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Convivendo com pessoas insatisfeitas

CONVIVENDO COM PESSOAS INSATISFEITAS.
Elizabeth H. de Oliveira*

Existem pessoas que nasceram com a “vocação” para o mau humor. Para elas nada está bom e sempre há motivo para insatisfação. Se chove, o dia não tem graça; se faz calor, bem que podia esfriar. Tem sempre alguém querendo prejudica-las e tudo parece azedar suas vidas.
Nos ambientes de trabalho, no campo das relações interpessoais, esse comportamento acaba desencadeando conflitos e comprometimento de resultados. De início os colegas têm energia para a convivência, mas aos poucos os esforços se esgotam e o isolamento é inevitável. Não é todo dia que as pessoas sentem-se felizes ou dispostas, mas há uma longa distância entre sentimentos eventuais daqueles que se fazem presente permanentemente tornando difícil a convivência. Para Max Gehringer, “…insatisfação no trabalho é como colesterol. Todo mundo tem e pode ser bom ou ruim”.
Assim como o conflito, a insatisfação pode ser positiva quando o indivíduo canaliza suas forças para novas aprendizagens, abrindo-se para outras experiências e perspectivas. Se crescimento pessoal e profissional é aprimorado a partir da disposição e coragem para romper paradigmas que não servem mais. Do outro lado, há pessoas que insistem em creditar aos outros seus fracassos. Com dificuldade em relacionar-se com os outros, costumeiramente mostram-se reservadas; pouco sociais; com dificuldades em acatar ordens; agressivas na forma de comunicação; não reconhecem os méritos dos colegas; não aceitam ajuda e nada fazem para reverter a situação. Geralmente, apresentam pouco tempo de vida útil nas empresas.
Como agir perante essas pessoas? O ideal é chama-las para o diálogo de maneira franca e objetiva, mostrando a necessidade de rever seu comportamento não apenas pela cultura da empresa, mas pelas exigências de um tempo que pede alto padrão de relacionamento interpessoal e boa dose de vocação para o espírito de equipe em prol de resultados altamente eficazes.

Elizabeth H, e Oliveira; Historiadora e Pedagoga. Pós-Graduada em Pedagogia Empresarial, Metodologia do Ensino e MBA em Gestão Administrativa e Acadêmica. Proprietária da empresa Alfa Consulte.
elisa.hernandes@yahoo.com.br

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