Artigos

Os desafios no processo de desenvolvimento de colaboradores

desenvolvimento de colaboradores

Sabendo que a valorização do capital humano é fundamental para o sucesso do negócio, cada vez mais o RH, junto aos gestores e líderes, tem buscado ações de desenvolvimento de colaboradores.

Afinal, o capital humano é o elo entre a empresa e o mercado. Logo, quando esses profissionais são desenvolvidos, alcançam alta performance, refletindo nos bons resultados da organização e satisfação do consumidor final. 

Nova call to action

Sendo assim, o setor de RH tem um papel fundamental na gestão de pessoas dentro da organização. Isso ao planejar, recrutar e, principalmente, escolher treinamentos e capacitações, buscando o desenvolvimento das hard e soft skills dos colaboradores.

Mas sabemos que esse processo é um desafio. Com o objetivo de auxiliar você, profissional de Recursos Humanos, nesta questão, preparamos este artigo completo sobre desenvolvimento de colaboradores. Então, continue a leitura!

O que é desenvolvimento de colaboradores?

Muitas pessoas podem assimilar desenvolvimento com o treinamento de colaboradores. Mas é necessário ressaltar que ambos são processos distintos, apesar de semelhantes e complementares.

O treinamento é algo mais pontual e engessado, além de planejado com objetivos predefinidos. Já o desenvolvimento é um processo contínuo e personalizado que busca melhorias dos pontos fracos e o aprimoramento dos pontos positivos, melhorando o desempenho do indivíduo como profissional e suas relações pessoais. 

Isso contribui para um alinhamento entre os objetivos do profissional com os da empresa. Ainda, o desenvolvimento da organização está diretamente relacionado à sua capacidade de desenvolver pessoas. Uma vez que são elas que planejam, elaboram e desenvolvem produtos e serviços, trazendo os resultados que a empresa busca.

A importância do desenvolvimento de colaboradores

A lógica é bem simples. Uma empresa que não investe em desenvolvimento, fica estagnada, por não estar atenta às tendências do mercado e da área de atuação de cada membro da equipe. 

Já aquela que investe no seu capital humano, desenvolvendo-o, conta com profissionais mais preparados para as mudanças constantes do mercado. Isso porque, eles estarão atualizados na sua profissão, reduzindo erros, facilitando a obtenção de insights para criação de oportunidades e resolução de problemas. 

Ainda, quando o profissional é desenvolvido, ele se sente valorizado pela empresa, como pessoa e profissional, percebendo que não é visto somente como mão de obra produtiva. 

Assim, a empresa se fortalece e se projeta como uma marca empregadora no mercado, aumentando a retenção e atraindo os melhores talentos para si.

Como desenvolver pessoas?

Existem muitas formas de desenvolver os colaboradores. Mas há  algumas estratégias fundamentais nesse desafio. Conheça-as agora!

Incentive a educação

Nesse caso, não é somente oferecer bolsa de estudos, treinamentos e cursos profissionalizantes. 

Aqui, é importante ter uma educação corporativa, com treinamentos que proporcionem o alinhamento entre a capacitação profissional com os objetivos e cultura da organização. Assim, tanto colaborador quanto empresa saem ganhando. 

Para isso, invista em treinamentos para cada área específica, palestras, workshops e até mesmo em uma universidade corporativa.

Invista em tecnologia

Os chamados millennials, atualmente, são a maioria dos profissionais que atuam no mercado. Esses colaboradores têm uma particularidade: não são eles que se adaptam ao ambiente de trabalho, e sim as empresas que devem se moldar ao seu estilo de trabalho. Logo, para o bem-estar dessa geração, é importante que a tecnologia esteja relacionada aos processos da empresa.

Para desenvolvê-los, o ensino eletrônico tem se mostrado uma forma de aprendizagem crucial para a empresa se manter atualizada e competitiva no mercado. Nesse sentido, podemos definir esse método de ensino que se baseia no uso das mídias eletrônicas e da internet como e-learning.

O e-learning substitui os treinamentos presenciais, que demandam muito mais tempo e esforços, tanto por parte do colaborador quanto da empresa. Outro ponto interessante é que esse método permite uma aprendizagem mais dinâmica, por conteúdos pequenos, o que chamamos de microlearning, que pode ocorrer até mesmo por meio de jogos educativos, conceito conhecido como gamificação.

Planos de carreira

Quando o colaborador está ciente de que pode crescer dentro da empresa e sabe quais caminhos deverá percorrer para alcançar o cargo desejado, há uma estratégia fundamental de desenvolvimento. 

Nesse cenário, oferecer um plano de carreira, auxilia no entendimento de quais competências ele precisa desenvolver, sejam elas técnicas ou comportamentais, para cada posição hierárquica, como uma liderança.

Além disso, o plano de carreira tende a esclarecer qual é a expectativa da empresa em relação ao cargo.

Ofereça feedbacks

Os feedbacks são uma ferramenta poderosa de desenvolvimento dos colaboradores. Afinal, como o profissional saberá onde está errando e como pode melhorar se não tiver esse retorno?

Claro que ele precisa ser oferecido de forma construtiva, reforçando os pontos positivos e sugerindo ações de lidar com os pontos que ele precisa melhorar, contribuindo para o desenvolvimento profissional do colaborador.

desenvolvimento de líderes

O desenvolvimento de colaboradores e os desafios

O principal desafio no desenvolvimento de pessoas está em fazer com que os colaboradores queiram aderir às estratégias que a empresa preparou para cada um.

Logo, o primeiro passo no desenvolvimento dos colaboradores é entender que cada indivíduo é único e se comporta de maneira distinta diante das mais diferentes situações. Nesse âmbito, o que pode desenvolver um profissional, pode deixar o outro completamente desmotivado. 

Por isso, a peça-chave está no mapeamento e análise dos perfis comportamentais. Com esses dados em mãos, é possível colocar o profissional certo no lugar certo, além de auxiliar o RH a ser mais estratégico no momento de direcionar ações para desenvolver cada membro do time de forma personalizada.

Outro ponto que pode ser um desafio é não adequar o desenvolvimento do colaborador com a sua rotina. Pense, por exemplo, em uma profissional mulher, que precisa conciliar maternidade e carreira. Não é nada fácil separar um tempo para que ela possa se desenvolver profissionalmente, concorda?

Sendo assim, novamente é importante ressaltar a importância de investir em educação corporativa online e com conteúdos mais curtos. Dessa forma, o colaborador terá mais tempo e comodidade para se desenvolver em qualquer local e em horários que sejam melhor para cada um deles. 

Por fim, é fundamental mensurar a satisfação dos colaboradores diante das ações e estratégias de desenvolvimento por meio de pesquisas de clima organizacional, por exemplo.

Entendeu como o desenvolvimento de colaboradores se mostra de extrema importância em um mercado cada vez mais competitivo?

Mesmo sendo um desafio, investir no desenvolvimento dos profissionais traz não só benefícios para o colaborador, mas também para a empresa, que contará com um time preparado para mostrar seu diferencial diante dos concorrentes, alcançando resultados incríveis!

Gostou do conteúdo? Fique sempre por dentro de novas postagens por meio do Facebook, Instagram e Twitter do RH Portal!

 

sólides academy

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH