Artigos

Conheça os Bastidores da Organização

* Keila Priscila da Costa Medeiros
** Lucineide Cruz
Para gerir uma equipe é preciso conhecê-la e isto implica em ter ciência sobre seus pontos fortes, mas principalmente dos seus pontos fracos, para que seja possível os gerenciar e se possível, torná-los fortes.

Quando, por exemplo, um colaborador recém-admitido na organização, não apresenta um bom desempenho, isto não significa necessariamente que o problema seja somente ele ou dele. Pode ter ocorrido falta de treinamento; entrosamento; orientações.
Uma forma de realizar uma análise do desenvolvimento dos colaboradores e da gestão praticada é conhecer a realidade na qual estão submetidos. Para isto é possível realizar uma pesquisa, aplicar um questionário, preferencialmente sem que haja a necessidade de identificação ou penalidades, para que seja possível colher dados que retratem a realidade, pois assim será possível realizar ações que de fato possam surtir efeitos, no clima organizacional e na produtividade a fim de obter uma gestão eficaz.

O primeiro passo para o desenvolvimento de um questionário, é elaborar perguntas que permitam a identificação de quais são os maiores problemas encontrados pelos colaboradores para realização de seu trabalho e com isto conhecer a realidade de uma equipe, seu dilemas, problemas, dificuldades.

Nova call to action

Outro passo importante é humanizar o ambiente de trabalho. Isto pode ser feito, por exemplo, convidando os colaboradores para um evento após o trabalho, com o objetivo de socialização; aproximação e estreitamento das relações, principalmente com o gestor.

A proximidade nas relações interpessoais pode facilitar para que haja na organização uma comunicação de maneira ativa e dinâmica, o que faz com que os colaboradores possam manter informados e atualizados, por exemplo, os gestores em relação às demandas de clientes, fornecedores e colaboradores. Em troca é coerente recompensar a colaboração. Isto ajudará a criar vínculos e comprometimento.
______________
* Keila Priscila da Costa Medeiros, estudante de administração na Faculdade Facnet Anhanguera
** Lucineide Cruz, professora na Faculdade Anhanguera,
Coautora dos Livros:

Livro Gestão de Talentos
http://indicalivros.com/pdf/gestao-de-talentos-lucineide-cruz-juliana-pontelho

Gestão de Pessoas: manual de rotinas trabalhistas
http://indicalivros.com/pdf/gestao-de-pessoas-manual-de-rotinas-trabalhistas-juliana-pontelo-lucineide-cruz

0 0 votes
Article Rating

Por: Lucineide Cruz

Mestra em Liderança; Especialista em Marketing Empresarial; Especialista em Gestão de Recursos Humanos; Bacharel em Ciências Econômicas; Acadêmica - Cadeira de nº III de Literatura da Academia Latino-Americana de Ciências Humanas; Comendadora Grão Colar da República Brasileira e da América Latina; Comendadora Projeção 40 Anos; Diretora de Publicações na Rede Internacional de Excelência Jurídica do Distrito Federal; Diretora de Publicações na International Telework Academy; Fundadora da Fácil Editora; Consultora Sênior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Professora em cursos de graduação e pós-graduação; Coautora dos seguintes livros: Gestão de Pessoas: manual de rotinas trabalhistas - Editora Senac; Gestão de Talentos - Editora Senac; Administração em Foco - Editora Camões; Enfoque de Gestión- Editora Nova Letra; Projeção dos Sonhos: a consolidação do conhecimento - Editora Câmara Brasileira de Jovens Escritores; Projeção dos Sonhos: espaço privilegiado do saber em construção - Editora Câmara Brasileira de Jovens Escritores; Ética geral e profissional: ensaios e reflexões - Editora Processus; Saiba Tudo Sobre Constituição da CIPA - Norma Regulamentadora Comentada - Fácil Editora; Reforma Trabalhista: comparação da CLT com a Lei 13.467/17 - Fácil Editora; Economia sem Economês - Fácil Editora; Dicas para você viajar para o exterior com conforto, segurança e economia - Fácil Editora; Gestão do Teletrabalho (Home Office) no Brasil: Casos do Serpro e TCU e métodos para a implantação - Fácil Editora.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments