Artigos

Líderes de equipes devem atuar como mentores do crescimento profissional

crescimento profissional

*Por Renata Altemari, Leading Direct da Liftoff na América Latina

Ao longo das minhas experiências de trabalho, sempre tive contato com lideranças femininas e, sem sombra de dúvidas, isto se tornou um marco muito importante para a minha carreira e para o meu crescimento profissional. Todas as minhas gestoras contribuíram imensamente para que eu me tornasse a profissional que sou hoje.

Nova call to action

Por isso, não poderia deixar de analisar o papel das lideranças como influenciadoras na construção de ambientes e profissionais bem preparados.

A pesquisa Women in Business 2021 mostra que, de 2019 para 2021, aumentou de 19% para 26% o número de mulheres em posições C-Level no mundo. É fato que as mulheres estão subindo nas carreiras e ganham o papel de ajudar outras que estejam almejando a mesma posição que elas.

Buscar mentoras – mas não se atendo a apenas mulheres, claro – que vão poder entender suas dificuldades e te guiar nesse trajeto é essencial para o desenvolvimento e crescimento profissional. Posso dizer por experiência própria: minhas gestoras foram também mentoras, que me ajudaram muito nesse caminho para a liderança.

O que pude perceber, inclusive por meio das mentoras que tive, é que a liderança feminina tem características e particularidades que se destacam por si só. A mulher é, na maioria das vezes, protagonista de uma liderança colaborativa, que valoriza criar conexões no ecossistema corporativo.

Características essas  que conversam muito bem com a que quero destacar neste texto: a empatia.

Para além do foco da diversidade, visto que ao sermos mulheres estamos automaticamente inseridas na busca por uma visão inclusiva de quem somos, gestões femininas valorizam com naturalidade o desenvolvimento pessoal dentro da sua jornada, o trabalho em cooperação e o equilíbrio entre as vulnerabilidades. Mas o que isso quer dizer na prática?

Estas lideranças são mais abertas a enxergar uma nova forma de buscar resultados e crescimento profissional.

Isso abre caminho também para um ambiente de mais diálogo e acolhimento. E quando nos sentimos à vontade em nosso próprio trabalho, consequentemente, os resultados melhoram. Segundo uma pesquisa feita pelo McKinsey Study, organizações com mais mulheres na liderança contam com um resultado operacional 48% maior ao se comparar à média da indústria. Além disso, o faturamento também costuma ser 70% maior.

Ou seja, existe um objetivo que podemos atingir ao não olhar apenas para a busca por ganhos em curto prazo. Quando passamos a valorizar o que podemos construir com pessoas motivadas, os resultados de médio e longo prazo se tornam muito maiores.

Pensando de maneira empática, como a sua gestão tem acolhido seus colaboradores?

A liderança do século 21 não pode negligenciar a gentileza. E isto é provado até mesmo por dados. O Project Aristotle, estudo realizado pelo Google, concluiu que os melhores times nutrem o hábito de ouvir uns aos outros e mostrar sensibilidade aos sentimentos e necessidades de seus membros.

Ou seja, para desenvolver uma equipe efetiva, é preciso valorizar os laços humanos no âmbito profissional como em qualquer outro ambiente.

Como alcançar o crescimento profissional?

Os líderes de hoje precisam entender o seu papel e serem os principais porta-vozes de inspiração. O bom líder, ou boa líder, no caso, acolhe, ouve, entende e age em conjunto para o bem comum. Ao estar nesta posição, o poder de uma mentoria adequada é justamente atuar como um guia para ajudar quem está a sua volta a subir junto com você.

Sem isso, não há crescimento do negócio como um todo e nem de cada profissional individualmente.

A mentoria e bons líderes com certeza são peças fundamentais para a construção das lideranças do futuro muito mais engajadas e preparadas para lidar com os desafios dentro dos negócios, pois os profissionais que têm uma liderança consciente saberão que não estão sozinhos e que podem, não apenas contar com seus líderes, como se inspirarem neles e nelas para criar um ecossistema corporativo mais diverso e empático.

E aí, o que mais você acredita que pode contribuir com o crescimento profissional? Conte para nós nos comentários!

Sobre a Liftoff

A Liftoff é uma plataforma líder de aceleração de crescimento para aplicativos mobile, ajudando anunciantes, editores e desenvolvedores de jogos a escalar o crescimento da receita com soluções para comercializar e monetizar apps.

Com um conjunto de soluções, incluindo Vungle, JetFuel, GameRefinery e Tresensa, a Liftoff oferece suporte a mais de 6.600 empresas do setor mobile em 74 países, incluindo jogos, redes sociais, finanças, comércio eletrônico, entretenimento e muito mais.

A Liftoff se orgulha de ser uma parceira de longo prazo dos principais anunciantes e editores de aplicativos desde 2012. Com sede em Redwood City, CA, a Liftoff tem uma presença global crescente com escritórios em todo o mundo.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH