Artigos

Comunicação Humanizada: mais conexão com o colaborador!

comunicação humanizada

Por Rafaela Munnari, Psicóloga, mestranda em RH e Gestão do conhecimento, consultora e mentora de RH e fundadora do curso RH E DP JUNTOS e Vida de Recrutadora

Com o passar do tempo, a forma, a linguagem, o estilo e o formato de comunicar são transformados. Mas, devemos concordar que a comunicação move o mundo!

Nova call to action

A partir de tantas transformações, está cada vez mais essencial criar conexões e valorizar o indivíduo. E a comunicação humanizada faz parte disso.

Confira a seguir o conteúdo que preparei para você!

O que é comunicação humanizada?

A comunicação é um processo que envolve a troca de informações entre dois ou mais interlocutores. Todos nós comunicamos, mesmo sem querer, através de comunicação verbal e não verbal. Portanto, a forma como você se comunica faz toda a diferença.

Assim, a comunicação humanizada é uma maneira altamente assertiva da empresa utilizar com o seu cliente interno, ou seja, com os seus colaboradores.

A comunicação humanizada é uma forma mais fácil, acessível e descomplicada, sendo essencial que seja utilizada pelo RH. Ainda mais quando se fala em RH Humanizado. Isso ajuda muito a aproximar os colaboradores da empresa. 

A comunicação humanizada, inclusiva e não violenta deve ser utilizada em todos os canais de comunicação da empresa, desde diálogo informal, e-mail, reuniões e etc. Realmente uma comunicação que faça parte da cultura da empresa e passe o sentimento de pertencimento. 

Outro ponto interessante é alinhar as ações de endomarketing  com esse estilo da comunicação, principalmente com a comunicação interna, isso podendo ocorrer em reuniões virtuais ou presencias, reuniões mais informais, happy hours, café da manhã / tarde, entre tantas outras ações. 

Em resumo, a comunicação humanizada é um posicionamento empático e acessível que fazem parte da marcar das organizações, tornando o dia a dia mais natural e fluído, proporcionando o employee experience (https://blog.solides.com.br/employee-experience-o-que-e-exemplos-como-implementar/), ou seja, uma boa experiência para o colaborador, e que ela seja satisfatória. 

Leia também: Recrutamento Humanizado: o que é, como promover e qual a sua importância nos processos seletivos

Comunicação Humanizada e RH Humanizado

Não podemos deixar de dar destaque ao RH Humanizado, quando abordamos o assunto de comunicação humanizada. Essas duas temáticas são um complemento uma da outra. 

O RH Humanizado é aquele que ultrapassa as relações profissionais e enxerga o colaborador como um ser biopsicossocial, considerando a sua dimensão biológica, psicológica e social, com todos seus medos, sonhos e necessidades.

Assim, como a comunicação humanizada fornece uma experiência satisfatória ao colaborador, o RH Humanizado vai além, e cria uma conexão entre empregado e empregador.

Dentro do RH humanizado, a gestão humanizada faz parte dessa valorização do capital humano, deixando de ver número e vendo pessoas. Essa cultura humanizada é expandida e presente em todos os cargos, processos e âmbitos da empresa.

Como ter uma comunicação humanizada?

1. Tenha uma linguagem acessível e informal

É indispensável que a linguagem seja acessível e de fácil compreensão a todos os níveis hierárquicos. Muitas vezes, utilizar linguagem complexa pode afastar pessoas, deixar com dúvidas e criar problemas. 

2. Valorize as pessoas por trás dos processos

Faça ações e campanhas onde mostre às pessoas por trás do negócio, quem faz acontecer e quem faz parte da história da empresa. Pessoas se conectam com pessoas. 

3.Invista em treinamentos para uma liderança humanizada e inclusiva 

Os líderes são o elo entre empresa e colaborador e também são responsáveis por formar equipes engajadas, de alta performance e fortalecer a cultura empresarial. Diante disso, a liderança precisa estar preparada para fazer essa comunicação de forma efetiva. 

Confira em nosso portal: As Soft Skills de uma liderança humanizada

4. Valorize a singularidade de cada colaborador

Entenda cada colaborador no singular, sua performance, suas necessidades, sonhos e conquistas. Olhe para o colaborador como pessoa única e não a veja como um número. Essa perspectiva tem ligação direta com o desenvolvimento e a performance do coletivo.

5. Fortaleça a cultura

Tudo começa pela cultura da empresa, e a comunicação humanizada faz parte desta. Além de fortalecer internamente, a cultura fortalece a marco do negócio e transparece para o cliente externo. 

comunicação

Conclusão

Todas essas ações e entendimento sobre comunicação humanizada e inclusiva resultarão em excelentes resultados, em um clima harmonioso, sentimento de pertencimento e experiência positiva para quem está inserido dentro da organização.

No entanto, é preciso estar atento ao cumprimento desses objetivos, pois nada adianta ter planejamento e discurso coerente, se as ações não espelham a realidade no dia a dia.

A comunicação humanizada fortalece a empresa e garante o desenvolvimento de um time engajado e eficiente!

Para revolucionar ainda mais suas estratégias de comunicação interna e endomarketing, confira o ebook gratuito com as melhores estratégias para engajar colaboradores na empresa.

Endomarketing e comunicação

 

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH