Artigos

Crie um currículo de sucesso – Descubra o segredo e conquiste sua vaga

Para iniciar a seleção para uma vaga de emprego é preciso apresentar o currículo, que serve como um cartão de visita. Nele deve constar dados importantes sobre a formação, carreira acadêmica e alguns itens da vida pessoal.Como fazer um currículo pode parecer um trabalho difícil, mas com as dicas corretas fica mais simples.

Neste artigo, vamos explicar os tais “segredos” para um currículo de sucesso. Ficou curioso? Então, confira os próximos tópicos!

Seja breve

As pessoas costumam errar ao colocar excesso de informações e acham que o conteúdo em demasia vai ajudar. Primeiramente, é preciso lembrar que o tempo é precioso, por isso é poupado pelos funcionários do RH, que tendem a analisar os dados importantes e descartar os demais. 

Nova call to action

São muitas seleções com dezenas de vagas, que geram centenas de currículos, imagina se cada um tiver 10 páginas, nenhum recrutador tem tempo hábil para verificar tudo isso. Portanto, o currículo enxuto é o primeiro ponto de atenção.

Dados desnecessários

Evite os dados pessoais, principalmente a numeração de documentos, como RG e CPF. Basta colocar o nome completo, e-mail, telefone e cidade, já o endereço completo e idade é opcional. O estado civil e filhos não são necessários. 

Seja criativo

Algumas áreas pedem currículos mais criativos, como os trabalhos gráficos, publicidade e propaganda, marketing, dentre outros. Neste caso, pode ser mais despojado, interessante e até inusitado, como os diferentes que viraram sucesso na internet.

Evite fotos

Algumas vagas exigem fotos, mas se não for caso não é preciso colocar uma fotografia. Nela é indispensável parecer profissional, em uma imagem de rosto e preferencialmente sem adereços na cabeça.

Somente a verdade

Colocar muitas informações inexistentes para preencher o currículo parece um bom negócio, mas durante a entrevista tudo pode ser descoberto. Além disso, alguma inverdade pode ser usada durante a atividade, como um idioma, e o profissional deixará a desejar. 

É desejável ser verdadeiro e mostrar o potencial, caso a experiência seja pouca, faça uma carta de apresentação e conte sobre a força de vontade e garra, mesmo diante a falta de experiência no ramo.

Elimine os excessos

Cursos feitos há uma década não precisam estar presentes, a exceção existe apenas quando é exigido pelo ramo de atuação. Além deles, as últimas 3 ocupações são as mais importantes, o restante pode ser deixado de lado. Já a escolaridade deve constar junto com a instituição e ano de conclusão, sem a necessidade de resumos sobre o conteúdo aprendido.

Verifique a ortografia

Mesmo que a vaga não seja direcionada a educação ou contato com o público, é preciso caprichar no conteúdo e na escrita. Assim, mesmo que a gramática não seja o forte do candidato, o recrutador pode imaginar o quanto ele se dedicou à produção.

Depois de colocar todos os dados e formatar, é preciso reler. Além disso, a concordância e gramática podem ser checadas. Caso tenha dúvidas sobre as palavras e possíveis erros, basta utilizar um corretor online.

Apresentação

Tenha sempre o currículo salvo em PDF e Word. Nos impressos basta usar folha A4, sempre branca ou reciclada, use também pastas e envelopes para não amassar o papel.

Laryssa Balduino – Jobseeker.com

avaliação de desempenho

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments