Artigos

Definindo Cultura Organizacional

Definindo Cultura Organizacional

Cultura organizacional refere-se a um sistema de valores compartilhado pelos membros que difere uma organização das outras. Temos sete características básicas que conjuntamente, captam a essência da cultura de uma organização. São elas:
A inovação e a assunção de riscos – grau que os colaboradores são estimulados a inovar e assumir riscos.
A atenção aos detalhes – Grau esperado com precisão, análise e atenção aos detalhes.
A orientação para os resultados – Os dirigentes focam os resultados mais do que as técnicas e o emprego dos processos para alcançá-los.
A motivação para as pessoas – As tomadas de decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre os colaboradores na organização.
A orientação para a equipe – As atividades de trabalho são organizadas mais em função do grupo do que dos indivíduos. A agressividade – As pessoas, em vez de afáveis e acomodadas, se apresentam competitivas e agressivas.
Culturas fortes versus culturas fracas
É muito popular a diferenciação de uma cultura forte para uma cultura fraca.
Culturas fortes seu impacto é muito maior sobre o comportamento dos colaboradores e estão diretamente relacionadas com redução da rotatividade e as fracas são facilmente mudadas.
A cultura quando é forte, seus valores essenciais sobre a organização são intensamente acatados e compartilhados. Quantos mais membros forem aceitos e maior for o comportamento com eles, mais forte será a cultura. O resultado desse tipo de cultura é o índice baixo de rotatividade da força de trabalho.
Uma cultura forte demonstra alto grau de concordância dos membros sobre o ponto de vista da organização. É unânime a geração dos propósitos que gera coesão, lealdade e comprometimento organizacional. Com essas qualidades há uma redução e propensão dos funcionários a deixar a organização.

motive-colaboradores

 

Patrícia Fernandes (professorapatriciafernandess@gmail.com)

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of