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Consultoria empresarial: do conceito a prática

As empresas estão atualmente em busca de melhoria e formas de adaptação a um novo mercado que está em constante processo de mudança, devido a uma série de fatores, entre eles a alteração de característica dos consumidores, que estão cada vez mais atentos não só a preço, mas também a qualidade. O mercado vive em busca de melhores resultados, e à medida que as organizações vão se segmentando os serviços de Consultoria Empresarial passam a ser requisitados fundamentais na procura de resultados satisfatórios para driblar as dificuldades. A Consultoria Empresarial já faz parte da realidade de muitos empreendimentos, e outros estão começando agora a entender seus benefícios.
A Consultoria Empresarial é o conjunto de serviços que estão direcionadas para empresas de vários setores, os objetivos principais estão na identificação de problemas e na sua melhoria. O papel do consultor tem se tornando de extrema importância e introduziu mudanças na organização cliente, ou seja, o consultor é visto como um “agente de mudança”. Suas funções mais inerentes estão ligadas a resolver problemas que impedem de atingir metas, conseguir que as pessoas façam as coisas acontecerem, dar a elas novas perspectivas ou enfoque a seus problemas e criar as condições para que ocorram mudanças.
O serviço de Consultoria Empresarial visa à realização de um projeto especifico, com prazo, data e plano de trabalho independente. Existem dois tipos de consultoria: a Interna e a Externa. Na Consultoria Interna o consultor poderá ou não está vinculada a organização para a qual irá realizar a prestação de serviço, sendo que, quando exclusivo e dedicado a uma única organização. Já a Consultoria Externa o profissional presta de serviço de forma autônoma. Em ambos os processos de serviço a principal missão é visualizar a empresa, identificando seus problemas e buscando soluções através de conhecimento técnico e prático do consultor.
Esse sistema apresenta também suas vantagens e desvantagens como qualquer processo ao qual o sistema corporativo poderá ser exposto. O clima de competitividade é cada vez maior. As empresas confrontam-se com a necessidade de reação imediata aos novos desafios. Isso implica, muitas vezes, alterações na estrutura da própria empresa. Nessa altura, recorrer a uma consultora pode ser a forma mais rápida e eficiente de melhorar o seu negócio. Um caminho que pode parecer fácil, mas que tem também os seus riscos. Antes de decidir é preciso fazer uma avaliação interna e ter em mente as vantagens e desvantagens de contratar uma consultora. As vantagens estão ligadas a objetividade, maior facilidade e coragem na tomada de decisões, na experiência dos consultores e por fim na disponibilidade para resolver conflitos. Já as desvantagens pairam sobre o sentimento de dependência, os consultores podem apresentar uma visão artificial do negócio, custos elevados e certo desconforto.
Independente do tipo de consultoria a ser aplicada, deve-se apresentar uma estrutura processual composta por varias etapas que devem ser percorrida em sequencia, sempre baseada em um cronograma. Ela inicia-se com a apresentação da consultoria, em seguida vem a negociação do contrato, diagnóstico e elaboração do plano de ação, execução das ações implementadas, conclusão da consultoria empresarial, gestão de contrato ou o chamado monitoramento pós-contrato.
É importante ter em mente que uma consultoria empresarial tem haver com mudança, ou seja, e a contratação do serviço que visa buscar e trazer novas tendências para dentro da empresa contratante, na tentativa de impulsionar ou melhorar os processos existentes na mesma. Antes de contratar uma empresa de consultoria ou um profissional autônomo você deve conhecer o trabalho da consultoria e a formação dos consultores, conversar sobre os projetos dentro da área especifica e tirar todas as dúvidas que houver sobre o processo, formalizar o serviço por meio de contrato e participar de todo o processo de trabalho.
O trabalho da consultoria vem de encontro às dificuldades das organizações, diminuindo o tempo necessário para que as melhorias aconteçam e para que as resoluções desejadas também apareçam. A importância principal em um projeto de consultoria empresarial é que haja clareza e qualidade durante toda a implantação do sistema, e que também o cliente senta-se seguro em relação ao serviço prestado. O custo de um serviço de consultoria, seja ele administrativo, financeiro, operacional ou o desenvolvimento de um planejamento estratégico, é geralmente levando. Porém, a utilização do principio de parcerias acabam por reduzir os custos, tornando-se uma ótima alternativa para empreendedores que necessitam de auxilio em suas atividades.
Podemos observar que a consultoria se aplica em diversas ocasiões dentro do nosso cotidiano e isso vai refletir em nosso futuro de alguma forma. Hoje a consultoria possui uma enorme importância diante do aumento da competitividade da economia brasileira e possibilidade de novos entrantes, novos concorrentes, para diversas áreas da economia. Empreendedores que continuarem achando que tudo faziam antes permaneceram a ser aplicados da mesma forma podem vir a não entender certas situações no futuro. Atualmente a consultoria é uma ferramenta importante para dar visibilidade a empresários e pessoas em relação a tomada de decisões futuras.
Enfim, O objetivo da consultoria empresarial é estabelecer uma administração mais ágil e competitiva, em sintonia com a realidade atual, sem interferir diretamente na cultura da organização, para que possamos melhorar a qualidade, a produtividade e principalmente o aumento real da Lucratividade.

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Por: Grasielly Pereira

Formada em Administração de Empresas e Graduada em Gestão de Empresas e Gestão Financeira. Aluna dos cursos de Ciências Contábeis e Pedagogia.

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