Artigos

Descubra como realizar a gestão de conflitos

gestão de conflitos

Você já ouviu falar em gestão de conflitos e sabe como realizar? Se a resposta for não, saiba que chegou ao lugar certo!

Muito provavelmente você já tenha passado por situações de conflitos em uma empresa, ou, caso não tenha, já chegou a assistir.

Nova call to action

Isso acontece quando uma organização não realiza a administração de modo adequado a fim de evitar que isso ocorra no ambiente de trabalho, por isso, causa os desentendimentos entres os colaboradores.

Existem dois tipos de conflitos, sendo organizacionais e pessoais. Dessa maneira é importante analisar a situação, pois os conflitos organizacionais são interligados a negócios, sendo discussões voltadas ao crescimento da organização, por exemplo, em relação a tarefas e local de trabalho.

O conflito pessoal entre os colaboradores é o segundo tipo, caracterizado por não contribuir para o crescimento da organização, e sim para impactar no ambiente de trabalho e, consequentemente, nos processos produtivos.

Se você tem um negócio de motores elétricos weg, e busca solucionar os conflitos entre os seus funcionários, saiba que existe solução. Para isso, é preciso realizar uma gestão de conflitos.

No entanto, embora pareça fácil aplicar este convênio e pensar que está tudo certo, não é tão simples assim.

Por isso, listamos quatro dicas infalíveis aqui neste conteúdo para te auxiliar e encerrar os conflitos do seu negócio. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e descubra!

Afinal, o que é gestão de conflitos?

Em resumo, a gestão de conflitos é caracterizada por criar estratégias e práticas de prevenção em relação aos conflitos da organização.

É ideal para que a empresa possa ter um melhor ambiente de trabalho e evitar que a sua marca seja prejudicada por causa de atritos entre os funcionários. Além disso, a situação pode afetar as atividades da empresa e ainda impactar na satisfação de seus clientes.

Se você ainda não sabe como realizar essa gestão na sua empresa, confira as dicas logo abaixo!

1. Invista na comunicação

Sem dúvida, a comunicação é de suma importância em toda a organização.

Além disso, contribui para evitar conflitos internos entre os funcionários das empresas ao terem divergências em informações entre outros.

Imagine uma empresa de estrutura metálica para galpão. Os colaboradores bem alinhados com os objetivos e estratégias vão contribuir para realizar tarefas de modo ágil e eficaz.

Com os diálogos disponíveis e a troca constante de informações, é a chave para evitar conflitos pessoais e organizacionais.

Para isso, é possível investir na tecnologia, como aplicativos para realizar a comunicação interna para todos, além de feedbacks e treinamentos para completar a troca de informações e apontamentos de melhorias.

2. Estabeleça prazos

Surgiu conflitos no seu negócio e não sabe como resolver? Então, chegou o momento de estabelecer um prazo para que isso seja resolvido, para não impactar as atividades da organização.

Lembre-se de ter cautela, pois a gestão de conflitos não funciona para impor funcionários, e sim para resolver as situações que não agregam parar o crescimento da empresa.

3. Tenha liderança

Independentemente do segmento, sejam vendas de produtos como placas em acrílico, entre outros diversos no mercado, pode surgir falta de entendimento no ambiente interno.

Para gerir os conflitos, é necessário ser um bom líder. Até porque o relacionamento com o colaborador tende a ser mais próximo, e ninguém mais como o líder em saber como o colaborador se comporta, não é mesmo?

Dito isto, crie responsabilidade e exerça o papel de um bom líder e procure entender a situação da melhor forma, antes mesmo de estabelecer um prazo para que a situação seja resolvida.

Vale lembrar, que para evitar esses tipos de situação, o setor de Recursos Humanos pode investir em metodologias e analisar o comportamento das pessoas antes mesmo de serem contratadas.

Dessa maneira, é possível contar com pessoas na equipe que atendem os conceitos da empresa e juntos, obtiveram resultados excelentes!

Então, o que está esperando para colocar essas dicas em prática e ter uma boa gestão de conflitos?

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais

4 2 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments