Artigos

Desempenho Ou Performance

Embora sinônimas no dicionário, as palavras DESEMPENHO e PERFORMANCE têm sentidos muito diferentes no mundo corporativo, principalmente para os profissionais de Gestão de Pessoas.

No dicionário Michaelis a definição para desempenho é: ação ou efeito de desempenhar; resgate do que estava empenhado; cumprimento de obrigação ou promessa. Por sua vez, a definição de performance significa: realização, feito, façanha; atuação, desempenho

Desempenho é a comparação entre o resultado desejado e o realizado, em relação um acontecimento passado e imutável. O mesmo conceito de resultado é aplicado à performance, mas ele é dinâmico e faz referência ao futuro.

Nova call to action

A palavra desempenho tem a ver com avaliação, é o que se faz para dar feedback, isto é, avalia-se o desempenho já ocorrido até aquele momento.

Quando termina o feedback do desempenho, começa a análise da performance. Fazer a avaliação do desempenho é dar a chance para o profissional mudar.

Ao se analisar a performance, é o momento de o colaborador mostrar seus conhecimentos para buscar ajustar o seu desempenho (passado) e aprimorar o resultado futuro (performance). O profissional deve saber onde se encontra, o que quer e como vai conseguir.

Como melhorar os resultados?

Para melhorar a análise de seu desempenho, o profissional deve aceitar críticas. Quem transforma a observação em crítica é quem recebeu o feedback. Sobre a performance, ele deve saber que será medido, inclusive numericamente, por meio de tabelas e algarismos, isto é, acompanhamento de seus indicadores futuros.

Medições

Um dos meios de medição do desempenho ou da performance é analisar o resultado que se entrega efetivamente e não o que se faz para ele.

O foco não está na atividade ou esforço despedido, mas no resultado das ações. Esforço não reflete obrigatoriamente em resultado.

Para buscar o sucesso e ter um desempenho ideal, a solução é simples: Executar bem, é por literalmente, a mão na massa! Os líderes mais experientes tornavam-se os mentores, consultores especializados em “apenas planejar”, isto é, adaptar as metodologias acadêmicas e relacioná-las principalmente com os seus fracassos anteriores.

A execução, parte visível da ação, seja do desempenho ou da performance e não deve ser delegada.

Boas performance

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Fredson Santana Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Fredson Santana
Visitante

Gostei muito da maneira que foi abordado o assunto. Uma maneira fácil de compreender.