Artigos

Constelações Empresariais

Constelações Empresariais

Na década de 90, alguns colaboradores diretos de Hellinger começaram a aplicar a técnica sistêmica desenvolvida por ele, em empresas, corporações e pessoas em crise profissional ou em busca de renovação de carreira; e para surpresa de todos os resultados se multiplicavam !

Através da configuração das Constelações Empresariais, conflitos de toda ordem e questões recorrentes e viciadas entre profissionais, passaram a se dissolver no ambiente de trabalho e soluções criativas e harmonizadoras começaram a surgir .

As Ordens Sistêmicas também se aplicam à vida profissional, ou seja,nosso trabalho,nossa empresa,nosso departamento também pode ser considerado um Sistema Vivo, que reage e se organiza a partir das 3 Leis Básicas:

-Pertinência
-Hierarquia
-Equilíbrio

Muitos das dificuldades que encontramos no nosso ambiente de trabalho e dos conflitos que temos entre parceiros profissionais decorrem da desordem ou da quebra das Leis Sistêmicas, o que faz com que o sistema ( que é um organismo vivo) passe a reproduzir essa mesma desordem, perpetuando os conflitos, criando uma cadeia de problemas que se auto-alimentam e que contaminam as relações e prejudicam o entendimento entre as pessoas.

Por mais que as pessoas se esforcem para encontrar soluções e atingir metas ou proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo, “os lugares” naquele sistema, estão trocados,a Pertinência, a Hierarquia e o Equilíbrio não foram respeitados, e isso gera confusão e insegurança em todas as funções, dessa forma,podemos encontrar gerentes ou líderes que são ignorados ou mesmo sabotados, cargos que recebem vários profissinais e apresentam os mesmo vícios de procedimentos, profissionais que recebem promoções por mérito, mas que ao tomarem posse do novo cargo, deixam de produzir ou de coloborar como antes; equipes dispersas e esgotadas pela pressão contínua de metas.

Ao configurarmos uma Constelação Empresarial teremos uma visão clara de tudo o que está em desordem naquela empresa, ou departamento, que dinâmicas apoiam uma carreira, e poderemos inspirar mudanças que respeitem as Leis Básicas, dessa forma, soluções que antes pareciam impossíveis começam a aparecer e profissionais que antes pareciam distantes e resistentes, ao serem reconhecidos na sua posição e respeitados na sua contribuição, passam a apresentar um melhor desempenho e melhores vínculos com colegas e clientes.

Podemos aplicar essa técnica para definir novos rumos para as empresas, ou novos produtos, ou ainda avaliar a segurança das fusões ou a receptividade dos clientes às novas políticas ou produtos. Podemos também avaliar promoções de cargo, ou mesmo trabalhar conflitos que surgem por herança ou disputas familiares.
Ao configurar o sistema com a ajuda de representantes para cada função, obtemos informações importantes das dinâmicas que alimentam esse sistema e a partir delas temos uma mapa de ação ampliado e, o que antes estava oculto e gerava confusão e disputa , passa ser um elemento que conduz à Ordem ao Equilíbrio e à Transparência.

Uma das principais contribuições do trabalho de Hellinger para o mundo profissional é que cada pessoa, cada função, da mais simples à mais sofisticada dentro de uma empresa
tem sua importância e contribui para a harmonia das demais funções, e que o Reconhecimento daquilo que cada profissional oferece à empresa e aos clientes é uma das bases de crescimento e êxito profissional.

Simone Braga Bomentre
Formada em psicologia com especialização em Fenomenologia Sistêmica, estudou filosofia e arte. Formada pelo Método Bertazzo , trabalhou como Professora e Supervisora na Câmara de Mediação da Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo; é professora convidada do curso de Psicologia Hospitalar e Pedagogia Hospitalar da PUC-SP; desenvolve pesquisa sobre o pensamento clínico de Bert Hellinger desde 2002.
www.simetriadoamor.com
email:simetriadoamor@gmail.com

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of