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COMUNIDADE CORPORATIVA ONLINE: DA INTRANET AO PORTAL B2E

COMUNIDADE CORPORATIVA ONLINE:
DA INTRANET AO PORTAL B2E

 

A Intranet é hoje um dos
principais recursos do Endomarketing. No entanto, poucas organizações exploram
devidamente todo o potencial que ela oferece. Em geral, não existe padronização
na comunicação, a atualização é ineficiente, as informações são
desorganizadas e não há, também, nenhum atrativo visual. O resultado é que a
Intranet torna-se um instrumento ineficiente e perde sua mais importante
característica: a de ser um canal de relacionamento entre a empresa e seus
colaboradores. O fato é que a Intranet deveria ser um recurso tão eficiente
quanto a Internet, que hoje é uma ferramenta indispensável para a maioria das
pessoas, tanto no trabalho quanto para executar tarefas pessoais, que envolvem
desde a escolha de um passeio em um site até o pagamento de contas pelo banco
virtual. Um caminho para isso é a evolução para um portal B2E.

Mas, o que é um Portal B2E? É
possível definí-lo como uma solução capaz de transformar a Intranet em uma
poderosa ferramenta de comunicação, produtividade e relacionamento.

O Portal B2E, por meio da
convergência das tecnologias de banco de dados e Internet, permite às organizações
criar um diálogo com seus funcionários, que é um processo de mão dupla e
envolve o compartilhamento da informação e a sua resposta. Para ser eficaz,
ele deve prover valor real para ambas as partes, além de propiciar
oportunidades para todos falarem e ouvirem. O diálogo permite que haja uma relação
de aprendizado entre o funcionário e a empresa. Ao ouvirmos cada funcionário,
é possível saber quais são seus interesses reais, suas necessidades e seus
valores, dentro e fora da empresa. O resultado desse aprendizado é a evolução
contínua da oferta de serviços, informações e recursos cada vez mais
relevantes aos colaboradores.

O relacionamento 1-to-1
propiciado pelo Portal B2E deverá permitir também uma segmentação de perfis
de usuários, determinados por um gestor ou montados de forma dinâmica pelo
sistema. Como um funcionário não tem exatamente os mesmos interesses que
outro, um ponto estratégico é que cada funcionário consiga personalizar o seu
acesso ao portal, tanto em forma como em conteúdo.

A criação, manutenção e
crescimento ordenado do Portal B2E só são possíveis se houver uma política
orientada para isso. Devem ser determinadas responsabilidades, disponibilização
de recursos e fiscalização, para que não se perca o foco com o seu
crescimento. Um Portal B2E deve possuir uma plataforma escalável, compatível
com os sistemas de legado e alinhada com as estratégias de e-business da
empresa mundialmente, ferramentas de relacionamento e sistema de publishing,
que permitem uma fácil atualização do conteúdo de maneira independente para
cada departamento.

Outro fator fundamental é a
combinação de elementos de comunicação, incluindo arquitetura da informação,
design atraente e uma linguagem capaz de promover uma interação amigável.
Essa padronização faz com que haja uma adesão maior por parte dos usuários
da empresa.

O Portal B2E deve agregar valor
em praticamente todos os processos da empresa, seja por meio da diminuição de
custos, do aumento da eficiência ou da geração de um melhor serviço para
seus clientes. O objetivo é oferecer conveniência, serviços e look and
feel
atraentes para competir pela atenção dos funcionários com sites
comerciais externos. Ou seja, a velha “colcha de retalhos” deve ser
aposentada e dar lugar a um modelo diferente e eficiente de relacionamento B2E.
Gerar relacionamento B2E é uma atividade que proporciona um substancial ganho
de imagem para qualquer empresa.

     

Maurício Castro é vice-presidente de
marketing da Rapp Digital, empresa de relacionamento online do Grupo Omnicom, um
dos líderes mundiais em comunicação – www.rappdigital.com.br
Informações para a imprensa
Paula Oliveira
Relações Públicas
Rapp Digital
Tel (11) 3167-2406 r. 213
e-mail:
paula.oliveira@rappdata.com.br

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