Artigos

Desenvolvimento e aprendizagem: quais caminhos seguir para aprimorar sua equipe?

desenvolvimento e aprendizagem

Desenvolvimento e aprendizagem são conceitos muito importantes dentro das empresas. Afinal, são os principais responsáveis pelo crescimento e inovação de qualquer tipo de negócio. Para quem atua em RH, eles devem figurar entre as prioridades da área, no sentido de promover ações que fortaleçam o desenvolvimento da organização como um todo.

Neste artigo, vamos falar sobre desenvolvimento e aprendizagem, explicando cada um dos conceitos, suas diferenças e relações. Ainda, abordaremos os benefícios de investir em ações dessa natureza e como fazer para desenvolver os colaboradores de forma estratégica. Acompanhe!

Nova call to action

Desenvolvimento e aprendizagem: dois conceitos distintos e complementares

Desenvolvimento e aprendizagem são conceitos que, à primeira vista, parecem sinônimos, mas, ao olhar mais de perto, podemos ver que eles têm suas diferenças e semelhanças. Vamos começar entendendo cada um dos conceitos separadamente para, em seguida, analisar suas relações concordantes e discordantes.

O que é aprendizagem?

A aprendizagem é o processo de aprender coisas novas, adquirir novos conhecimentos. Sendo assim, refere-se à capacitação de uma pessoa para a realização de determinadas atividades ou mesmo para compreender melhor sobre determinados assuntos, por exemplo, diante da transformação digital que vivemos, temos sempre que aprender novas ferramentas e tecnologias.

O que é desenvolvimento?

O desenvolvimento, por sua vez, está relacionado ao aprimoramento de conhecimentos já existentes. Quando passamos pelo processo de alfabetização, aprendemos as letras, as formações das sílabas e das palavras. Com o passar dos anos, desenvolvemos a nossa escrita, tornando a criação de textos mais habitual e fluida.

Qual a diferença entre desenvolvimento e aprendizagem?

Diante dos conceitos que trouxemos, podemos afirmar que a principal diferença entre desenvolvimento e aprendizagem está no nível de conhecimento pré-existente sobre o assunto em questão. Enquanto a aprendizagem traz novos conhecimentos, técnicas e práticas para os colaboradores, o desenvolvimento possibilita o aprimoramento da rotina e a consequente melhoria na entrega de resultados.

Qual a relação entre desenvolvimento e aprendizagem?

Contudo, apesar de serem diferentes, a aprendizagem e o conhecimento são complementares e podem ser usados de forma estratégica nas empresas. O desenvolvimento nada mais é do que a sequência de um aprendizado. Em um PDI ou em um plano de carreira, eles podem ser intercalados a cada nova etapa do crescimento profissional, de modo inteligente e eficiente.

Benefícios de investir em desenvolvimento e aprendizagem

Tanto a aprendizagem quanto o desenvolvimento são iniciativas capazes de proporcionar muitos benefícios para os profissionais e para as empresas como um todo. Abaixo, destacamos alguns dos mais relevantes.

Retenção de talentos

Empresas que investem na aprendizagem e no desenvolvimento de seus colaboradores aumentam a sua taxa de retenção por gerar valor para a carreira dessas pessoas. Nesse sentido, elas conseguem ver o esforço da organização em contribuir com seu crescimento profissional e se sentem gratas e valorizadas. 

Treinamento de futuros líderes

O desenvolvimento de líderes entre os colaboradores atuais é uma estratégia que proporciona 2 vantagens em especial. A primeira, é a redução no custo de contratação, já que é muito mais barato investir em treinamentos do que buscar um profissional pronto no mercado. A segunda, é a possibilidade de moldar o profissional conforme as necessidades específicas do negócio, aumentando, assim, a sua efetividade no cargo.

Empoderamento dos colaboradores

As iniciativas de treinamento e aprendizagem promovem o empoderamento dos colaboradores, já que elas buscam fortalecer seus pontos positivos e reverter os negativos. As empresas que traçam suas estratégias de desenvolvimento considerando os diferentes tipos de perfis comportamentais conseguem potencializar esse empoderamento, obtendo ainda mais vantagens.

Melhoria no engajamento dos times

O engajamento dos times é uma grande dor das empresas, que pode ser facilmente resolvida com a ajuda de uma rotina bem estruturada de desenvolvimento. Além de treinamentos voltados especificamente para essa finalidade, o simples fato de haver esse tipo de investimento nos profissionais os motivam e os engajam junto à organização.

planejamento estratégico de rh

Desenvolvendo a equipe de forma estratégica

Vivemos na era chamada Quarta Revolução Industrial, na qual a inteligência baseada em dados exerce um papel muito importante na diferenciação de mercado. Sendo assim, é preciso desenvolver a equipe de forma estratégica, adotando cuidados como os que listamos abaixo.

Priorize as soft skills

Por mais que os conhecimentos técnicos sejam fundamentais para a execução de vários cargos, são as soft skills que determinam a produtividade e a permanência dos profissionais em uma empresa. Por isso, é muito importante priorizar o desenvolvimento das habilidades comportamentais dos colaboradores, principalmente as que forem identificadas no resultado de avaliações de desempenho, como a avaliação 360 graus.

Personalize o desenvolvimento dos profissionais

O treinamento e desenvolvimento de pessoas de forma generalizada pode até ser mais barato, mas nem sempre alcança a eficiência necessária. Quanto maior a personalização, mais precisa é a atuação sobre o problema a ser resolvido e, consequentemente, melhores serão os resultados obtidos. Treinamentos individualizados ou em pequenos grupos são mais recomendados, nesse sentido.

Dê ênfase ao ensino digital

O digital já faz parte da nossa rotina há algumas décadas, mas nunca foi tão evidente quanto agora. O uso da tecnologia nas empresas para o desenvolvimento e aprendizagem dos profissionais aumenta o alcance das ações e facilita a sua personalização, com a montagem de planos mais flexíveis de treinamento.

Crie um plano de desenvolvimento estratégico

Por fim, é interessante se atentar para o alinhamento dos planos de desenvolvimento com o plano estratégico do negócio. Quando essas duas frentes andam juntas, elas se potencializam mutuamente, gerando resultados mais rápidos e ainda melhores.

O ideal é basear-se no planejamento estratégico para identificar os conhecimentos e habilidades que serão necessários para seu cumprimento. Dessa forma, fica mais fácil priorizar as ações e torná-las mais efetivas.

Conclusão

Desenvolvimento e aprendizagem são conceitos distintos e, ao mesmo tempo, complementares. As empresas que compreendem a importância de investir em ambas as frentes se destacam das demais e passam a contar com profissionais mais produtivos e engajados. É a receita perfeita para o sucesso!

Se você gostou do conteúdo e quer implementar ações de melhoria na sua empresa, nós podemos ajudar! Baixe agora mesmo a planilha de pesquisa de clima organizacional e entenda por onde começar!

 

engajamento de funcionários

 

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments