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Como melhorar comunicação empresarial com uma ferramenta de chat

As ferramentas de chat são cada vez mais utilizadas para promover uma comunicação empresarial eficaz, de forma interna ou externa. Descubra neste artigo como você pode seguir essa tendência!

A comunicação empresarial é uma atividade fundamental para toda empresa que deseja conquistar o seu espaço no mercado. Ela abrange tanto a comunicação interna quanto a externa e é um pilar essencial de qualquer organização. Além de dar voz aos objetivos da empresa e comunicá-los para os colaboradores, ela também tem como objetivo conectar a empresa e os clientes.

Por isso é importante saber como fortalecer a comunicação empresarial e, além disso, entender quais são os recursos que a tornam mais eficaz e simplificada para seu negócio. Isso independe do tamanho da empresa, segmento de mercado ou quantidade de colaboradores.

Existem diversas ferramentas que contribuem para que uma empresa possa estabelecer ou melhorar a comunicação empresarial. O chat é uma dessas ferramentas, tendo como vantagem o fato de poder ser aplicado tanto na comunicação interna quanto externa. 

Foi pensando nisso que elaboramos um conteúdo para que você possa entender mais sobre a comunicação empresarial e como é possível desenvolvê-la dentro da sua empresa a partir do uso de uma ferramentas. 

O que é comunicação empresarial?

A  comunicação empresarial, também chamada de comunicação corporativa ou integrada, é uma área que pode, e deve, ser explorada por qualquer empresa que deseja conquistar seu espaço no mercado.

Um dos principais objetivos da comunicação empresarial é melhorar a imagem da empresa. Isso diz respeito tanto para públicos internos, que representam os colaboradores, quanto para o público externo, ou seja, os clientes da empresa. 

Essa ação pode gerar uma vantagem competitiva para a empresa dentro mercado que ela atua, desde que ela tenha um bom plano de comunicação empresarial e que ele esteja alinhado aos objetivos, a missão e os valores da empresa.

Assim, será possível trabalhar nos processos comunicacionais, transmitindo uma maior credibilidade e autoridade dentro do mercado. Essas vantagens podem ser convertidas em um melhor faturamento  ao longo dos anos.

Com base no seu plano de comunicação, a empresa poderá definir quais são as ferramentas e estratégias mais adequadas para adotar para que possa alcançar seus objetivos de comunicação para com seus clientes e colaboradores.

Por que utilizar ferramentas para construir a comunicação empresarial?

A comunicação acompanha o avanço tecnológico e a tecnologia está em constante transformação e evolução. Por isso é preciso estar atento às principais tendências no mercado.

Se há alguns anos atrás era difícil alinhar os tipos de comunicação empresarial, interna e externa, com o surgimento de novas tecnologias, hoje é mais fácil cruzar dados e definir se elas estão alinhadas com os objetivos da empresa.

Assim é possível definir os próximos passos e também agir estrategicamente aspectos essenciais para o desenvolvimento comunicacional empresarial.

Foto de mulher utilizando o notebook para se comunicar online por chat.

Ou seja, as ferramentas atuam como facilitadoras do processo de comunicação contribuindo para um melhor direcionamento das empresas para alcançar suas metas e objetivos.

Quais são as principais ferramentas de comunicação empresarial?

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para contribuir com a comunicação empresarial tanto interna como externa. Algumas das principais ferramentas são:

  • E-mail: Ainda é muito utilizada como meio de comunicação formal e documentação de conversas. Pode ser utilizado na comunicação interna ou externa através do envio de conteúdos empresariais. Geralmente utilizam-se plataformas de e-mail marketing.
  • CRM: É uma ferramenta que busca armazenar dados importantes sobre os consumidores do seu negócio. Facilita a criação de uma comunicação personalizada de acordo com o perfil do seu cliente.
  • Sites e blogs: Sites institucionais e blogs são uma excelente ferramenta para trabalhar a comunicação, também fazendo com que a sua empresa possa ser encontrada no Google e por mecanismos de busca.
  • Redes sociais: As redes sociais são plataformas que permitem o engajamento dos seus clientes com os conteúdos publicados. Além disso mostrar o dia a dia dos colaboradores pode ajudar a humanizar a sua empresa. 
  • Ferramentas de gestão de projetos: Tais como Trello, Asana, ou Jira, facilitam a coordenação de projetos e comunicação entre membros da equipe.
  • Chat online interno e externo: No modelo interno, permite a comunicação entre as equipes, facilitando o diálogo e o alinhamento. Já para comunicação empresarial externa, é um caminho para que o cliente alcance a equipe de suporte através do site, e por isso pode ser utilizado como canal de atendimento ao cliente.  

Nesse sentido, é importante que a sua empresa conheça quais ferramentas utilizar para implementar as estratégias definidas no plano de comunicação da empresa.

Por que investir em um chat online para melhorar a comunicação empresarial?

O chat online é uma ferramenta que deve ser destacada não só pela diversidade de recursos utilizáveis, mas também por sua versatilidade de uso e eficiência como um facilitador para a comunicação.

Além do recebimento de mensagens instantâneas, é possível utilizar diversos tipos de integrações que agregam recursos e permitem que a comunicação se torne mais dinâmica.

Esse dinamismo é ideal, pois está relacionado aos avanços tecnológicos e, de certo modo, ajuda a suprir as necessidades do usuário. 

Você pode utilizar um chat online na sua empresa tanto para aprimorar os processos de comunicação empresarial interna quanto a externa.

Mas o primeiro passo para isso é escolher uma plataforma de comunicação empresarial ou de chat online que permite que você explore e aplique esses recursos. 

Como uma ferramenta de chat pode melhorar a comunicação empresarial? 

Existem diversas maneiras de utilizar um chat para melhorar a comunicação empresarial. Abordaremos separadamente o uso do chat online, de acordo com o tipo de comunicação interna ou externa:

Recursos de chat aplicado comunicação interna

Um chat online é uma ferramenta que pode contribuir para facilitar a troca de informações entre os colaboradores de uma empresa e também entre os diferentes times.

Entretanto, para que isso aconteça, é preciso implementar essa ferramenta de maneira estratégica:

  • Crie canais específicos: Não adianta apenas apresentar a ferramenta aos colaboradores, é preciso que ela tenha alguma organização. Portanto crie canais específicos para manter conversas relevantes e evitar a sobrecarga de informações;
  • Promova a participação da equipe: Incentive os membros do seu time a participar da conversa, compartilhando suas atualizações e enviando boletins através do chat.
  • Utilize recursos de vídeo para fazer reuniões: Se a empresa possui um regime híbrido, é possível utilizar algumas ferramentas. Um exemplo é a chamada de vídeo para organizar reuniões com os colaboradores em tempo real.
  • Integre com outras ferramentas: Alguns chat online permitem que você realize integrações com outras ferramentas que a sua equipe usa, como calendários, agenda e ferramentas de gerenciamento de projetos. 
  • Incentive o feedback: Também é possível utilizar o chat como um canal onde os colaboradores fornecem feedback sobre a comunicação empresarial e quais mudanças desejam ver na empresa.
  • Recursos multimídia: Algumas ferramentas de chat fornecem recursos multimídia que permitem o compartilhamento de arquivos, vídeo e áudio. Isso enriquece a conversa entre as equipe e tornar a comunicação mais simples.
  • Facilita a troca de dados entre os times: Com essa troca online, não é preciso deslocamento entre as equipes. Basta enviar um arquivo pelo chat para o outro colaborador.

Esses são apenas alguns dos recursos de um chat online que você pode utilizar para melhorar a comunicação empresarial interna da empresa. Assim, ele se torna uma ferramenta indispensável para que os times possam se comunicar e colaborar entre si.

Recursos de chat aplicado comunicação externa

Além da comunicação interna da empresa, um chat online também pode gerar impactos positivos quando aplicado à comunicação empresarial externa. Conheça alguns dos recursos para chat online:

  • Possibilidade de oferecer suporte ao cliente em tempo real: O chat para comunicação externa geralmente é utilizado por uma equipe de atendimento ao cliente, para que os clientes possam entrar em contato e esclarecer problemas rapidamente. 
  • Integração com o site da empresa: É possível incluir um widget de chat no seu site da empresa para que os clientes possam acionar o seu time de atendimento ou de vendas quando necessário. 
  • Possibilidade de integração com chatbots: Chatbots são ótimas ferramentas para atender clientes fora do horário comercial. Alguns também podem qualificar leads de acordo com a jornada de compra, aumentando a assertividade de abordagem do seu time de atendimento.
  • Comunicação de assuntos relevantes: Algumas ferramentas de chat online, quando integradas ao site da sua empresa, permitem que você exiba mensagens ou cards de assuntos que sejam relevantes para o seu público-alvo, como lançamento de produtos, promoções ou eventos. 
  • Personalização da experiência do cliente: Utilize dados do cliente para personalizar as interações no chat online, oferecendo recomendações personalizadas, suporte proativo e comunicações relevantes.
  • Coleta de feedback e realização de pesquisas: O chat online é uma ferramenta que você pode utilizar para coletar feedback dos seus clientes ou realizar pesquisas de satisfação sobre sua empresa, assim poderá saber os pontos de melhoria do seu negócio.

O uso do chat online para comunicação externa, principalmente para o atendimento ao cliente, contribui para melhorar a satisfação desse público com o seu negócio. Além disso, é uma forma excelente de melhorar a experiência do consumidor. 

Leia também:

Agora você já sabe a importância de um chat online para aprimorar comunicação empresarial

Através desse conteúdo, buscamos apresentar quais são os benefícios de investir na comunicação empresarial para a sua empresa. Vimos principalmente as ferramentas que podem contribuir para facilitar o processo de comunicação, em especial o chat online.

Se você ainda não conhece ferramentas de comunicação para trabalhar a comunicação empresarial, não deixe de conferir o JivoChat e descobrir quais recursos estão disponíveis nessa plataforma. 

Thais é publicitária com mais de 3 anos de experiência em marketing digital. Atualmente atua como copywriter integrando o time de redatores da JivoChat.
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