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Equipe de sucesso: o que é, características e como montar

Ter uma equipe de sucesso, oferece a empresa a chance de aumentar os seus resultados. Por isso, se você busca ter mais vendas ou lucros, leia esse texto.

É improvável que um negócio se torne referência do setor se ele não tiver ao seu lado uma equipe de sucesso, com colaboradores capacitados e altamente produtivos. Por isso, surge diante desta afirmação alguns questionamentos sobre a maneira correta de montar um time de sucesso e quais habilidades não podem faltar.

Tudo começa a partir de bons processos de recrutamentos e seleção de novos talentos, além da determinação de líderes capacitados para encarar novos desafios, que irão vir pela frente.

Neste post, abordaremos com mais detalhes o que faz uma equipe de sucesso, suas principais características e como desenvolver um time que consiga, de fato, aumentar os resultados da sua organização.

Boa leitura!

Qual é a definição de uma equipe de sucesso?

Uma equipe de sucesso é a sinergia criada quando talentos individuais se juntam para alcançar metas e objetivos compartilhados. Essa colaboração, não é apenas marcada pelos resultados visíveis, mas também pela cultura e clima organizacional.

Além disso, uma equipe de sucesso necessita de uma boa comunicação, para que todos os membros consigam compartilhar ideias, se expressarem abertamente e construírem um ambiente onde todos da equipe possam ser ouvidos.

As hards skills aqui entram em jogo também, pois, para que a confiança no trabalho do colega seja verdadeira, se faz necessário confiar que ele pode ser produtivo atuando em sua respectiva função.

gestão por competências

Isso não apenas estimula a resolução colaborativa de problemas, mas também promove um senso compartilhado de responsabilidade pelo sucesso da equipe.

Por saberem e entenderem quais são as atividades que devem ser feitas, com que objetivo, para que eles possam alcançar determinada meta, todos da equipe tendem a se sentirem mais motivados e criam um propósito para suas tarefas.

Essa motivação intrínseca impulsiona a equipe a superar obstáculos, buscar a excelência e celebrar conquistas coletivas.

Em todas as etapas, desde a criação até na distribuição de trabalhos, a liderança é fundamental, pois, mesmo que todos os membros tenham o conhecimento, é o líder que guiará a equipe em direção às realizações empresariais.

O que uma equipe de sucesso precisa?

Todos precisam ter a mesma visão: o alinhamento de esforços é essencial para o sucesso de uma equipe. Isso significa que todos os membros compartilham de uma compreensão clara dos objetivos da equipe e estão comprometidos em direção a esses objetivos.

Confiar nos outros colaboradores: a confiança entre os membros da equipe é fundamental para o seu sucesso. É fundamental que seus membros confiem nas habilidades, intenções e contribuições de cada um. Esse passo, facilita, por exemplo, a delegação de tarefas, além de oferecer uma comunicação eficaz.

Empresa tenha um bom clima organizacional: trata-se aqui de um indicador muito importante na empresa, capaz de mensurar o nível de motivação, satisfação e produtividade dos colaboradores. Por isso, equipes de sucesso tendem a trabalhar sempre em um ambiente que cria condições para este sucesso.

Reconhecer a importância de cada membro da equipe: ao atuar em equipe, é importante destacar que o sucesso nos resultados não acontece por causa do líder. Por trás de cada ação existe uma equipe que contribuiu com a empresa desde o início. Portanto, elogiar seus membros é fundamental para mantê-los motivados e engajados.

Autonomia de cada colaborador: por fim, é preciso oferecer mais autonomia aos seus colaboradores para que eles possam executar suas atividades. Além de demonstrar confiança, esse ato instiga a cada membro a assumirem suas responsabilidades e tomarem decisões que contribuem para os resultados da empresa.

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Como montar uma equipe de sucesso?

Encontre pessoas que tenha valores parecidos com a cultura da empresa:

1 – Encontre pessoas que tenha valores parecidos com a cultura da empresa:

Normalmente, a primeira coisa que um gestor com pouca experiência em recrutamento e seleção faz, durante uma entrevista de seleção, é verificar as habilidades técnicas dos candidatos, sua experiência e como ele se comunica.

Porém, apesar das hards skills serem importantes, elas não são os únicos requisitos a serem verificados. A empresa deve também encontrar candidatos que tenham uma personalidade alinhada com os valores e cultura da empresa.

Tudo será bem mais simples se o colaborador tiver pensamentos e comportamentos parecidos com os quais a empresa valoriza dentro da sua cultura.

2 – Busque por profissionais com nível técnico elevado:

Quando inseguros, os líderes tendem a evitar contratar pessoas que têm um currículo técnico mais elevado que o seu. Porém, deixar um talento escapar, devido a esse medo, pode ser um dos maiores erros que a organização poderia cometer.

Cada membro oferece características específicas que somadas irão tornar a equipe um sucesso. Por isso, reconhecer as suas próprias limitações é importante para poder “passar a bola” para quem realmente sabe.

Olhe para times de futebol ou outro esporte, dificilmente você vai ver um técnico que joga melhor que os seus atuais jogadores e, nem por isso, ele deixa de ser respeitado e ter suas ordens seguidas.

Na verdade, são justamente profissionais de destaque que irão ajudar o líder a obter melhores ferramentas que oferecem maiores chances de sucesso para a equipe.

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3 – Não pule as etapas do processo seletivo:

Para encontrar os membros certos para as equipes, é importante que a avaliação do candidato seja completa, pois em cada etapa do processo seletivo, existem aspectos que precisam ser analisados

Para encontrar os membros certos para as equipes, é importante que a avaliação do candidato seja completa, pois em cada etapa do processo seletivo, existem aspectos que precisam ser analisados a respeito do perfil e personalidade do possível colaborador.

O ideal é que todo o processo seletivo seja dividido em diversas pequenas etapas, para que o recrutamento como um todo seja mais organizado. As entrevistas, por exemplo, devem ser realizadas de uma vez, porém, isso não quer dizer no mesmo dia.

Além de facilitar a dinâmica, definindo exatamente quando será cada etapa, o setor de RH consegue convidar, por exemplo, o líder do setor em que o potencial colaborador ocupa o cargo a participar e contribuir na escolha final de um profissional.

Por fim, é fundamental que a empresa separe um dia para poder oferecer o feedback aos candidatos que não foram escolhidos. Apesar de ser um fator muito importante, ainda é incomum entre as empresas, o que impacta diretamente na reputação da organização.

Depois das primeiras entrevistas e processos de recrutamento, é essencial que a empresa crie um padrão para que ele possa ser seguido e modificado, de acordo com o setor que está recrutando.

4 – Insira o colaborador na equipe:

Depois de todo o processo seletivo ter sido realizado e o colaborador escolhido, a empresa deve, em um primeiro momento, apresentar este novo membro a todos da equipe e, somente depois da integração, iniciar com treinamentos que o ajude a entender a funcionalidade da empresa.

Além de este ato conseguir mostrar que a empresa respeita quem está chegando, manda um recado a todos os membros para que contribuam para que o profissional que acabou de chegar consiga se adaptar corretamente às rotinas organizacionais.

Entre os processos está apresentar o local de trabalho, ambientes da empresa como um todo, setores, como eles se interligam, descrever a função novamente, e claro, como ele vai ajudar no crescimento da organização.

Conclusão

Uma equipe de sucesso é aquela que opera de maneira harmoniosa, colaborativa e eficiente para alcançar objetivos comuns. Porém, seu sucesso vai além das metas alcançadas, destacando principalmente aspectos como:

  • Comunicação;
  •  Interatividade entre os membros, positiva;
  • Confiança mútua;
  • Respeito e habilidade de adaptação diante dos desafios.

Além disso, ao traçar um planejamento, é muito importante que todos os membros tenham uma visão em comum e entendam claramente quais são os objetivos coletivos da empresa e o que deve ser alcançado.

Neste momento, a diversidade de habilidades e competências dentro da equipe contribui para uma abordagem mais abrangente na resolução de problemas e na geração de ideias inovadoras.

Por fim, montar uma equipe de sucesso requer uma abordagem estratégica e cuidadosa no recrutamento, considerando não apenas as habilidades técnicas, mas também a compatibilidade cultural e os valores compartilhados.

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