de responsabilidade.

ASSERTIVIDADE: Um indivíduo assertivo é hábil para expressar posicionamentos, ideias e até mesmo emoções. Ao ser assertivo, o indivíduo defende seus direitos e respeita os dos colegas. Aprende a dizer não, com argumentos que revelam profissionalismo. Através da assertividade é possível evitar conflitos desnecessários que geralmente afetam negativamente a rotina corporativa.

COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS

São as competências necessárias para compreensão do negócio, dos objetivos de sua função e da organização, tratativa nas relações com o mercado e co os concorrentes, compreensão da importância da análise do ambiente sócio-político (conhecimento em negócio, planejamento, orientação para o cliente). Além de outras como habilidade para gerenciamento do tempo, visão holística e intuição.

GERENCIAR TEMPO: Estabelecer metas, priorizar tarefas, lidar com os desperdiçadores de tempo, fazer análise do tempo e criar e maximizar sua programação de uso do tempo.

GERENCIAR RECURSOS: Zelar pelo controle da previsão orçamentária do departamento ou Unidade de Negócio e como analisar e justificar um investimento. Equacionar a mão de obra disponível com os recursos técnicos disponíveis.

COMPROMISSO COM RESULTADOS: Liderar/atuar com foco em objetivos quantitativos e qualitativos. Quando observado e praticado pelo líder, trará credibilidade por parte de seus liderados. Uma vez que o líder influencia diretamente o comportamento de seus liderados, quando de sua aceitação, a prática de tal competência servirá como modelo a ser seguido e poderá gerar estímulos positivos na equipe, tornando-a cada vez mais compromissada com as metas a serem atingidas.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO: Coordenar suas tarefas e/ou da equipe, incluindo o planejamento (plano de ação/cronograma), a organização (distribuição de trabalhos), e as tarefas sequenciais (ações), bem como a seleção e a alocação de recursos necessários.

LIDERANÇA: Administrar equipes com eficácia: delegar eficazmente, ampliar oportunidades e demonstrar justiça ante seus feitos. Criar um clima propício ao desenvolvimento: ampliar os desafios e as oportunidades para criar um clima que favoreça o desenvolvimento de sua equipe. Saber lidar com colaboradores quando apresentam problemas: agir com decisão e equidade quando tratar colaboradores com problemas. Formar uma equipe de talentos: investir no desenvolvimento do potencial de seus colaboradores, identificando e oferecendo novos desafios e responsabilidade compartilhada.

ATUAÇÃO ESTRATÉGICA: Estabelecer conexão com dois tipos de ambientes que influenciam diretamente nos resultados da equipe: os internos e os externos. Atuar de forma a antever oportunidades e ameaças, tendências e inovações possibilitando o agir, ou seja, empreender esforços para a excelência na performance de sua equipe.

AUTONOMIA: autonomia para a tomada de decisões, visto que estarão se deparando continuamente com situações não planejadas ou que fogem à rotina do trabalho

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: O profissional que não consegue mobilizar seus conhecimentos, seus saberes e suas habilidades para a resolução de uma situação de conflito, que carece de imediata solução, torna-se improdutivo para o alcance dos objetivos organizacionais.

TOMADA DE DECISÕES: O funcionário deve assumir responsabilidade pelo seu trabalho. Há pequenas decisões que, por mais que o gerente planeje, devem ser tomadas pelos profissionais. Destemido, toma a ação sem hesitação; Assume riscos; Toma decisões com rapidez; Não perde as oportunidades.

VISÃO ESTRATÉGICA: Analisa situações, considerando-as as como campos de batalha; Capacidade de lidar com múltiplas variáveis; Visão sistêmica de processos e resultados; Desenvolve estratégias sempre em sintonia com os interesses da empresa e mercado.

ANÁLISE CRÍTICA: É lógico e detalhista na análise criteriosa de todos os elementos que compõem uma situação; Chega a uma conclusão clara sobre o problema analisado; Habilidade em apresentar análise dos fatores, avaliando prós e contras das situações.

CONFIDENCIALIDADE: Mantém sigilo referentes às informações e dados organizacionais.

CAPACIDADE DE DELEGAR: Capacidade de dar ordens com segurança e informar aos subordinados os resultados esperados, cobrar e controlar o que foi delegado e de autorizar iniciativas e os uso de recursos.

ENGAJAMENTO INSTITUCIONAL: Compreende e aceita os valores básicos, objetivos e políticos da organização e os defende diante de terceiros. Decide e age considerando os interesses da organização.

INTUIÇÃO: Em determinadas situações, é necessária a utilização da intuição para resolver problemas, conflitos e desenvolver novas propostas que agreguem valor ao negócio da organização. Ou seja, é a percepção que o indivíduo tem frente a uma determinada situação, sem a utilização do raciocínio lógico, colocando em prática conhecimentos e informações já obtidas anteriormente.

VISÃO HOLÍSTICA: Apresentar uma “imagem única” de um todo, que normalmente podem ser relacionados a visões parciais abrangendo suas estratégias, atividades, informações, recursos e organização (estrutura da empresa, cultura organizacional, qualificação do pessoal, assim como suas interrelações). Com uma visão holística é mais seguro tomar decisões relativas a uma das visões específicas, pois a influência desta decisão sobre as outras visões da empresa é observada à priori. Se esta visão holística for então formalizada, pode-se discutir problemas específicos sem se perder a abrangência, nivelando-se o conhecimento entre os participantes da discussão.

VALORIZAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA: Trabalhar, trabalhar, trabalhar e se tornar um workaholic (viciado no trabalho) é um indicador preocupante para as empresas. O profissional deve ter consciência de que a melhoria da qualidade de vida deve estar presente dentro e fora da organização.

* Simoni Aquino, Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas, palestrante, facilitadora de grupos e blogueira do Blog Além do RH onde escrevo sobre mercado de trabalho, recrutamento e seleção, recolocação profissional e RH.
www.simoniaquino.com.br
www.alemdorh.blogspot.com
contato@simoniaquino.com.br

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Elizandro G. Roos Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Elizandro G. Roos
Visitante
Elizandro G. Roos

Em um candidatura me perguntaram coisas que me deixaram confuso:

Descreva suas competência(s) comportamental(is):

– Orientação para excelência :

– Orientação para o cliente :

– Tomada de decisão :

– Trabalho em grupo e cooperação: