Artigos

Contribuição da Remuneração para a satisfação geral nas organizações

Em minhas pesquisas de clima organizacional em diversas empresas constatei que o fator “remuneração” como o terceiro item em ordem de importância a contribuir para o nível de satisfação geral do executivo. Os outros dois maiores são “perspectiva de progresso” e “clima organizacional”, nesta ordem.

Enquanto os demais itens vão contribuir de forma bem menos expressiva e pulverizada, estes três primeiros somados representam, aproximadamente, 57,5% em termos de peso de contribuição para a satisfação.

Grandes discussões cabem em relação ao valor motivacional do salário, mas estes dados que demonstram um grau de importância atribuído à remuneração e apontam, sem dúvida, para o cuidado que as empresas devem tomar quanto a suas Políticas e Práticas de Salários e Benefícios, pois problemas nesta área podem contribuir de forma negativa no grau de comprometimento com os objetivos da empresa, no ambiente de trabalho, no espírito da equipe e na gestão dos talentos, entre outros itens.

Nova call to action

Pelo lado do profissional, os três fatores citados anteriormente podem ser vistos como indicadores para subsidiar um planejamento de carreira profissional ou a escolha de uma empresa ou área para trabalhar. Naturalmente, em tempos de economia recessiva, as possibilidades não são tantas quanto gostaríamos, mas os objetivos pessoais de quem investe na carreira e na aquisição de níveis de competências diferenciados devem passar por estas questões, ou seja, estar numa empresa onde se possa vislumbrar perspectivas de crescimento profissional, recebendo níveis de remuneração competitivos e desfrutando de um ambiente de trabalho agradável, com pessoas comprometidas e motivadas frente a suas realidades funcionais.

Autor: Mário Fagundes – Economista especializado em RH, atuo na área de Recursos Humanos com ênfase em Administração de Cargos e Salários há 22 anos no planejamento, elaboração e administração de Programas de Gestão de Remuneração e Carreiras. Desenvolvi e implantei diversos sistemas de remuneração em empresas nacionais e multinacionais de grande e médio porte. Atualmente ministro periodicamente cursos na área de remuneração, e sou Diretor da AFRH Consultoria em Recursos Humanos.

0 0 vote
Article Rating

Por:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments