Artigos

Cultura‌ ‌de‌ ‌inovação:‌ ‌o‌ ‌que‌ ‌é,‌ ‌como‌ ‌aplicar‌ ‌e‌ ‌benefícios‌

Cultura‌ ‌de‌ ‌inovação‌

Hoje, um bom profissional de RH sabe que o segredo do sucesso empresarial está na valorização do capital humano. E uma das estratégias de gestão de pessoas que favorece uma relação mais humanizada entre gestores e colaboradores é a cultura de inovação. Afinal, que profissional não gosta de trabalhar em um ambiente organizacional inovador e desafiador?

Mas se você pensa que este tipo de cultura empresarial só pode ser inserida em empresas de tecnologia, como startups, você está enganado. Mesmo se a sua empresa tem uma cultura mais tradicional, saiba que a inovação pode ocorrer não só na digitalização de algumas atividades, mas também na mudança da maneira de gerir os colaboradores ao abrir espaço para diálogos e novas ideias. 

Nova call to action

Ficou interessado pelo assunto e quer saber mais? Continue a leitura até o final e entenda o que é, como aplicar e quais os benefícios da cultura de inovação!

O‌ ‌que‌ ‌é‌ ‌cultura‌ ‌de‌ ‌inovação?‌ 

Dentro de um ambiente empresarial, a cultura de inovação nada mais é que um conjunto de hábitos e valores que incentiva a criatividade e a exposição de novas ideias vindas de todos os setores da organização.

Independente do tamanho ou segmento do negócio, a cultura de inovação engloba a implantação de novos processos para não só atender as necessidades do consumidor final, mas também aplicar novos processos que proporcionam bem-estar aos colaboradores, como melhorias no ambiente, no clima organizacional e na forma de se trabalhar. 

Considerado uma das principais referências em gestão de pessoas, Idalberto Chiavenato, em uma de suas obras ressaltou: “o que distingue empresas inovadoras das demais é que estas valorizam o potencial e o conhecimento sublimado de seus colaboradores, transformando este diferencial em competitividade empresarial e não em custos”. 

Logo, podemos concluir que, para que uma empresa se destaque dos concorrentes e se mantenha firme no mercado, é preciso proporcionar uma cultura inovadora que assuma que ninguém melhor que o colaborador para sugerir novos hábitos e processos para que a empresa alcance seus objetivos.

Qual a importância da cultura de inovação?

Com tantas transformações no perfil do novo profissional do mercado e até mesmo nas profissões, além do crescimento da modalidade de trabalho híbrido ou home office, não existe mais espaço para uma cultura engessada e hierarquizada. 

Atualmente, os profissionais desejam estar em um ambiente que proporcione crescimento e desenvolvimento profissional, o que é possível não apenas pelos treinamentos, mas também por meio de uma cultura de inovação que desenvolva o pensamento estratégico do profissional, onde ele possa expor seus pensamentos.

Ainda, a cultura de inovação entende que não é mais possível separar o profissional do indivíduo. Logo, toda essa inovação deve se estender para fora da empresa, proporcionando qualidade de vida para o colaborador. Só assim ele poderá alcançar seu potencial máximo e, como consequência, trazer resultados incríveis para o negócio.

Como aplicar a cultura de inovação nas empresas?

Agora que você já sabe o que é cultura de inovação e qual a sua importância, vamos apresentar algumas dicas de como aplicar esse novo comportamento na sua empresa. Confira!

Incentive novas ideias

A cultura da inovação precisa de um ambiente que ofereça espaço e condições para que os colaboradores participem da construção de novos métodos, serviços e produtos para melhorar a entrega para o consumidor.

Portanto, para que isso aconteça de fato, incentive os colaboradores a expressarem as suas ideias, celebre suas realizações e mostre aos gestores e demais membros do time os resultados de posturas e práticas inovadoras dentro da empresa. 

Além disso, proporcione um ambiente onde a comunicação e o diálogo sejam sempre bem-vindos. Assim, todos se sentirão à vontade para expressar seus pensamentos.

Use e abuse da tecnologia

A tecnologia é a principal aliada da inovação. Por isso, não deixe de contar com o auxílio de softwares e ferramentas tecnológicas para otimizar os processos burocráticos de cada setor.

E quando se trata da área de Recursos Humanos, utilizar um software de RH é fundamental  para reunir todos os dados dos colaboradores, por exemplo, em banco de horas, férias, avaliações de desempenho e muitas outras informações importantes. 

Ademais, uma plataforma completa de gestão de pessoas permite o cruzamento desses dados, transformando-os em informação útil e sólida, proporcionando uma gestão mais estratégica e inovadora.

Proporcione desenvolvimento e capacitação

Aqui, já comentamos como o novo profissional do mercado valoriza trabalhar em uma empresa que proporciona desenvolvimento e capacitação. Nesse sentido, a cultura de inovação mudou também a forma com que as pessoas se qualificam.

O ensino eletrônico tem se mostrado um modo de aprendizagem fundamental para a organização se manter atualizada e competitiva no mercado. Esse método de ensino, conhecido também como e-learning, proporciona comodidade e segurança, por utilizar as mídias eletrônicas para proporcionar aprendizado. Além disso, o e-learning reduz custos com treinamentos presenciais para a empresa.

Determine objetivos e analise os resultados

Para inovar é necessário estabelecer objetivos, ou seja, onde sua empresa quer chegar no mercado e qual ambiente ela quer proporcionar aos seus colaboradores. Com esse caminho traçado, fica mais fácil o time colaborar com novas ideias e elaborar novos processos. 

Nesse sentido, é essencial contar com o auxílio da tecnologia na obtenção de métricas e dados confiáveis para entender se tais inovações têm contribuído de fato para os resultados que a empresa busca.

Acompanhe as tendências do mercado

Ter o conhecimento das tendências do mercado em que a empresa atua proporciona o surgimento de novas ideias de diferenciação do seu produto ou serviço diante dos concorrentes e também na busca da melhor forma de se trabalhar individualmente ou em equipe.

Assim, os melhores resultados para o negócio virão, em curto, médio e longo prazo. Ainda, acompanhar as tendências também auxilia na compreensão dos desejos e necessidades do público-alvo, algo que é extremamente importante para um maior envolvimento com o consumidor final, mantendo sua empresa ativa e atualizada no mercado.

Quais são os benefícios?

Além de atrair os melhores profissionais do mercado para seu time, aplicar a cultura de inovação na sua empresa proporciona diversos outros benefícios. Conheça agora os principais!

Aumenta a motivação e o engajamento

Quando você proporciona uma cultura de diálogo e que permite que o colaborador dê ideias e participe ativamente da construção não só de um ambiente organizacional saudável, mas também de ações e estratégias para melhoria do negócio, a motivação e o engajamento aumentarão.

Isso porque, com a cultura de inovação existente na sua empresa, o colaborador se sentirá valorizado como pessoa e se verá como peça fundamental no sucesso da empresa, o que fará literalmente que ele “vista a camisa” da sua marca se tornando um profissional ainda mais produtivo.

Aumenta os lucros

Com o time motivado e engajado por estar em uma empresa que é alinhada com seus valores, como consequência, a marca produzirá mais, além de entregar seu produto ou serviço com maior eficiência e qualidade.

Ainda, com os colaboradores satisfeitos, a empresa reduzirá custos com absenteísmo, demissões e novas contratações. 

Melhora a imagem da marca no mercado

A cultura de inovação transforma sua empresa em um local onde os melhores profissionais querem estar, trabalhando no employer branding. 

Isso porque, um ambiente inovador fará com que seus colaboradores sintam vontade de compartilhar sobre seu trabalho e sobre a empresa nas suas redes sociais e também nas redes da marca. 

Além de falar bem da organização para amigos e colegas de profissão, o que é uma propaganda gratuita da sua marca, atraindo outros talentos para o seu time.

Atrai mais clientes

Além de atrair bons profissionais para a equipe, a cultura de inovação também melhora a imagem da marca diante dos consumidores, que cada vez mais procuram ser clientes de empresas com que se identifiquem em relação a valores e estilo de vida. 

Assim, a empresa também aumenta a competitividade no mercado e atrai cada vez mais clientes e novos públicos. Há algum tempo, a cultura de inovação deixou de ser uma tendência e já se tornou uma peça-chave para que empresas se mantenham atuais e consigam permanecer no mercado. 

Por isso, não deixe de começar a aplicar agora mesmo essa estratégia de valorização de pessoas na sua organização. 

O setor de RH pode se tornar um protagonista no sucesso empresarial ao encarar este desafio e apresentar os benefícios da cultura de inovação para as lideranças do negócio. 

E por meio de um software com análise comportamental, como o Sólides Gestão, essa cultura de inovação se torna possível. Conheça mais sobre essa ferramenta que transforma a rotina dos profissionais de RH, garantindo maior rapidez e efetividade nos mais diversos processos do setor e da empresa.

4.5 2 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments