FUI CONTRATADO (A) E AGORA O QUE FAZER?
Os primeiros passos em uma organização são determinantes para criar uma boa impressão da sua performance profissional. É bem verdade que em determinadas empresas os líderes e gestores são orientados e treinados como recepcionar e lidar com os novos funcionários. Mas isto não é regra…e você não pode ficar à mercê da sorte, pois o que está em jogo é seu desempenho profissional. Pensando nisto e por experiência própria, vou pontuar algumas ações que são extremamente fundamentais neste momento.
– Ressalte a relevância das suas atividades na área em que você atuará, ou seja, entenda no Macro da empresa onde sua atividade contribuirá para a produtividade do negócio.
– Seja claro com o seu gestor sobre o que ele espera da sua performance; É importante que as expectativas estejam alinhadas para não haver surpresas no feedback; Podendo até causar um desligamento por falta de comunicação adequada.
– Conforme as atividades forem sendo distribuídas para você realizar, sempre entenda o porquê da ação. O que fazer e como fazer… nada de fazer coisas automáticas como robôs alienados sem saber seu significado.
– Se você se sentir seguro com a atividade deixe claro para o seu gestor como você irá proceder do começo ao fim. Compartilhe as decisões sempre argumentando as finalidades.
– Mesmo que a atividade não tenha prazo limite sempre pergunte um prazo razoável para você se guiar e ter uma ideia de desempenho profissional.
– Neste período procure sempre conversar com seus pares sanando dúvidas e se ambientalizando referente aos valores da organização e da sua equipe. Resiliência é muito importante neste momento.
Bem, espero ter agregado conhecimento para sua jornada profissional e fique atento para não cair no comodismo, evolução e desenvolvimento temos que buscar sempre!
Érika Gomes
#ferramentascomportamentais desenvolvimento profissional
#fuicontratadoeagora