Segundo dia do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas: veja o que rolou!
O Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas 2022, promovido pela ABRH-Brasil, continuou movimentado na terça-feira (19). A 48ª edição marcou a volta do evento presencial e levou milhares de pessoas ao espaço São Paulo Expo, na capital paulista. A expectativa dos organizadores é que 15 mil pessoas circulem por lá durante os três dias de CONARH.
Como ocorreu no primeiro dia, nossas embaixadoras de conteúdo, Eliete Oliveira, Elissandra da Mata e Vitória Reis, vieram trazer um resumo do evento para os leitores do RH Portal.
Além de acompanhar os painéis e debates, as colunistas participaram da palestra com Mônica Hauck, realizada na Arena Gympass. A CEO da Sólides, HRTech líder no mercado, falou sobre o tema Tecnologia Humanizada a favor do crescimento do negócio – um estudo de caso. Vamos ao que rolou no segundo dia de CONARH 2022?
Eliete Oliveira
A primeira palestra do dia para Eliete Oliveira foi Grandes Mudanças: Ampliando Horizontes na Capacitação e Gestão de Pessoas. O painel instigou a colunista a pensar sobre as políticas de recrutamento e seleção. Inclusive para saber se vale a pena continuar com as mesmas perguntas que as empresas faziam no passado.
“Perguntar ao candidato sobre onde ele imagina estar nos próximos 5 anos não faz mais sentido. Afinal, sabemos que o tempo de permanência no mercado, atualmente, é de 2 anos e meio. Por isso, precisamos rever algumas políticas de R&S”.
Sobre os novos formatos de contrato, Eliete destaca que as jornadas mudaram, uma vez que temos a jornada híbrida, o trabalho remoto, inclusive, muitos colaboradores estão fora da cidade sede e, até mesmo, do país. Nesse sentido, a consultora de carreira faz um questionamento:
“Vale a pena continuar com modelos de trabalho onde os gestores medem o tempo que o colaborador passa na empresa ou é mais interessante avaliar a performance desses profissionais?”
A palestra fez a colunista perceber as incongruências que ainda ocorrem no ambiente de trabalho. Na prática, a fala e a atitude, muitas vezes, não são coerentes.
“Por exemplo, empresas que defendem valores como confiança e segurança psicológica, mas instalam câmeras no ambiente de trabalho para monitorar o colaborador. Não são atitudes compatíveis”.
O painel LIDERANÇA: O impacto da liderança e o mundo BANI provocou Eliete Oliveira sobre as possibilidades de criação proporcionada pela automatização de processos.
“O que ficou claro é: o grande desafio é acompanhar as mudanças tecnológicas. Nem sempre as empresas conseguem dar conta de tudo o que acontece. Tampouco qualificar pessoas para as exigências do mercado referentes às novas profissões, principalmente aquelas que exigem capacidades que antes não eram requeridas”.
Vitória Reis
As palestras Bem-estar no trabalho importa: construindo uma cultura mentalmente saudável e Saúde 5.0: como transformar e democratizar as soluções de saúde corporativa abordaram programas de incentivo e qualidade de vida. Ao final do painel, Vitória confirmou que muitos funcionários não aproveitam esses benefícios.
“O que nos leva a pensar: essas ofertas são interessantes para o profissional? Nesse sentido, vale analisar se elas têm valor para o funcionário. Desse modo, a empresa consegue mapear as necessidades do colaborador e oferecer programas de incentivo à saúde que realmente façam a diferença para ele.”
Sobre o painel Grandes Mudanças: Ampliando Horizontes na Capacitação e Gestão de Pessoas a colunista teve como insight a importância do RH no gerenciamento de pessoas. E como melhorar a performance para atingir resultados.
Elissandra da Mata
Ao fim da palestra Como o People Analytics pode impactar na cultura organizacional e no desempenho das equipes, a colunista do RH Portal evidenciou aspectos referentes a essa metodologia.
“Como seres humanos, nossa racionalidade é limitada, por exemplo, a maioria do que temos acesso no cotidiano são informações imperfeitas. Consideramos ainda a dificuldade do cérebro em fazer cruzamento de dados. Essas limitações justificam a importância de termos um auxílio externo para armazenamento, coleta e análise de dados, como propõe o People Analytics”.
Durante o painel O caminho para uma Cultura de Felicidade e Sucesso, Elissandra destacou que a felicidade nas organizações é um processo, nem causa ou efeito.
“Não devemos apenas buscar momentos de alegria, e sim entender, interpretar e enfrentar a tristeza. O manejo desse sentimento é um componente para alcançarmos a felicidade”.
Elissandra da Mata ainda trouxe dados relevantes coletados durante a palestra sobre cultura da felicidade e sucesso.
“A depressão e o transtorno de ansiedade cresceram 30% nas empresas. A OMS prevê que até 2030 essas serão as doenças mais comuns no Brasil. Sendo que a maior causa da depressão estará ligada diretamente ao esgotamento profissional. Essas estatísticas reforçam a importância da nossa atuação como profissionais de RH”.
Elissandra da Mata trouxe insights sobre uma tendência importante nas empresas, o Employer Experience, conhecido como a jornada do colaborador.
“A maioria das organizações sabe da importância do employer experience, mas a minoria executa essa estratégia. 96% dos profissionais de RH afirmam ser importante, enquanto apenas 56% colocam em prática a jornada do colaborador. Devemos pensar sobre os motivos das empresas não investirem na prática”.
Se você não pôde participar da abertura do CONARH na segunda-feira (18), confira os insights das nossas colunistas. Não deixe de saber como foi a participação da Sólides no primeiro dia do maior evento de RH do mundo.
Spoiller exclusivo para os leitores do RH Portal
Sim, temos spoiller! Você que é assíduo das nossas redes pode saber que, na quarta-feira (20), as embaixadoras de conteúdo e colunistas do RH Portal vão palestrar no stand da Sólides. A programação está super interessante, com bate-papos de 15 minutos, vale a pena conferir:
- 6 variáveis que não podem ficar de fora do seu diagnóstico organizacional, com Elissandra da Mata, do Instituto RH na Prática, às 12h;
- Cultura Organizacional Tóxica: 6 sinais de alerta a serem observados, com Eliete Oliveira, às 14h15;
- Comunicação Interna: a maior aliada do RH, com Vitória Reis, do Instagram Dicas do RH, às 15h45.
Lembrando que o Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH) e a EXPO ABRH, feira paralela com mais de 180 estandes de grandes marcas, seguem até 20 de abril, das 10h às 21h.
Participe do RH Portal no Telegram e acompanhe as nossas redes sociais. Visite também o stand da Sólides e concorra a prêmios.