logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Treinamento e Desenvolvimento > Desenvolvimento de liderança: 11 dicas para se aprimorar como líder

Sumário

Desenvolvimento de liderança: 11 dicas para se aprimorar como líder

Usar as melhores ferramentas e opções para adaptar tal medida é crucial. Entenda de uma vez a importância e como passar por esse processo de desenvolvimento de liderança.

Nem sempre um bom líder já nasce pronto. Logo, é fundamental que a empresa tenha um bom programa de desenvolvimento de liderança para que esses talentos possam ser descobertos.

Isso porque, muitas vezes, não é fácil encontrar um líder bem preparado disponível no mercado de trabalho.

Além disso, formar um líder dentro do próprio time, proporcionando treinamento e desenvolvimento, traz muitas vantagens, como o conhecimento que ele já tem dos processos e do segmento do negócio.

Além de aumentar a capacidade de trabalho em equipe.

Mas o profissional que deseja se tornar um líder ou se aprimorar como um, pode buscar ações e estratégias para ser notado pela empresa, alcançando suas metas e também os objetivos do negócio.

Pensando nisso, preparamos este artigo, onde apresentaremos 11 dicas para você crescer e se aprimorar como líder.

E mais, destacamos a importância dos programas de desenvolvimento de liderança nas empresas. Então, acompanhe a leitura até o final!

O que é o desenvolvimento de liderança?

Trata-se de ações e estratégias de desenvolvimento para aprimorar as hard e soft skills de um líder ou profissional que tenha um perfil potencial para ocupar o cargo.

Mas um bom planejamento de desenvolvimento de liderança deve contar com algumas particularidades.

Planejamento e estratégia

O início de um programa de desenvolvimento de líderes deve ser muito bem planejado. 

Por isso, para identificar e desenvolver um líder dentro da equipe, o profissional de Recursos Humanos, junto ao gestor, pode contar com o auxílio de um software de gestão de pessoas, que fornece dados confiáveis e sólidos sobre as competências e entrega de resultados de cada colaborador, permitindo a identificação de possíveis líderes. 

Sendo assim, a gestão pode planejar uma estratégia, como um plano de carreira, por exemplo, para que esses potenciais líderes possam ser desenvolvidos e alcançar uma alta performance. 

A principal característica do plano de desenvolvimento para líderes é que ele é personalizado e adaptado às necessidades específicas de cada indivíduo.

Profissionais discutindo estratégias juntos, exemplificando como aprimorar o desenvolvimento de liderança através da colaboração e comunicação eficaz.

Um plano de desenvolvimento de liderança bem-sucedido deve levar em consideração as habilidades e competências existentes do líder, suas metas de carreira e seu estilo de liderança.

As estratégias e ações para desenvolvimento de lideranças não podem somente oferecer um treinamento ou um curso e, assim, achar que o profissional já está preparado para assumir uma equipe.

O desenvolvimento de liderança deve ser contínuo e, para que o profissional não fique desmotivado, é fundamental entender seu perfil comportamental e direcioná-lo a cursos, treinamentos técnicos e comportamentais, além de workshops que vão de encontro com suas habilidades. 

Como citamos, as técnicas e estratégias aplicadas para desenvolver líderes envolvem trabalhar as habilidades e competências dos profissionais de maneira sistemática e estruturada.

Mensuração de resultados

Essa é uma prática fundamental no desenvolvimento de liderança.

No entanto, além das métricas obtidas por meio de softwares e ferramentas de gestão, também é essencial realizar avaliações de desempenho, como a avaliação 180 graus.

Essa avaliação permite que tanto o gestor avalie o colaborador quanto o próprio profissional também faça uma autoavaliação de como anda sua performance e quais atitudes ele deve tomar para se tornar um bom líder.

Qual a importância do desenvolvimento de liderança numa organização?

Silhuetas simulando um programa de desenvolvimento de liderança através da inovação e criatividade.

A importância do treinamento para o desenvolvimento pessoal e profissional é inquestionável.

Antigamente, o foco era apenas na preparação técnica, mas hoje sabemos que as competências comportamentais também são essenciais para o sucesso no mercado de trabalho.

Por isso, é fundamental que o setor de Recursos Humanos atue como assessoria, reconhecendo a importância do treinamento e desenvolvimento profissional e gerencial como uma função de apoio.

Para garantir que o treinamento seja eficaz, é necessário realizar uma análise minuciosa do ambiente da empresa e das pessoas envolvidas. 

Além disso, é importante contar com a participação das lideranças e adotar uma abordagem educacional específica para adultos, valorizando suas experiências vivenciais.

O papel do profissional de RH é fundamental para garantir um treinamento atual e dinâmico, tornando-se um parceiro estratégico para os diversos setores da empresa. 

Com um programa de desenvolvimento de liderança bem estruturado, tanto os colaboradores quanto a organização sairão ganhando, tornando-se mais qualificados e preparados.

Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL)

Você já ouviu falar sobre Desenvolvimento de Líderes Progressivos (DLP)? Este programa consiste em uma série de treinamentos direcionados aos colaboradores, visando aprimorar suas habilidades e prepará-los para assumirem posições de liderança.

O principal propósito desse programa é identificar competências interpessoais e técnicas essenciais para liderar equipes de trabalho. Para alcançar esse objetivo, enfatiza-se a busca por aprendizado contínuo e aprimoramento das habilidades já presentes nos profissionais.

Em geral, os colaboradores que participam do DLP sentem-se motivados a colaborar com seus colegas, gerando um ciclo positivo de desenvolvimento que beneficia toda a organização.

Leia também:

Qual é o papel da liderança numa organização?

Um líder apresentando ideias em um flip chart com post-its coloridos para uma equipe engajada, enfatizando o papel do desenvolvimento de liderança.

O primeiro passo para o desenvolvimento de liderança é a autoconsciência.

No entanto, isso significa que um líder em potencial deve ter um entendimento claro de suas próprias habilidades, competências, pontos fortes e fracos, valores e estilo de liderança.

Sem essa autoconsciência, é difícil saber quais áreas precisam ser desenvolvidas e como trabalhar em seu próprio crescimento.

Para que você possa começar a desenvolver a autoconsciência, preparamos aqui um resumo com 11 dicas de liderança mais valiosas. Confira!

11 Dicas para se aprimorar como líder

1. Entenda qual tipo de líder você é

Engana-se quem pensa que somente um profissional que tenha perfil executor, por exemplo, pode ser um bom líder. 

Cada líder tem suas características próprias e seu estilo de liderança, e deve procurar se autoconhecer por meio de um trabalho de coaching, por exemplo.

Isso, para entender quais competências ele já tem e quais deve adquirir ou aprimorar para se tornar um líder melhor.

2. Seja um bom ouvinte e comunicador

Um bom líder precisa saber escutar seus liderados e demonstrar preocupação diante das dificuldades que seu time enfrenta para buscar, junto de seus liderados, as melhores soluções para cada desafio.

No entanto, o líder precisa demonstrar interesse no que os membros da sua equipe têm a dizer sobre problemas pessoais e familiares.

Assim, eles também se sentirão valorizados pelo líder como pessoas e não somente como profissionais.

3. Tenha uma atitude positiva

Imagine um líder que demonstra desmotivação e preocupação com os desafios diários do ambiente organizacional?

Com certeza, esse líder não vai inspirar sua equipe. Logo, para se desenvolver como líder é fundamental ter uma atitude positiva no dia a dia na empresa.

Só assim, o líder pode passar a confiança que o time precisa para a conclusão de suas atividades e projetos, não deixando ninguém desmotivado.

4. Ofereça e receba feedbacks

A prática do feedback é fundamental para melhorar o desempenho de cada liderado e, como consequência, proporcionar os melhores resultados para o time.

Logo, é importante que o líder também receba feedbacks dos membros da equipe. Uma vez que, só assim ele saberá que visão os colaboradores têm da liderança.

Com esse retorno, o líder entenderá os pontos fortes e fracos que precisa melhorar para inspirar a todos.

?Confira os melhores modelos de feedback para você usar no seu recrutamento!

5. Estabeleça metas e foque em resultados

Estabelecer metas é uma forma de cada colaborador saber o quanto e como deve produzir para que o setor alcance o resultado almejado.

Assim, quando os liderados batem meta, eles se desenvolvem melhor como profissionais e ficam com a sensação de “dever cumprido”, aumentando a motivação e o engajamento.

6. Identifique novos talentos

Também é função do líder observar seus talentos e buscar ações e estratégias para desenvolvê-los, para que eles também possam crescer não só dentro da empresa, mas também como profissionais de forma geral.

7. Padronize costumes e valores

Um bom líder deve estar alinhado com a cultura organizacional da empresa e repassar esses costumes e valores para o seu time.

Assim, quando todos estão unidos com os mesmos propósitos e princípios, os melhores resultados virão.

8. Busque qualificação

Profissionais diversos conversando em um ambiente de escritório, destacando a qualificação no desenvolvimento de liderança.

O mercado de trabalho, assim como as profissões, está sempre mudando. Logo, para se aprimorar como líder, o profissional deve sempre buscar se qualificar.

Seja por meio de uma pós-graduação ou até mesmo com cursos online, como o de gestão de pessoas, o importante é não deixar de buscar novos conhecimentos.

Aprofunde-se: conheça o curso gratuito da Escola de Pessoas: “Ações Estratégicas da Gestão de Pessoas“.

9. Recompense o bom desempenho

Um grande líder sabe reconhecer os esforços dos seus colaboradores. Logo, oferecer recompensas pelo bom desempenho é fundamental para que a motivação e o engajamento não caiam na equipe.

Lembre-se que nem sempre essa compensação tem a ver com dinheiro, é possível oferecer um day off na semana ou uma nota de agradecimento no site da firma, por exemplo.

10. Seja um bom professor

Repassar o conhecimento adquirido é algo que também inspira e motiva os demais colaboradores a crescerem.

Além disso, quando o líder coloca a “mão na massa”, auxiliando um colaborador que esteja com dificuldades em determinada atividade ou projeto, ele se aproxima do time e ainda demonstra empatia.

11. Tenha ideia da sua influência

Sabendo que o líder é uma referência para seus liderados, é importante praticar uma liderança baseada na transparência e na abertura ao diálogo

Assim, com interações genuínas, você influenciará sua equipe de forma positiva e saudável, desenvolvendo outros bons líderes.

Como os líderes podem ser treinados para o trabalho focado no futuro?

Três profissionais conversando intensamente, representando um ambiente de desenvolvimento de liderança.

Os líderes podem ser treinados para compartilhar a filosofia de trabalho focado no futuro de várias maneiras, tais como:

Estabeleça uma visão compartilhada

A primeira etapa para que um líder possa compartilhar uma filosofia de trabalho focado no futuro é estabelecer uma visão compartilhada com sua equipe.

No entanto, isso significa comunicar claramente a visão e a missão da empresa e garantir que todos os membros da equipe estejam alinhados com esses objetivos.

Fornecer treinamento em inovação e tecnologia

Para liderar uma equipe focada no futuro, é importante que o líder tenha conhecimentos em inovação e tecnologia.

Por isso, os líderes podem ser treinados através de cursos, workshops e palestras para se manterem atualizados sobre as últimas tendências tecnológicas e inovações no mercado.

Estimular a criatividade e a curiosidade

Os líderes podem incentivar seus funcionários a serem mais criativos e curiosos.

Eles podem promover um ambiente de trabalho que estimule o pensamento inovador e encorajar a equipe a pensar fora da caixa.

Focar em soluções de longo prazo

Líderes focados no futuro devem estar sempre pensando em soluções de longo prazo e não apenas nas soluções imediatas.

Por isso, podem treinar a equipe para pensar dessa maneira, planejando projetos e estratégias que levem em consideração os impactos a longo prazo.

Ser um exemplo

Finalmente, o líder deve ser um exemplo para sua equipe. Ele deve liderar pelo exemplo, mostrando que é possível trabalhar focado no futuro e que isso traz resultados positivos.

Assim, os líderes podem compartilhar suas próprias histórias de sucesso e como conseguiram implementar mudanças focadas no futuro em suas próprias carreiras.

Conclusão

Os líderes podem ser treinados para compartilhar a filosofia de trabalho focado no futuro através de estabelecer uma visão compartilhada.

Fornecer treinamento em inovação e tecnologia, estimular a criatividade e a curiosidade, focar em soluções de longo prazo e ser um exemplo para sua equipe.

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Atualmente atuo como Diretora de Operações responsável que aumentam o potencial de crescimento da Sólides, tive uma jornada sólida como Diretora Comercial estruturando a máquina comercial com o crescimento de + de 5000% em receita na Sólides.
Assine a nossa Newsletter