Artigos

Desenvolvimento de liderança: 11 dicas para se aprimorar como líder

desenvolvimento de liderança

Nem sempre um bom líder já nasce pronto. Logo, é fundamental que a empresa tenha um bom programa de desenvolvimento de liderança para que esses talentos possam ser descobertos e formados.

Isso porque, muitas vezes, não é fácil encontrar um líder bem preparado disponível no mercado de trabalho. Além disso, formar um líder dentro do próprio time, proporcionando treinamento e desenvolvimento, traz muitas vantagens, como o conhecimento que ele já tem dos processos e do segmento do negócio. 

Nova call to action

Mas o profissional que deseja se tornar um líder ou se aprimorar como um, pode buscar ações e estratégias para ser notado pela empresa, alcançando suas metas e também os objetivos do negócio.

Pensando nisso, preparamos este artigo, onde apresentaremos 11 dicas para você crescer e se aprimorar como líder. Então, acompanhe a leitura até o final!

O que é o desenvolvimento de liderança?

Trata-se de ações e estratégias de desenvolvimento para aprimorar as hard e soft skills de um líder ou profissional que tenha um perfil potencial para ocupar o cargo. Mas um bom planejamento de desenvolvimento de liderança deve contar com algumas particularidades. Acompanhe!

Planejamento e estratégia

Para identificar e desenvolver um líder dentro da equipe, o profissional de RH, junto ao gestor, pode contar com o auxílio de um software de gestão de pessoas que fornece dados confiáveis e sólidos sobre as competências e entrega de resultados de cada colaborador, permitindo a identificação de possíveis líderes.

Depois, a gestão pode planejar uma estratégia, como um plano de carreira, por exemplo, para que esses potenciais líderes possam ser desenvolvidos e alcançar uma alta performance.

Desenvolvimento contínuo 

As estratégias e ações para desenvolvimento de lideranças não podem somente oferecer um treinamento ou um curso e, assim, achar que o profissional já está preparado para assumir uma equipe.

O desenvolvimento deve ser contínuo e, para que o profissional não fique desmotivado, é fundamental entender seu perfil comportamental e direcioná-lo a cursos, treinamentos técnicos e comportamentais, além de workshops que vão de encontro com suas habilidades. 

Mensuração de resultados

Essa é uma prática fundamental no desenvolvimento de liderança. Para isso, além das métricas obtidas por meio de softwares e ferramentas de gestão, também é essencial realizar avaliações de desempenho, como a avaliação 180 graus.

Essa avaliação permite que tanto o gestor avalie o colaborador quanto o próprio profissional também faça uma autoavaliação de como anda sua performance e quais atitudes ele deve tomar para se tornar um bom líder.

11 dicas de como se aprimorar como líder

1. Entenda qual tipo de líder você é

Engana-se quem pensa que somente um profissional que tenha perfil executor, por exemplo, pode ser um bom líder. 

Cada líder tem suas características próprias e seu estilo de liderança, e deve procurar se autoconhecer por meio de um trabalho de coaching, por exemplo, para entender quais competências ele já tem e quais deve adquirir ou aprimorar para se tornar um líder melhor.

2. Seja um bom ouvinte e comunicador

Um bom líder precisa saber escutar seus liderados e demonstrar preocupação diante das dificuldades que seu time enfrenta para buscar, junto de seus liderados, as melhores soluções para cada desafio.

Ainda, o líder precisa demonstrar interesse no que os membros da sua equipe têm a dizer sobre problemas pessoais e familiares. Assim, eles também se sentirão valorizados pelo líder como pessoas e não somente como profissionais.

3. Tenha uma atitude positiva

Imagine um líder que demonstra desmotivação e preocupação com os desafios diários do ambiente organizacional?

Com certeza, esse líder não vai inspirar sua equipe. Logo, para se desenvolver como líder é fundamental ter uma atitude positiva no dia a dia na empresa. Só assim, o líder pode passar a confiança que o time precisa para a conclusão de suas atividades e projetos, não deixando ninguém desmotivado.

4. Ofereça e receba feedbacks

A prática do feedback é fundamental para melhorar o desempenho de cada liderado e, como consequência, proporcionar os melhores resultados para o time.

Logo, é importante que o líder também receba feedbacks dos membros da equipe. Uma vez que, só assim ele saberá que visão os colaboradores têm da liderança. Com esse retorno, o líder entenderá os pontos que precisa melhorar para inspirar a todos.

5. Estabeleça metas e foque em resultados

Estabelecer metas é uma forma de cada colaborador saber o quanto e como deve produzir para que o setor alcance o resultado almejado. Ainda, quando os liderados batem meta, eles se desenvolvem melhor como profissionais e ficam com a sensação de “dever cumprido”, aumentando a motivação e o engajamento.

6. Identifique novos talentos

Também é função do líder observar seus talentos e buscar ações e estratégias para desenvolvê-los, para que eles também possam crescer não só dentro da empresa, mas também como profissionais de forma geral.

7. Padronize costumes e valores

Um bom líder deve estar alinhado com a cultura organizacional da empresa e repassar esses costumes e valores para o seu time. Assim, quando todos estão unidos com os mesmos propósitos e princípios, os melhores resultados virão.

8. Busque qualificação

O mercado de trabalho, assim como as profissões, está sempre mudando. Logo, para se aprimorar como líder, o profissional deve sempre buscar se qualificar. Seja por meio de uma pós-graduação ou até mesmo com cursos online, como o de gestão de pessoas, o importante é não deixar de buscar novos conhecimentos.

9. Recompense o bom desempenho

Um grande líder sabe reconhecer os esforços dos seus colaboradores. Logo, oferecer recompensas pelo bom desempenho é fundamental para que a motivação e o engajamento não caiam na equipe.

Lembre-se que nem sempre essa compensação tem a ver com dinheiro, é possível oferecer um day off na semana ou uma nota de agradecimento no site da firma, por exemplo.

10. Seja um bom professor

Repassar o conhecimento adquirido é algo que também inspira e motiva os demais colaboradores a crescerem.

Além disso, quando o líder coloca a “mão na massa”, auxiliando um colaborador que esteja com dificuldades em determinada atividade ou projeto, ele se aproxima do time e ainda demonstra empatia.

11. Tenha ideia da sua influência

Sabendo que o líder é uma referência para seus liderados, é importante praticar uma liderança baseada na transparência e na abertura ao diálogo

Isso porque, é dever do líder fortalecer a conexão com o time por meio de uma gestão baseada na confiança. Assim, com interações genuínas, você influenciará sua equipe de forma positiva e saudável, desenvolvendo outros bons líderes.

Agora que você já sabe como se aprimorar como líder, coloque nossas dicas em prática e também aproveite o momento para entender como fazer recrutamento e seleção online com a Sólides.

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments