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A comunicação interna e os impactos nos resultados

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Com um mercado cada vez mais competitivo, os gestores das empresas têm dedicado sua energia para atrair e manter clientes e encontrar soluções que garantam a saúde financeira de seus negócios. Além, das tecnologias, a comunicação interna é o fator de influência no alcance dos resultados organizacionais.

Essas ações com certeza são fundamentais para a manutenção de uma empresa, entretanto quando se fala em comunicação, não se pode esquecer que consumidores não são o único público que deve ser abrangido.

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A equipe é peça chave para que uma empresa atinja seus objetivos e metas. Portanto, tomar os devidos cuidados para que a comunicação interna aconteça de maneira adequada pode gerar grandes impactos nos resultados da empresa.

O QUE É COMUNICAÇÃO INTERNA?

O conceito de comunicação interna vem da administração de empresas e consiste em ações voltadas para disseminar as informações relevantes e estratégicas da empresa para seus colaboradores.

Por exemplo, no caso de uma empresa que mudou sua política de descarte de lixo eletrônico, as ferramentas adotadas para a comunicação interna serão acionadas para que essa informação chegue de forma clara a todos os seus funcionários.

Cada empresa pode aplicar soluções diferentes para sua comunicação interna, de acordo com seu tamanho, cultura e objetivos. Pode ser realizada através de e-mail, informativo impresso, intranet e até mesmo feita da forma mais tradicional que é transmitindo as informações oralmente.

Conhecer bem sua empresa e buscar as melhores alternativas de comunicação com seus funcionários fará toda a diferença na hora de implementar essa ferramenta. Com essas informações será possível criar um plano de ação que alinhe adequadamente as necessidades da empresa com as da equipe.

COMO A COMUNICAÇÃO INTERNA AFETA OS RESULTADOS DA EMPRESA?

As equipes de trabalho ficam mais alinhadas e em sintonia quando a comunicação acontece de maneira assertiva. Desse modo todos terão acesso às informações estratégicas e conhecerão suas responsabilidades individuais para atingir os resultados.

Os processos tendem a ficar mais ágeis aumentando a produtividade e, inclusive os funcionários, podem se sentir mais estimulados a exporem suas sugestões de melhoria, como por exemplo na otimização do uso do elevador de carga da empresa.

O clima organizacional melhora e os funcionários engajam mais e melhor com os objetivos e metas estabelecidos. Quando a comunicação interna está bem ajustada, as pessoas sentem-se parte de um projeto, por isso tendem a se comprometer mais para o atingimento dos objetivos propostos.

Por outro lado, quando a comunicação é ineficaz há impactos negativos no negócio e começam a haver constantes ruídos na comunicação. Abre-se espaço para fofocas e boatos que acabam funcionando como um amplificador de som, aumentando as situações.

É importante estruturar a comunicação interna para garantir que as informações sejam transmitidas de forma completa e clara para que não ocorram erros de interpretação gerando especulações desnecessárias.

Independente do tamanho ou segmento de atuação de uma empresa, é necessário dar a devida atenção para a comunicação interna. Seja estabelecendo reuniões periódicas de equipe para o caso de uma empresa pequena, ou criando um portal na intranet para empresas maiores.

Abrir um canal de comunicação claro com sua equipe irá colaborar positivamente para os resultados da empresa, aumentando o engajamento dos funcionários refletindo diretamente na qualidade percebida pelos clientes e consequentemente impactando no faturamento do negócio.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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