Artigos

Departamento Pessoal nas Grandes Organizações

Um dos processos fundamentais dentro de uma empresa é o Departamento Pessoal. Não existe empresa, independente do seu porte, sem um departamento para cuidar de sua folha de pagamento e outras atividades relacionadas aos seus colaboradores. Mas como atingir a excelência neste órgão da empresa? Qualquer erro cometido por ele pode, facilmente, causar grandes problemas para a organização. Tanto na parte financeira, como também mexendo com a motivação de seus colaboradores.

Nos dias de hoje, podemos afirmar que o Departamento de Pessoal nas organizações, contam com toda a tecnologia a sua disposição para abreviar serviços, facilitar os cálculos e agilizar todos os processos. Porém nem sempre foi assim. Antes, todos os processos eram feitos a mão, desde os cálculos da folha de pagamento, controle de horários, até o gerenciamento da movimentação de empregados. Mas para que tudo saia de acordo com o esperado, é necessário ter profissionais qualificados e motivados, como em qualquer outra função dentro da empresa.

É importante frisar também que oDPde hoje deixou de exercer certas funções, cuidando agora apenas da parte mais sistêmica do processo. Ou seja, a papelada, os cálculos e pagamentos das remunerações, controle de férias, processos de admissão e demissão, 13º salário, transporte, organização de horários, pagamento de taxas e impostos, etc. As outras atribuições referentes à análises da qualidade do material humano da organização, motivação de colaboradores, conscientização e prevenção de acidentes ocupacionais, recrutamento e seleção de pessoal, entre outras funções relacionadas a aspectos comportamentais, fazem parte hoje, do setor de Recursos Humanos da empresa, que também pode ser chamado de Gestão de Talentos ou Gestão de Pessoas.

Nova call to action

Em empresas de maior porte, o DP quase sempre existe dentro da própria empresa, e em empresas de menor porte, este serviço geralmente é terceirizado, através dos inúmeros escritórios de contabilidade disponíveis.Podemos definir 3 setores fundamentais dentro de um Departamento Pessoal. São eles:

– Admissão de Pessoal

Responsável por todo o processo burocrático de admissão. Desde o recolhimento dos documentos do novo colaborador, até o registro em carteira e transmissão das informações do mesmo para os órgãos competentes.

– Manutenção de Pessoal

Responsável pelo controle de frequência do funcionário admitido, que passou pelo processo anterior. Bem como a elaboração da folha de pagamentos, controle de benefícios e pagamento de tributos.

– Desligamento de Pessoal

Tem por responsabilidade todo o processo de desligamento de um colaborador. Vai desde a solicitação para a comunicação do mesmo, passando pelo cálculo das verbas rescisórias, estendendo-se até a representação da empresa junto aos órgãos oficiais. (Homologação)

Com estas definições, concluímos que o Departamento Pessoal continua e continuará a fazer parte de nossas vidas. Mesmo nos dias de hoje, em que sofre certo preconceito por parte dealgumaspessoas e empresas, que insistem em alterar sua nomenclatura, tentando assim passar a imagem de inovação para o mercado. Mas sabemos que este órgão tem ainda grande importância para o controle e organização de qualquer empresa, independente do nome que a ele foi dado, funcionando em conjunto com os outros departamentos, completa uma engrenagem perfeita para qualquer organização.

Jonathan da Silva Alves é formado em Gestão de Recursos Humanos pela UMC -Universidade Mogi das Cruzes
E-mail : jonathan92alves@gmail.com

0 0 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments