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Conflito geracional no trabalho: 5 dicas para gerenciá-lo

conflito geracional no trabalho

Você optou por se cercar de funcionários das gerações X, Y ou Z? Essa é uma grande oportunidade para suas equipes se enriquecerem em vários aspectos: experiências pessoais e profissionais, conhecimento de novas tecnologias, culturas diferentes, visões variadas, etc. No entanto, compor equipes com perfis diversos gerar conflito geracional.

Com métodos e expectativas diferentes, os funcionários podem ter dificuldade em se comunicar, trabalhar juntos e até mesmo entender uns aos outros. Descubra neste artigo como gerenciar um conflito intergeracional no trabalho para colher todos os benefícios, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento e a cooperação de seus funcionários.

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Conflito geracional entre funcionários

Para gerenciar conflitos nas empresas ligados às diferenças de idade dos funcionários, é importante entender suas fontes. Com 4 gerações atualmente trabalhando lado a lado nas empresas, as causas dos conflitos podem ser diversas.

A relação com a hierarquia

Sejam eles “boomers” ou a Geração Y , cada funcionário terá expectativas diferentes de seu gerente de linha . Em particular, há uma divergência de opinião no que diz respeito ao desenvolvimento profissional . Enquanto os funcionários mais velhos geralmente subiram na hierarquia ao longo do tempo, as gerações mais jovens são mais impacientes a esse respeito e são mais facilmente móveis. Assim, isso pode surpreender e desagradar os mais velhos, que têm tido mais dificuldade em evoluir na mesma posição.

A organização do tempo de trabalho

A relação com o tempo é vivenciada de forma diferente dependendo da geração. Enquanto os mais velhos realizarão uma tarefa com maior atenção, as novas gerações de colaboradores são adeptas da flexibilidade por meio da fragmentação de tarefas. Estes estão acostumados a cumprir uma missão, intercalando seu tempo de trabalho com pausas na internet, por exemplo.

A necessidade de reconhecimento
Os jovens, seguidores da internet e das redes sociais desde cedo, gostam do reconhecimento do seu gestor. Enquanto os trabalhadores mais velhos veem o silêncio como um sinal de aprovação, a geração mais jovem de funcionários precisa de feedback sobre seu trabalho, seja positivo ou negativo. No entanto, os baby boomers precisam de outra forma de reconhecimento: ser solicitados a compartilhar suas experiências e transmitir seus conhecimentos.

Valores corporativos e responsabilidade

O compromisso com o empregador é aqui novamente um conceito percebido de forma diferente entre os empregados. Menos apegados à empresa, os jovens trabalhadores são mais intransigentes. Eles não hesitam em deixar seu cargo se não concordarem com os valores, a política ou a visão da empresa. Os idosos serão mais leais ao seu empregador.

Resolver conflito geracional entre funcionários

Você está enfrentando um conflito entre dois ou mais funcionários de diferentes gerações que perturba a sinergia do ambiente. Como gerente, você gostaria de remediar isso rapidamente para recuperar a harmonia e a eficiência em sua equipe. É hora de colocar seu chapéu de mediador e seguir os 6 passos a seguir para gerenciar um conflito intergeracional:

  1. Reúna os funcionários preocupados com o problema em um local neutro para que eles se sintam confiantes.
  2. Faça com que cada um dos membros fale, um após o outro, para que expressem seu ponto de vista. Cuidado para não julgar.
  3. Lembre aos funcionários que todos são diferentes, por sua formação e experiência. Isso pode, portanto, levar a uma interpretação diferente da mesma situação.
  4. Defina com eles a origem do conflito.
  5. Propor uma solução comum e sob medida, na qual cada parte se sinta preocupada, ouvida e satisfeita. Lembre-se de adaptar a solução à natureza do problema.
  6. Algum tempo depois da reunião, certifique-se de que a situação de conflito tenha desaparecido e que o equilíbrio esteja de volta em sua equipe. Caso contrário, considere levar alguém de fora da empresa para resolver o conflito.

Ao longo desse processo, será importante se posicionar de forma imparcial , para evitar questionar uma ou outra das partes. Seja claro e transparente para evitar insinuações e não tente esconder o problema. Não se esqueça de garantir a escuta , a gentileza e o respeito durante toda a discussão.

Promova a comunicação para evitar conflitos de geração

Por meio de projetos comuns e estimulantes, seu objetivo como gestor será ensinar seus colaboradores de diferentes gerações a trabalharem juntos. Essa mistura criará uma dinâmica de grupo enriquecedora para todos.

Para antecipar e evitar o conflito geracional , é fundamental favorecer a comunicação dentro das equipes, por meio do diálogo e das trocas. Ao organizar team building, seminários ou momentos de convívio, terá a oportunidade de criar um vínculo único entre os seus colaboradores, que se descobrirão num ambiente informal.

Você também pode considerar um sistema de mentoria recíproca , através do qual um jovem e um idoso podem compartilhar e enriquecer um ao outro. É uma excelente maneira de promover cada funcionário, enfatizando a experiência dos mais seniores, ao mesmo tempo em que destaca as ideias inovadoras dos mais juniores.

Por fim, solicite a cada colaborador de forma equivalente, dando-lhe meios para se expressar e ser ouvido, sem preconceitos. Você também pode fazer com que eles assinem uma carta especificando as obrigações de cada um, com o objetivo de estabelecer bases comuns e promover a complementaridade.

De qualquer forma, entender cada geração é essencial para gerenciar suas equipes da melhor forma possível, principalmente quando uma nova geração chega ao mercado de trabalho quebrando os códigos, como a geração Z. Considerados o conflito geracional um grande desafio para as empresas, esses jovens funcionários são seguidores de novos métodos de gestão para conhecer.

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Por: FELIPE NUNES

Executivo Sênior , Especialista em Novos negócios, Recrutamento & Seleção e Terceirização de mão de obra temporária e efetiva, Operação de RH, RH estratégico, Indicadores, Política, Rotinas, Projetos, Análise comportamental, Endomarketing, Employer branding. Sempre exercendo atividades com resultados de alta performance. Especialista em Negociações B2B, Implantação de nova unidades de negócios, Gestão de Projetos, Recursos Humanos, Planejamento, aumento de Market Share em grandes empresas nacionais e multinacionais. Certificações internacionais em PMI, PMP, Análise Comportamental, Marketing Direto, Recursos Humanos e Change Management. Carreira desenvolvida em grandes empresas dos mais diversos segmentos, atuando como Business Partner. Responsável pelo gerenciamento de projetos de alta complexidade em ambientes em constante evolução, inclusive de naturezas diferentes. Resiliente, perfil hands on, nexialista por resultados, focado em resultados de alta performance, acompanhamento, fidelização e auditoria de projetos. Apaixonado por Gestão e desenvolvimento de pessoas, acompanhamento e direcionamento estratégico. Altamente qualificado em coaching, mentorias, treinamentos, networking estratégico, criação de planos de ação, resolução de conflitos e liderança de pessoas multiculturais de alto desempenho na criação, organização e execução de resultados inovadores, auspiciosos e de alta performance. Prospero em desafios, gerenciamento de tempo, liderança servidora e detalhes em ambientes competitivos e me destaco na entrega de resultados excepcionais, enquanto recalibro as percepções das pessoas para elevar o nível de forma eficiente. Amplo conhecimento em análise, implantação e gestão dos mais diversos KPI´s, stakeholders, processos de benchmarking, dimensionamento de layout, criação de estratégias operacionais.

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