Artigos

Departamento Pessoal E Sua ImportÂncia Dentro Das Empresas

A busca por profissionais qualificados torna-se cada vez maior., O Departamento Pessoal, é um setor que vem crescendo nas empresas. , tem por finalidade administrar as relações entre o empregador e o empregado. O Departamento Pessoal também tem a função de administrar a parte burocrática de uma empresa, ou seja, é neste local que cumpre-se a legislação trabalhista. O profissional que atua nessa área tem uma rotina dinâmica e as vezes bem movimentada,quem já ouviu a frase”isto é pra ontem” se refere bem a este departamento.A importância do profissional em Departamento Pessoal numa empresa, vem das atividades exercidas por ele, sua função é de grande relevância, porque ele é o organizador de toda a documentação expedida e exigida pelo Governo. É de sua competência: a admissão, atualização cadastral, demissões, concessão de licenças, afastamentos, férias, cálculos de rescisão de contrato, 13° salário, entre outros. Normalmente, as empresas de grande porte, tem o seu próprio Departamento Pessoal atuando dentro da empresa. As de pequeno porte terceirizam, contratando escritórios de contabilidade para tal função. Quando uma empresa cresce , quem primeiro recebe esta informação é o Departamento Pessoal, portanto, investir numa profissionalização nesta área é projetar um boa qualificação profissional.Num escritório de contabilidade tem que ser observada com atenção a questão dos arquivos,pois trabalham com empresas de diferentes setores da economia,e falhas podem gerar multas para o empresário que confiou sua empresa a determinado contador.
A comunicação no Departamento Pessoal
A comunicação é de vital importância dentro e fora das organizações, a mesma tem por finalidade manter todos os colaboradores (internos e externos) ciente dos fatos que ocorrem na empresa.
O setor de departamento pessoal tem o dever prestar um bom atendimento ao seu cliente interno visando de igual modo a sua satisfação. O principal foco no cliente interno é a forma de mante-lo motivado, para que tenha um interesse maior em realizar suas atividades no trabalho de modo a obter um rendimento eficaz. Para que esse serviço interno possa gerar motivação nos funcionários, o DP (departamento pessoal) precisa saber lidar com as diferenças de cada colaborador em prol de respeito, adaptação e ignorar fatos irrelevantes causados por nervosismo. Mediante ao exposto, segue abaixo dicas de como fazer a comunicação circular pela empresa de forma eficiente; ou seja, até todos terem conhecimento de determinado comunicado.

Mural de avisos;
E-mail;
Reuniões;
Jornal da empresa;
Cartazes;
Manual do colaborador;
Caixa de sugestões.
O atendimento ao cliente interno precisa ser bem feito, pois os mesmos são responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento da organização. Mediante a isto, o atendimento tem que ser feito a todas as pessoas da organização sem exceção desde o cargo mais alto até o mais baixo; de igual modo ao cliente final/consumidor, o atendimento não deve ser passivo de acepção de pessoas contudo, torna-se necessário se atentar para não julgar pelas aparências e utilizar a empatia, a percepção, o estado interior e o envolvimento como principais ferramentas para a solução de problemas e dúvidas.
Vale ressaltar ainda que colaborador feliz, motivado e bem atendido é sinônimo de boa produtividade.

Nova call to action

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of