logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Coaching > Crenças Limitantes: você sabe o que são?

Sumário

Crenças Limitantes: você sabe o que são?

As crenças desempenham um papel fundamental em todos os aspectos de nossas vidas, incluindo finanças, relações familiares e pessoais. A diferença entre conquistar ou não vai além da sorte; está diretamente ligada às crenças que moldam nossas ações e resultados. A compreensão e transformação dessas crenças podem ser a chave para alcançar realizações significativas.

As crenças limitantes são convicções profundamente arraigadas que influenciam nosso pensamento, comportamento e a maneira como percebemos o mundo ao nosso redor. Essas crenças, muitas vezes formadas durante experiências passadas, podem restringir nosso potencial, limitar nossas escolhas e impactar negativamente nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Entender e desafiar essas crenças é fundamental para superar obstáculos, alcançar metas e cultivar uma mentalidade mais positiva e capacitadora. Nesta exploração sobre crenças limitantes, mergulharemos nos mecanismos que as alimentam, seus efeitos e estratégias para transformá-las em crenças fortalecedoras.

Crenças limitantes

Você sabia que todos os resultados de nossas vidas, sejam relacionados a finanças, família, relacionamentos etc. Passam pelas crenças? Por que algumas pessoas realizam, conquistam e outras não? Acredite, não é sorte: é crença!

As crenças limitantes são os modelos mentais que criamos com as experiências vividas e as coisas que aprendemos em alguma fase da nossa vida para nos proteger ou oferecer um limite em alguma situação. São frases que ouvimos quando criança, críticas que recebemos, conselhos protetores, informação generalistas.

São experiências negativas que passamos e os escudos que criamos para não repetir aquele momento.

Como as crenças limitantes são formadas?

As crenças limitantes podem ser formadas em qualquer fase da vida, a partir de experiências pessoais, de mensagens que recebemos de outras pessoas ou da cultura em que vivemos.

Por exemplo, uma criança que é constantemente criticada por seus pais pode desenvolver a crença limitante de que não é boa o suficiente. Um adulto que sofreu um trauma pode desenvolver a crença limitante de que o mundo é um lugar perigoso. E uma pessoa que cresceu em uma cultura que valoriza a conformidade pode desenvolver a crença limitante de que não deve se destacar.

➡️ Fazer curso gratuito

Quais são os efeitos das crenças limitantes?

As crenças limitantes podem afetar a nossa vida de diversas maneiras. Elas podem nos impedir de alcançar nossos objetivos, de ter relacionamentos saudáveis e de viver uma vida plena.

Por exemplo, uma pessoa que acredita que não é inteligente o suficiente pode evitar desafios acadêmicos ou profissionais. Uma pessoa que acredita que não é boa o suficiente pode ter dificuldade de se relacionar com outras pessoas. E uma pessoa que acredita que o mundo é um lugar perigoso pode ter dificuldade de sair de sua zona de conforto.

Como superar as crenças limitantes?

Superar as crenças limitantes é um processo desafiador, mas que pode trazer grandes benefícios. Quando superamos as nossas crenças limitantes, podemos nos sentir mais confiantes, capazes e realizados.

Aqui estão algumas dicas para superar as crenças limitantes:

  • Torne-se consciente de suas crenças limitantes. O primeiro passo para superar uma crença limitante é se tornar consciente dela. Comece a prestar atenção aos seus pensamentos e interpretações. Quando você notar um pensamento ou interpretação negativo, pergunte-se se ele é verdadeiro ou se é apenas uma crença.
  • Reexamine suas crenças limitantes. Uma vez que você tenha identificado uma crença limitante, examine-a com cuidado. Pergunte-se onde você aprendeu essa crença, se ela é baseada em evidências e se ela está realmente de acordo com seus valores.
  • Desenvolva novas crenças. Depois de reexaminar suas crenças limitantes, você pode começar a desenvolver novas crenças mais positivas. Comece a se concentrar nos seus pontos fortes e nas suas conquistas. Leia histórias inspiradoras de pessoas que superaram desafios. E converse com pessoas que acreditam em você.
  • Peça ajuda profissional. Se você estiver tendo dificuldade de superar suas crenças limitantes, pode ser útil procurar ajuda profissional de um terapeuta ou coach. Um profissional pode ajudá-lo a identificar e superar suas crenças limitantes de forma eficaz.

Para isso, superar as crenças limitantes é um processo que leva tempo e esforço, mas é um processo que pode valer a pena. Quando você supera suas crenças limitantes, você abre o caminho para uma vida mais plena e gratificante.

Conclusão

Tudo o que acreditamos foi útil naquele momento de nossa vida, para nos proteger ou orientar. Entretanto, quando passamos a usar essas crenças repetidamente e elas se tornam um hábito negativo ou fator de medo para realizar nossos objetivos, encontramos as crenças limitantes.

Nesse sentido, é importante entender que não percebemos de uma forma direta o mundo que nos cerca; tudo aquilo que chega até a janela de nossos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) passa por um processo de filtragem onde toda informação é interpretada.

O processo de interpretação depende essencialmente de nossas crenças e valores; em outras palavras, vemos o mundo a partir da forma e coisas que acreditamos.

Por fim, é muito fácil entender isso: eu vejo uma barata, por exemplo, que não passa de um pequeno inseto inofensivo; alguém que tem medo de baratas, no entanto, vai ver um ser perigoso que lhe produz imediatamente uma necessidade incontrolável de paralisar ou correr.

O que te limita a realizar ou conquistar determinado objetivo hoje?

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Psicóloga, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos, atuando há mais de 6 anos em empresas de tecnologia, desde o recrutamento e seleção, até ao desenvolvimento de competências e retenção de pessoal. Desenvolvimento de ações de fortalecimento da cultura organizacional, implementação e acompanhamento de feedbacks contínuos, Okr’s, treinamentos.
Assine a nossa Newsletter