Artigos

Contribuições da gestão de pessoas para a sobrevivência das pequenas empresas

CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DE PESSOAS PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS PEQUENAS EMPRESAS

Diante da atual crise econômica enfrentada pelo mercado brasileiro, as empresas principalmente as de pequeno porte tem apresentado certas deficiências que podem comprometer a sobrevivência, sendo necessário cada vez mais repensar suas estratégias para se manterem no mercado. Atualmente o sucesso de uma empresa não relacionado ao seu tamanho, e como se comporta como seus colaboradores.

O desenvolvimento da organização é um processo estratégico de mudança planejada- o que objetiva alavancar a organização a estágios cada vez mais avançados, ao mesmo tempo em que se integra metas individuais, grupais e empresariais (MARRAS, 2000,p.299)

Nova call to action

Assim como as grandes organizações as pequenas empresas encontram desafios para se manterem no mercado. O diferencial para conquistar um lugar de destaque no mercado está nas pessoas que compõe a organização. A nova Gestão de Pessoas tem o propósito auxiliar o gestor e sua equipe de trabalho a realizar suas funções, uma vez que o administrador sozinho não consegue executá-las e atingir suas metas e resultados.

A função atual da Gestão de Pessoas é administrar pessoas complexas em organizações complexas. Ela tem a responsabilidade de criar uma empresa onde as pessoas tenham satisfação no trabalho e orgulho de realizar suas funções. Assim como citado por Chiavenato (2002, p.162), os principais objetivos são:

a) criar manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidade, motivação, e satisfação para realizar os objetivos da organização;
b) criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena das pessoas, e alcance dos objetivos individuais; e
c) alcançar a eficiência e eficácia através das pessoas.

A Gestão de Pessoas é uma estratégia muito importante para a empresa de pequeno porte. Ela é o ponto fundamental para transformar essa empresa em uma grande organização, através da capacitação das pessoas, procurando o bom desenvolvimento de objetivos.
Ainda de acordo com Chiavenato (2010), A Administração de Recursos Humanos produz profundos impactos nas pessoas e nas organizações. A maneira de lidar com as pessoas, de buscá-la no mercado, de integrá-las, de orientá-las, de fazê-las trabalhar e de recompensá-las, ou seja, a qualidade na forma de como as pessoas são geridas na empresa é muito importante na competitividade empresarial.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments