Conflitos No Ambiente De Trabalho
Toda experiência grupal é um conflito. Se há um conflito, há também uma evidência de que há escassez do que as pessoas necessitam e desejam.
Os conflitos fazem parte do processo de evolução dos seres humanos, sendo um elemento importante na dinâmica de crescimento e desenvolvimento de qualquer sistema.
É importante sabermos que não existem fórmulas e estratégias para trabalhar com os conflitos. O que se faz necessário é conhecê-los, saber qual é sua amplitude e como estamos preparados para trabalhar com eles.
É também fundamental conhecermos a causa dos conflitos, a qual muito reside no fato das pessoas serem diferentes: percebem, sentem, pensam e agem diversamente. Em conseqüência disso, podem surgir divergências relacionadas a informações, conceitos, sentimentos, habilidades, valores, ideologias, crenças, dentre outros fatores. Diante disto, qualquer diferença individual pode detonar um conflito.
Quando o conflito é bem administrado, é salutar e imprescindível, pois, constitui-se no principal elemento de evolução humana. O conflito ajuda a prevenir contra a acomodação e estagnação.
Em linhas gerais, para lidar com os conflitos é importante saber comunicar, saber ouvir e saber perguntar. Neste processo, será imprescindível criar uma atmosfera afetiva, esclarecer as percepções, focalizar as necessidades individuais e também as necessidades da equipe.
Para que tal processo surta o efeito pretendido, será necessário o desenvolvimento das habilidades intrapessoal e interpessoal. A maneira de lidar com as diferenças individuais tem forte influência sobre toda a vida do grupo ou equipe, principalmente, nos processos de comunicação.
Em suma, esses elementos vitais ao processo de desenvolvimento humano, repercutirão favoravelmente nas atividades de resolução de conflitos, denotando e proporcionando maior produtividade e um clima de trabalho saudável.
Jacqueline Cerqueira
www.holos.pro.br