Artigos

Criatividade e Clima organizacional na Publicidade

Acredito que a publicidade é uma arte, obviamente que, também requer muita técnica e pesquisa, mas, é preciso um bocado de imaginação e amor pelo que se faz para que a magia aconteça. Não é por pensar assim que, acho que a pessoa que atua no setor de Criação, é uma espécie de artista incompreensível, cheio de vaidade e que se nega a receber críticas e sugestões que visam melhorar o trabalho.

Pelo contrário, os criativos que transpiram e se inspiram, são seres gregários que se alimentam da percepção e da opinião dos colegas. Pessoas que apreciam a conversa descontraída durante o cafezinho no meio do expediente, um momento propício para abrir a mente e enxergar outras possibilidades.

Por essa razão, o clima organizacional de uma agência é algo de extrema importância para o bom desempenho desses profissionais. Claro que, as pessoas não são obrigadas a gostar ou cultivar uma amizade com alguém que não tem a menor afinidade, mas, o respeito pelos colegas e a educação, sobretudo a doméstica, são capazes de sustentar uma convivência saudável em qualquer ambiente, resultando no alcance dos objetivos coletivos.

Nova call to action

O líder é o principal gestor do clima organizacional, ele deve preocupar-se em promover um clima de boa vontade, agindo estrategicamente para atingir objetivos, evitando os conflitos, gerenciando crises, dentre outras atitudes que exercem grandes influências no desempenho dos demais colaboradores.

O clima organizacional é formado pela conjunção de vários fatores, entre eles estão, as aspirações pessoais, motivação, ambições funcionais, adequação da remuneração, horário de trabalho, relacionamento hierárquico, interação social, políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.

Enfim, o clima organizacional é um valioso o indicador para qualquer tipo de organização. Mas, na publicidade este aspecto ganha ainda mais força, por tratar de processos que dependem do bem-estar físico, psicológico e, sobretudo, emocional dos colaboradores. Claro que, independente do estado de ânimo, o criativo tem que produzir, mas se ele estiver em harmonia com o ambiente que lhe cerca, o resultado será muito melhor, pois todo criativo tem um pouco de alma de artista!

0 0 vote
Article Rating

Por:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments