Artigos

CONARH 2022: Confira os insights das colunistas no 1º dia de evento

conarh 2022

O CONARH 2022 começou oficialmente na segunda-feira (18), no espaço São Paulo Expo. Como HRTech líder no mercado, a Sólides não poderia ficar fora do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, considerado um dos maiores eventos de RH do mundo. 

Com o intuito de não perder detalhes do CONARH 2022, a Sólides recrutou três das colunistas do RH Portal para acompanharem de perto do evento. As embaixadoras de conteúdo do maior Portal de RH da América Latina são: Eliete Oliveira, Elissandra da Mata e Vitória Reis. 

Nova call to action

Confira um resumo da cobertura realizada por nossas colunistas e acompanhe os conteúdos trazidos por elas ao fim do primeiro dia de CONARH 2022.

Percepções das colunistas do RH Portal no primeiro dia do CONARH 

As embaixadoras de conteúdo do RH Portal iniciaram a cobertura do CONARH 2022 sinalizando o que ouviram de mais importante durante as palestras de abertura.  

Os insights de Vitória Reis 

Vitória Reis, fundadora da página Dicas do RH no Instagram e criadora do Curso RH e DP Juntos, trouxe uma reflexão importante sobre boas práticas de gestão e o trabalho do profissional de RH. Segundo Vitória, até 2030, teremos mais pessoas idosas (mais de 60 anos) do que jovens (menores de 15). 

“O que estamos fazendo para inserir as pessoas mais maduras no ambiente de trabalho? Ainda existe muito preconceito, inclusive por parte do RH, e nós precisamos reverter essa situação. O que a sua empresa está fazendo para mudar isso?”

Os insights de Eliete Oliveira 

Eliete Oliveira

é consultora para Recolocação, Carreira e LinkedIn, Top Voice LinkedIn, Palestrante e Assessment para identificação de talentos. Ela destacou tópicos importantes sobre as palestras que assistiu. 

“Potencializar a experiência do colaborador exige que, além de pensar em uma proposta de valor, por exemplo, na questão da contratação e retenção de talento, devemos entender que é importante olhar para o contexto do mundo atual”. 

Sobre saúde mental, Eliete Oliveira pontuou que a Síndrome de Burnout foi considerada uma causa de afastamento do trabalho. A consultora questiona sobre o papel das empresas para prevenir e tratar o problema.

Lembrando que, em 2022, a síndrome foi incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) como doença ocupacional. 

Eliete ainda destacou o tema das boas práticas propostas pelo ESG. “O que as empresas estão realizando em questões ambientais, sociais e de governança? Como lidamos com os resíduos e poluentes, como tratamos o aquecimento global e quais são os programas de inclusão aplicados em nossas empresas?”

Por fim, a colunista pontuou que políticas implementadas nas organizações, como canais de denúncia e ações de responsabilidade social, “são questões do universo corporativo com grande impacto no mundo em que vivemos”

No assunto People Analytics, Eliete Oliveira destacou como a análise de dados pode melhorar os processos nas empresas, principalmente na área de recrutamento e seleção.

“A análise preditiva ajuda o setor de Recursos Humanos a recrutar profissionais alinhados com o perfil da empresa”. 

Os insights de Elissandra da Mata 

Elissandra da Mata, fundadora do Instituto RH na Prática e sócia-proprietária da DMO desenvolvimento humano e empresarial. Das palestras que assistiu, a colunista apontou:

“Uma característica do profissional do futuro: ele tem autodestruição criativa. Significa analisar onde a empresa quer chegar e conhecer a descrição do seu cargo. Além de entender o que você faz e concluir se você é a pessoa que a empresa precisa para alcançar as tendências de resultados desejados. É uma autoanálise muito interessante”. 

Durante a palestra Relações Seguras: criando vínculos para ambientes emocionalmente saudáveis, Elissandra teve como insight:

“Existe uma grande diferença entre saúde mental e do cérebro. A primeira é apenas uma parte do todo. Enquanto a segunda engloba tudo que nossa cabeça consome. Nesse sentido, a saúde do cérebro é um ponto a ser observado e trabalhado pelos profissionais de RH nas organizações”. 

O painel Novos modelos de organização do Trabalho tratou sobre os conceitos de hierarquia nas empresas.

“Existe a hierarquia de status, representada pelo crescimento de profissionais devido ao tempo de trabalho, sem agregar valor para a organização. E a integradora, aquela onde há papéis e funções relevantes para organizar esse processo na empresa. A hierarquia integradora permite que os envolvidos conversem entre si e troquem informações”. 

Elissandra da Mata trouxe do CONARH 2022 alguns dados relevantes que mostram a importância de capacitar líderes. Confira:

“70% do nível de engajamento dos colaboradores é atribuído à qualidade do gestor. Por outro lado, 50% da rotatividade é pelo desejo do profissional em se livrar do chefe. E apenas 30% dos funcionários se sentem comprometidos a realizar um bom trabalho graças ao engajamento que os bons líderes despertam”. 

colunistas do rh portal

Para marcar na agenda

O CONARH segue até 20 de abril, das 10h às 21h, no Expo São Paulo. Nesta terça-feira (19), Mônica Hauck, co-fundadora e CEO da Sólides, ministra a palestra “Tecnologia Humanizada para gerir e transformar a gestão de pessoas na sua empresa – Um estudo de caso”, às 12h10. Com duração de 45 minutos, a apresentação acontecerá na Arena de Conhecimento do CONARH, espaço Gympass. 

Além de conteúdos e palestras sobre as tendências em gestão de pessoas e recursos humanos, a Sólides marca presença também na EXPO ABRH. Uma feira paralela com mais de 180 estandes de grandes marcas. 

O stand da Sólides é um espaço com 100 m2, totalmente imersivo. Nele, o visitante encontra um game interativo que permite criar seu avatar e descobrir seu perfil comportamental por dinâmicas aplicadas na gestão de pessoas. 

Cadastre-se e fique por dentro de tudo sobre o evento e ainda concorra a prêmios exclusivos: Inscreva-se agora! Visite o stand da Sólides no evento, temos tudo o que o RH da PME precisa em um só lugar. Aproveite para fazer parte do grupo do RH Portal no Telegram

conarh

 

 

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH