Artigos

De mundo VUCA para mundo BANI

VUCA

No final dos anos 80, os militares americanos criaram o termo VUCA, que em português significa volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Esse era a situação do mundo nos anos 80 com a guerra fria.

E se andamento das coisas já deixava a gente meio doido antes da pandemia de covid-19, depois dela é crescente a dificuldade de interpretação do mundo, que aumenta na proporção da velocidade do wi-fi.

Nova call to action

Mas nem todo mundo sabe que sente isso – tem os assintomáticos que passam esse sentimento pra frente, sem saber. O nível de anestesia varia.

A tecnologia que conecta é a mesma que acelera e faz sofrer. O conceito VUCA não serve mais, e você já deve ter sentido que o que está acontecendo está estranho.

Depois da pandemia, essa definição de mundo ficou totalmente ultrapassada, insuficiente. Então o futurista Jamais Cascio atualizou o conceito para BANI, traduzido parar frágil, ansioso, não-linear e incompreensível.

Estruturas frágeis diante de tantas mudanças, pessoas ansiosas pelo dia de amanhã, falta de parâmetros e quebra de padrões prejudicando a tomada de decisões, enorme volume de dados tornando difícil a compreensão em profundidade.

Assim é o mundo de hoje, onde uma decisão na Rússia pode ter efeito no Pará em alguns minutos. Quem pensava em um vírus tomando o mundo com a ciência que temos?

A palavra colapso é usada diariamente. O estado de incapacidade pelo enfraquecimento não apenas do sistema de saúde, mas das estruturas políticas, sociais, humanas. Expandimos a mente, mas o espírito não acompanhou.

Na filosofia indiana: era de ferro (kali iuga), na astrologia: fim da era de peixes, para os espíritas: transição planetária, para os cristãos, pode ser o apocalipse. Seja o que for, se você ainda não sentiu algum desequilíbrio bater à porta, sentirá.

Nando Reis já cantava que “o mundo está ao contrário e ninguém reparou” – então é preciso aprender a andar de ponta-cabeça.

E você, o que faz para buscar o equilíbrio diante da ansiedade e incerteza?

4 5 votes
Article Rating

Por: Luiz Lopes de Medeiros Duarte Júnior

Luiz Lopes é Ex-lutador, Treinador e Servidor Público Federal. Atua na área de Desenvolvimento de Pessoas. Graduado em Análise de Sistemas e Direito, Especialista em Gestão de Pessoas, MBA em Liderança e Coaching. Pratica artes marciais há mais de 30 anos, lutou em eventos nacionais e internacionais. É dono do canal STRIKEPRO no YouTube, com mais de 100 mil inscritos.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments